Frio: ou você ama ou você odeia

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar
frio
Marco Ankosqui – MTUR

Está chegando à temporada de inverno e aquele frio que muitos amam e muitos odeiam.

Eu fico no meio termo: gosto para algumas coisas, não para tudo.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Sempre que penso em viajar no frio me vem a mente uma pousada bem aconchegante, uma lareira acesa, uma taça de vinho, um edredom quentinho, com uma música de fundo…….Ah e não posso esquecer da fondue……

Mas não é só isso: lembro de neve também, daquelas roupas térmicas e tentar me equilibrar no ski, (que é difícil), nos tantos tombos que levamos, e de brincar feito criança. E depois de tanta farra uma xícara de chocolate quente fumegante… Não tem coisa melhor.

Mas infelizmente (ou felizmente para a maioria) não temos neve em todos os estados, então para aproveitar temos que torcer para ter neve no sul do país ou ir para outro país. Mas estou falando para a maioria de nós. Então temos que tentar aproveitar de alguma forma. E aí temos as cidades que fazem muito frio, como Monte Verde, Campos do Jordão, Vila de Paranapiacaba, Santo António do Pinhal e outras.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Campos do Jordão é a queridinha e tem opção para o ano inteiro, mas o charme no inverno é muito maior claro!

A cidade paulista, cercada pelas montanhas verdes da região serrana, encanta há anos aqueles que decidem descobrir e redescobrir suas paisagens e atrações. Ótima para sair da rotina, respirar ar puro e ter contato com a natureza, Campos do Jordão é sempre uma experiência agradável e um destino que sempre tem novas atividades!

O que fazer em Campos do Jordão

1.  Visitar o Parque Capivari e andar no teleférico de Campos do Jordão

O Parque Capivari está localizado no centrinho turístico de Campos do Jordão, chamado Capivari. O local não é grande, mas tem um lago onde você pode alugar pedalinhos, a estação de onde parte a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, uma roda gigante e o teleférico, que faz o trajeto entre a cidade e o alto do Morro do Elefante, que oferece uma vista panorâmica da cidade. Esse é um passeio simples, mas muito tradicional para fazer em Campos do Jordão!

2. Ver a cidade do Morro do Elefante

frio
Marco Ankosqui – MTUR

O Morro do Elefante está localizado na região central de Campos do Jordão e tem um ponto panorâmico de observação da cidade. O local pode ser acessado através de um passeio de carro ou também com o teleférico que parte do Parque Capivari. Vale muito a pena visitar o morro e tirar fotos lá de cima!

3. Passear no Capivari

O Capivari corresponde ao centro turístico de Campos do Jordão, onde estão várias lojas, cafeterias, a Baden Baden, além do Boulevard Geneve, uma viela com edifícios de estilo enxaimel, uma técnica de construção europeia, bastante utilizada na Alemanha. É um lugar bem centralizado, ótimo para um passeio ao ar livre, para fazer algumas compras ou tomar um chocolate quente. Quem se hospeda nessa região tem a facilidade de poder estar próximo de boa parte do comércio, da vida noturna e poder realizar atividades a pé. No coração do bairro ficam a igreja de São Benedito e a praça com a Concha Acústica, que costuma ter atrações musicais durante o Festival de Inverno e aos fins de semana.

4. Visitar o Amantikir

frio
Marco Ankosqui – MTUR

O Amantikir é uma das principais atrações em Campos do Jordão; ele é um parque com jardins muito bem cuidados, com diversas variedades de plantas e uma bela vista para as montanhas da região. É ótimo para um passeio ao ar livre em um agradável dia de sol, possui uma lanchonete para lanches e jardins realmente lindos! Eles também oferecem visitas guiadas, que podem ser uma boa ideia para conhecer melhor sobre sua história e sobre as espécies encontradas no local.

5. Romantik Dalen

A nova atração de Campos do Jordão vem conquistando muitos casais que gostam de fazer registros fotográficos da viagem. O Romantik Dalen é um parque no Centro da cidade, com entrada gratuita, que tem uma ponte decorada com guarda-chuvas. A ponte foi inspirada na Pont des Artes de Paris, e hoje tem cadeados para selar o amor dos casais. O local também tem uma capela, inspirada nas de Las Vegas, onde se faz renovação de votos, e oferece ainda o voo cativo de balão (com balão preso por cordas).

