Gosto das cidades com muitos eventos e agitação, e sim com muito brilho, alegria de turistas e moradores!
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Não por acaso o nome dessa coluna é Turismo & Ideias, um espaço para a criatividade e para entender como funciona toda a cadeia do turismo e claro também para conhecer lugares lindos e incríveis, mas com muita informação para não dar uma de turista desavisado sabe, que não sabe aproveitar, estraga o meio ambiente, e isso não é legal em nenhum lugar do mundo certo?
Essa semana vou fazer uma pausa no assunto de viagem, ou falar sobre um destino específico e vamos entender um pouquinho de uma maneira bem simples o que significa para uma cidade receber turistas e realizar eventos, sejam eles grandes ou pequenos certo?
Gosto de explicar de uma maneira bem simples e sempre com exemplos práticos, assim fica fácil o entendimento, mas não é para ser um texto chato, então os exemplos que vou usar são de eventos e tudo que aconteceu de verdade na cidade de Santos.
Sim, não tem a história que um complementa o outro? É exatamente o que acontece com os Eventos e o Turismo e vou explicar como:
Os eventos em uma cidade atraem além de moradores, muitos turistas, que consomem os mais variados produtos em sua maioria de empreendedores locais, assim como frequentam os bares, restaurantes, Shopping Centers, e tudo isso se reverte para o município em forma de arrecadação. É isso ou tudo isso que faz o turismo: Movimenta toda a cadeia produtiva local e todos saem ganhando.
Há algumas semanas tivemos o Festival do Imigrantes em Santos/SP que está em sua terceira edição e movimentou todo o Centro Histórico, com uma apresentação extensa: apresentação de dança e música típicas, espaço gastronômico, passeio a pé com informações sobre a imigração na Cidade, visitas monitoradas ao Palácio José Bonifácio e a Garagem dos Bondes, feiras de artesanato criativo, atrações infantis, oficinas e trouxe ainda para o público, além de homenagear, elementos de países africanos, árabes, Itália, Portugal, Cabo Verde, Japão, Alemanha, Grécia, Chile, Argentina, Espanha, França e Brasil.
Tudo pensando para agradar e entreter a família toda. Eu fui e além de comer bem, me divertir, passear de bonde, participei da Oficina de Cannoli promovida pela Societa Italiana Di Santos, e que estava uma delícia.
Estava lotado e tinha além de muitos moradores pessoas das cidades vizinhas, de São Paulo, do Interior, esse movimento todo das pessoas torna o ambiente contagiante e claro já ficamos à espera do próximo evento.
Outro exemplo de Evento que é bom para o município, são os Eventos de Negócios, que normalmente são realizados nos hotéis, pois todos ou a maioria possuem salas de reuniões, auditórios, equipe de A & B (alimentos e bebidas), restaurantes e facilita muito a logística de um evento.
Semana passada estivemos no Hotel Comfort realizando o Evento Mulheres em Foco 2 – Utilizamos toda a estrutura do Hotel, e além das palestras, desfile de moda, também montamos uma pequena feira de Negócios onde pequenos empreendedores puderam expor e vender seus produtos, e esse é o objetivo desses eventos: Trazer conteúdo de qualidade, público bacana e gerar negócios entre os empreendedores, assim todos saem satisfeitos.
VEJA COMO FOI O II ENCONTRO MULHERES EM FOCO NO NOSSO INSTAGRAM
Essa é a lógica: movimenta a cidade, ou o bairro onde o hotel está localizado, movimenta o hotel com o uso das salas, equipamentos, toda a área de A & B, estacionamento, e os pequenos negócios com a venda dos seus produtos e assim todos saem ganhando.
Acho que dá para ter uma ideia de como o turismo e os eventos se complementam né?
E não apenas os eventos de negócios, os shows, espetáculos culturais, festivais, eventos esportivos, tudo movimenta a cidade, gera empregos, e dá muito mais brilho para todos.
Agora que já entendeu o significado do turismo e eventos para uma localidade, nada de reclamar da fila da padaria, do supermercado, e que o shopping está lotado hein, lembre-se que tem muitas pessoas que dependem desses turistas para trabalhar.
Espero que gostem de entender um pouco sobre o que envolve o turismo e os eventos, benefícios para as cidades, e assim, quem sabe pode abrir um negócio que goste, ou criar seus próprios eventos e investir nessa área que é dinâmica e contagiante, tenham certeza!!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para novos Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|