Carnaval nos inspira, nos liberta, só o que importa são viver momentos de pura alegria, e tudo isso é contagiante, talvez por essa razão, muitas pessoas se sentem livres para serem o que quiserem, aproveitar tudo que tem direito, ou acham que tem. Mas o fato é que o carnaval mexe com todo mundo, faz a nossa imaginação voar para algum lugar, de algum salão de baile, ou bloco de rua, e quem sabe encontrar seu Pierrot, seu Arlequim ou a sua Colombina, o mais famoso triangulo amoroso que inspirou muitos romances carnavalescos: E quem não conhece a história?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Pierrô ama colombina que ama Arlequim, que deseja colombina. O trio surgiu no século XVI, na Itália, e fazia parte do enredo de peças teatrais, que satirizavam a vida dos poderosos da época. Tanto que as três figuras eram serviçais. A improvisação era o forte da encenação e os atores atraiam risadas do público que os seguia pelas cidades por onde passavam, com suas brincadeiras.
Não à toa o Carnaval de Veneza é mais romântico, e é único no mundo o seu famoso Baile de Máscaras que encanta a todos os românticos de plantão, (inclusive euzinha aqui), sua principal característica são as roupas no estilo dos nobres, ou roupas dos personagens de teatro como a Commedia Dell’Arte e as máscaras, inclusive tem oficinas para confecção de máscaras e gente vamos combinar que são as mais lindas do mundo né? Os foliões se encontram na praça de São Marcos para festejar, e acontecem os concursos de fantasia e máscaras. Nas ruas é possível encontrar barraquinhas vendendo adereços no estilo veneziano para todos os gostos.
Aproveitando todo esse clima de alegria, alegorias, fantasias e samba enredo vamos conhecer um pouco de como é o carnaval no mundo, apesar de nós brasileiros sermos os melhores nos quesitos diversão, tradição e folia!
Quem trouxe para o Brasil foram os portugueses, lá por volta do século XVI e o Carnaval Brasileiro com certeza é a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo.
No fim do século XIX surgiram as famosas marchinhas de carnaval e quem não lembra de Chiquinha Gonzaga e sua música “O abre-alas” uma das mais conhecidas de todos os tempos.
Considerada a principal festa popular brasileira, começou como celebração pagã e atualmente faz parte do nosso calendário para alegria de todos.
Com diversas formas de comemorar e com as tradições peculiares de cada lugar, cada Estado no Brasil tem sua tradição na Bahia por exemplo são os famosos trio-elétricos com artistas do Brasil se apresentando para animar a todos, temos o famosos Carnaval de rua que são acompanhados pelos foliões, e ainda passam muitos blocos organizados e claro milhões de pessoas durante os dias de folia.
Ainda no Nordeste, temos o Carnaval de Olinda e de Recife, onde o Frevo e o Maracatu reinam durante a comemoração. São diversos blocos e comemoração, mas o que todos nós mais lembramos do Carnaval de Olinda são os tradicionais bonecos gigantes, muito característicos da cidade.
Sul e Sudeste são mais parecidos com a mistura de vários elementos: desfiles das Escolas de Samba. Clubes com os famosos Bailes de Carnaval e as matinês para agradar os pequenos e os pais, blocos de ruas, uma ou outra cidade tem algo a mais como Santos por exemplo que tem o Carnabonde há mais de 20 anos e esse ano terá o Carnacentro, cuja a programação já deixei na coluna da semana passada e dá pra rever no link: https://40emais.com.br/carnaval-em-santos/, só acessar e conferir tudinho.
Já no Centro Oeste o mais tradicional com as marchinhas, shows de bandas com gêneros variados e acontecem nas praças das cidades, também tem desfile de Escolas de Samba.
Nos estados do Norte do Brasil, são as mais diferentes, pois a festas são mais ligadas no folclore, como a Festa do Boi(Boi-Bumbá), que acontece em Manaus e é junto com o aniversário da cidade, ao sons das músicas tradicionais, e vestindo os tururis (abadás), mas também tem trio elétrico, Escolas de Samba, mas as músicas tem influência indígena.
Como podemos observar cada estado ressalta a cultura de cada um e os famosos blocos de rua fazem a alegria do povo em praticamente todos os lugares. Mas no geral tem várias coisas em comum.
E vamos ver como é comemorado o Carnaval em alguns países? Sabem como é né cultura e conhecimento nunca são demais:
Em Nova Orleans, nos Estados Unidos tem o maior carnaval de rua e olha só acontece nas mesmas datas do Carnaval no Brasil e com o mesmo conceito da Fat Tuesday (terça-feira gorda) do Carnaval de Nice (Mardi Gras), na França.