6. Tirar fotos na Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um ponto panorâmico de observação das montanhas da Serra da Mantiqueira e que vale muito a pena parar para tirar algumas fotos. O lugar fica a cerca de 3 km do portal de entrada de Campos do Jordão e fica ainda melhor se você visitar em um dia de tempo aberto!

7. Visitar o Museu Felícia Leiner

frio
Marco Ankosqui – MTUR

O Museu Felícia Leiner está localizado a cerca de 8 km do Capivari, em uma área ampla, cercada pela mata da região. O acervo do museu abriga obras da artista plástica Felícia Leiner e é composto principalmente por esculturas ao ar livre, parte delas em cimento, outras em bronze e granito. A exposição está dividida em cinco fases do trabalho da artista e como o museu está ao ar livre, cercado por plantas, durante a caminhada do passeio você pode não só observar as obras como apreciar a natureza, as plantas, admirar pássaros e aproveitar o ar puro. Aproveite para visitar o auditório Claudio Santoro, onde costuma haver apresentações ou oficinas de arte.

8. Fazer um passeio de bondinho na Estrada de Ferro Campos do Jordão

frio
Marco Ankosqui – MTUR

Local histórico para a cidade, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi criada por médicos, para transporte pacientes que visitavam a cidade. Hoje funciona no local um passeio de bondinho turístico, que faz um trajeto muito bacana para conhecer Campos. Os bondinhos saem da Estação Emílio Ribas e vão até Abernéssia, percorrendo em torno de 4 km, ou até o portal da cidade. Em determinadas épocas do ano a estrada de ferro também tem passeios de Maria Fumaça.

O passeio de bondinho urbano é uma ótima opção para se ter uma visão geral da cidade e agrada, principalmente, as crianças. Para o retorno, o bonde não vira: o condutor passa para o outro lado e cada passageiro vira seu assento para a posição contrária. O percurso dura, em média, 50 minutos.

9. Conhecer a Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um parque muito tradicional de Campos do Jordão. Cercado por árvores, ele conta com várias duchas artificiais. O lugar costumava ser usado para o banho de antigos visitantes da cidade e hoje é um espaço com várias plataformas de madeira para andar por entre duchas, em que você pode tirar fotos ou fazer trilhas. Próximo das duchas também ficam algumas barracas que vendem presentes.

10. Tirar fotos no Portal de Campos do Jordão

Localizado na entrada da cidade, o Portal de Campos do Jordão marca a chegada dos visitantes e é um lugar onde muita gente gosta de tirar fotos. É um cartão-postal, já que foi construído em estilo enxaimel, e onde fica o centro de atendimento aos turistas.

11. Curtir uma noite de fondue

Nada melhor do que passar uma noite em Campos do Jordão aproveitando o friozinho e uma fondue. De origem suíça, a fondue é um prato muito popular em Campos, servido em diversos restaurantes e que agrada a gregos e troianos com suas dezenas de variedades e acompanhamentos. Você pode provar a tradicional fondue de queijos, mas a fondue de chocolate e carnes também são ótimas pedidas!

12. Tomar uma cerveja na Baden Baden

frio
Marco Ankosqui/MTur

A Baden Baden é uma cervejaria artesanal que nasceu em Campos do Jordão e abriga um restaurante no Capivari, além de também ter fábrica abertas à visitação na cidade. Na fábrica você pode conhecer o processo de produção da cerveja e degustar as bebidas de fabricação própria, enquanto o restaurante do Capivari é um point da vida noturna na cidade, com várias opções no cardápio.

13. Ir ao Parque da Cerveja e seu mirante

O Parque da Cerveja é uma atração que permite conhecer o processo do fabrico da Cerveja Campos do Jordão e que recentemente reformulou o seu mirante, com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira. O passeio não é tão conhecido entre os turistas, então quem quer fazer algo menos explorado e aliar a beleza natural com uma degustação de cervejas, tem nesse parque uma boa opção.

14. Bosque do Silêncio

frio
Marco Ankosqui/MTur

Localizado há apenas 20 minutos de caminhada do centro de Capivari, o Bosque do Silêncio tem atrações como tirolesas, paintball, arborismo e minigolfe. O melhor, contudo, é caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro e procurando avistar algum esquilo.

15. Se divertir no Tarundu

Tobogãs, tirolesa, passeios na natureza, passeio de balão, mini golf e arborismo são algumas das atividades desse parque, ótimo para crianças, mas onde os adultos também podem se divertir. O Tarundu tem atividades muito variadas, parte delas incluídas no ingresso do parque e outras avulsas, que preenchem um dia inteiro de passeio! Para quem busca um pouco de emoção, é uma pedida bem legal, principalmente para famílias!

16. Brincar com os pequenos no Parque da Floresta Encantada

Opção para quem viaja com os pequenos, o Parque da Floresta Encantada fica em uma área aberta e tem várias casinhas temáticas, como a casa da bruxa e casa do coelho. O local também tem parquinho e é bacana para quem procura uma atividade lúdica e contato com a natureza.

17. Relaxar no Parque Estadual de Campos do Jordão

Criado em 1941 e conhecido como Horto Florestal, o parque de Campos do Jordão engloba uma área de 8,341 mil hectares, tem fauna e flora preservadas e é um passeio indicado para quem quer contato com a natureza. O local tem tirolesas, trilhas que levam às cachoeiras, aluguel de pedalinhos e bicicleta. Há ainda museu, restaurante e um tradicional passeio de trem.

18. Visitar o Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista foi inaugurado como residência oficial do Governo de São Paulo em 1964 e hoje ele é também uma atração turística da cidade, aberta a visitantes através de visitas guiadas e realização de eventos. O interior do palácio é amplo, bonito, bem decorado, então vale fazer uma visita para conhecer sua história e ver suas dependências, especialmente porque a entrada é grátis. Não deixe de conhecer a bela capela São Pedro Apóstolo do lado de fora.

19. Admirar a vista do Parque Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é uma das montanhas nos arredores de Campos do Jordão e um bom passeio ao ar livre, com a recompensa de ao atingir seu ponto mais alto, poder apreciar uma linda vista da serra. O parque é privado e atualmente conta com uma plantação de lavandas e um deck de onde você pode tirar fotos da região. O ideal é visitá-lo em um dia de tempo aberto e poucas nuvens para poder admirar melhor seu visual.

20. Ouvir canto gregoriano no Mosteiro de São João

Localizado em um bosque bem próximo ao centro e no caminho para o Palácio Boa Vista, o mosteiro é um lugar encantador que vale a visita, seja para apreciar os belos jardins ou para um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração das monjas, com canto gregoriano.

É emocionante a suavidade do canto das religiosas, que dura 40 minutos e torna o passeio imperdível! A entrada é gratuita e há uma lojinha onde se pode adquirir, entre outros produtos, os famosos chocolates artesanais das irmãs Trapistas de Santa Catarina.

21. Se deliciar com os chocolates de Campos do Jordão

frio
Marco Ankosqui – MTUR

Clima frio e cidade serrana combinam muito bem com chocolates e Campos do Jordão não é uma exceção. Há muitas chocolaterias pela cidade onde você pode encontrar barrinhas, bombons e trufas de vários sabores, além de tomar um maravilhoso chocolate quente nos dias mais frios. Algumas boas opções são as chocolaterias Bruno Alves, Bourbon, Araucária, Platanus, Caramello, Sabor Chocolate e Toco.

22. Visitar a Fazendinha Toriba

Outra atração famosa entre as famílias com crianças é visitar a Fazendinha Toriba, uma propriedade com 300.000 m2, com muita área verde e que oferece contato com diversos animais. A propriedade também tem horta orgânica, um lago, espaço para piquenique, redário e playground. Para famílias que desejam ter um pouco de contato com a natureza e poder ver de perto animais, é um passeio incrível!

23. Visitar a Vila Abernéssia

O nome Abernéssia nasceu como homenagem a duas cidades escocesas: Aberdeen e Inverness. A ideia partiu do fundador do bairro, o escocês Robert John Reid. Principal bairro comercial de Campos do Jordão, ele concentra grandes lojas e supermercados da cidade. Quer economizar nas compras ou restaurantes? Este é o lugar! A Abernéssia é sede da Campos do Jordão mais “comum”, com sua praça, mercado municipal e igreja matriz, como qualquer cidadezinha do Vale do Paraíba.

24. Relaxar no Parque da Lagoinha

Quer fazer um passeio gratuito em Campos do Jordão? Pois o Parque da Lagoinha pode ser uma boa opção para você. O parque é simples, mas agradável, e uma boa pedida para quem quer contato com a natureza e com os bosques da cidade. Ele tem uma ampla área verde, jardins, trilhas bem sinalizadas, lago com patos e alguns animais, como ovelhas. Para quem quer fazer um passeio tranquilo, e ainda gratuito, é um lugar excelente para incluir na programação!

25. Curtir o fim de tarde na Fazenda Prana

Se quiser apreciar o pôr-do-sol de um ponto muito especial, nossa sugestão é a Fazenda Prana, um local com uma vista linda das montanhas da região e que de quebra ainda tem um lindo fim de tarde! O local também tem um espaço para tomar um chocolate quente enquanto se admira a paisagem, balanços que rendem lindas fotos, tirolesa, passeio a cavalo e de bike aérea! A nossa dica é conferir com o próprio local se ele estará aberto, já que em função de más condições climáticas ele pode ficar fechado.

26. Conhecer a produção da Caras de Malte

A Baden não é a única cervejaria de Campos do Jordão e a Caras de Malte, uma microcervejaria, também pode ser uma opção para quem quer não apenas experimentar diferentes rótulos como conhecer mais de perto o processo de produção da bebida. Além de oferecer bons rótulos de cerveja artesanal, o espaço também tem um restaurante com pratos variados.

Quantos dias ficar em Campos do Jordão

O Bom é que 2 ou 3 dias são suficientes para conhecer o básico de Campos do Jordão, por isso, quem viaja para a cidade em um fim de semana poderá fazer muitas das atividades oferecidas. Para aqueles que gostam de fugir do roteiro tradicional e fazer programas que fogem do habitual ou querem viajar com mais calma, 5 dias é um ótimo período! Campos é um lugar que você pode voltar várias vezes e que sempre tem um charme especial!

Restaurantes em Campos do Jordão

A cena gastronômica em Campos do Jordão é bem variada, com opções para todos os gostos. Geralmente a alimentação na cidade não é muito econômica, mas existem algumas opções para quem não quer gastar muito. E para quem não se preocupa com os gastos opções não faltam!

Transporte em Campos do Jordão

Já comentamos que ter um carro disponível pode ser a forma mais cômoda para visitar as atrações da cidade, principalmente aquelas que ficam afastadas do Centro. No entanto, é bom ter em mente que o trânsito pode ser bem complicado em Campos do Jordão, principalmente na época de alta temporada. Pese os prós e os contras de ficar na cidade com um carro e calcule que além da dificuldade de estacionar em momentos de alta temporada, você ainda poderá precisar pagar pelo estacionamento.

Se você quer evitar a dor de cabeça de não encontrar estacionamento ou ficar parado no trânsito, uma dica é visitar a cidade sem o carro, ficar hospedado no centro para que possa realizar atividades a pé e para os passeios mais distantes utilizar Uber ou táxi.

Além de Campos do Jordão tem muitas outras opções para aproveitar no inverno e depois vamos falando sobre outras. Assim dá para ter o melhor de cada uma.

frio
Marco Ankosqui – MTUR

Eu pretendo fazer um passeio de final de semana em Campos do Jordão, quem quiser nos acompanhar será muito bem-vindo.

Um abraço e até a próxima semana😊

Selma Cabral

Para essa semana usei algumas informações do site melhores destinos.

https://www.melhoresdestinos.com.br/campos-do-jordao.html

 
treinar

Como treinar sem ter tempo de treinar?

mudancas

Por que resistimos tanto as mudanças?

sanduíche

Até mesmo um sanduíche pode ter o valor nutricional adequado

Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Selma Cabral

Conheça a Coluna de Selma Cabral
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − sete =

Scroll to top