No final de semana, a folia é certa, com muitos desfiles, festas, gente fantasiada e se divertindo para valer. E Nova Orleans é muito procurada nessa época do ano pelos foliões, ótimo para o turismo.
No México as comemorações são cheias de cores, diversidade, carros alegóricos, parecidas com as nossas. Veracruz é a cidade com a festa mais popular do país.
Em Londres, na Inglaterra quem diria também tem carnaval, mas devido ao grande número de imigrantes e eram muito discriminados eles resolveram se manifestar pacificamente, mas queriam alegria e resolveram sair alegres pelas ruas do bairro Notting Hill. E aí o movimento foi crescendo e alcançando sucesso, e inspirados pelos carnavais do Rio de Janeiro, as escolas de samba do Carnaval de Notting Hill como a London School of Samba, a primeira escola de samba de Londres, fundada no ano de 1984; a Quilombo do Samba e a Paraíso School of Samba, foram ganhando espaço.
Já na Inglaterra, a festa de carnaval não acontece em fevereiro e sim em agosto que é quando a temperatura está mais amena.
E no Canadá, mais especificamente em Quebec, o povo não quer nem saber, mesmo com o frio congelante, sai para as ruas para aproveitar a festa amis animada do ano. E ainda conhecida como o maior carnaval de inverno do mundo, a festa dura 3 semanas. A diversão por lá fica por conta de concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas que acontecem durante o evento, e reúne milhares de pessoas do mundo inteiro.
Em Caribana, também no Canadá, mais especificamente em Toronto, a folia é no primeiro fim de semana de agosto e celebra e essência intensa e energética da cultura caribenha. E olha só dura três semanas, com mais de um milhão de participantes durante o primeiro fim de semana da Caribana. Muito marcada pelo espetáculo de cores, tem o título da maior celebração cultural em toda a América do Norte. O destaque da celebração é o Grande Desfile de Carnaval das Caraíbas de Toronto em que a estrada se transforma em um palco colorido com masqueraders e artistas de aço.
Eslovênia, também comemora minha gente, só que diferente, uma mistura de costumes ocidentais e o paganismo eslavo nas comemorações. De acordo com a tradição, Kurent, personagem muito famoso do carnaval Eslovênio, é um demônio que leva o inverno embora e traz a primavera. Uma multidão de pessoas se fantasia do personagem e passeiam pelas ruas das cidades.
Curiosidade: Por que o Carnaval não tem uma data fixa todos os anos?
- De uma maneira simples e resumida: foi definida por meio de uma lógica e que é utilizada para definir a data da Páscoa. E essa lógica todo foi criada no ano de 325 d.C. Durante o Concílio de Niceia, as autoridades da Igreja Católica estabeleceram que todo ano, a data da Páscoa seria marcada no primeiro domingo que acontece após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono. E a partir da data marcada como a Páscoa, contam-se retroativamente sete domingos para se chegar ao Domingo de Carnaval. Não tinha toda a tecnologia e ferramentas que temos hoje né? Mas o mais interessante é justamente não ter um dia fixo, ao contrário dos outros que todos sabem quando será com antecedência, e dá para se organizar, e essa imprevisibilidade de não ter uma data fixa, na minha opinião é o que torna o Carnaval mais aguardado e vamos combinar que as vezes os improvisos são os melhores e mais divertidos!!
Olha passamos por carnavais de vários países, e do Brasil inteiro, acho muito interessante conhecer as tradições dos locais, e ainda mais importante para quem vai cair na folia é se cuidar de todas as maneiras: Durante a folia, e antes também pois é muito importante se preparar com todos os cuidados para aguentar a maratona de shows e samba no pé, e falando em pés, não deixem de ver as dicas do meu amigo e podólogo Ivan para cuidar dos seus antes e deixa-los pronto para a folia. O Link da coluna dele: https://40emais.com.br/pes-no-carnaval-sua-base-esta-preparada-para-sustentar-seus-dias-de-folia/
Ainda pensando em cuidados tem também as dicas para antes e depois da minha amiga Marcia, do Espaço Marcia Campos, que sempre falo dela pois é onde faço o DIA DE MIM – que é um dia que tiro só para me mimar e me cuidar dos pés à cabeça literalmente. Ela indica vários procedimentos que você pode fazer e tanto vale para as mulheres como para os homens também. Massagens, escalda pés, dieta detox para depois da folia; também vou deixar o link dela aqui: https://40emais.com.br/colunas/marcia-campos/ e olha a boa notícia: Tem descontos para assinantes do 40emais e no Clube também. Então corra e aproveite.
Desejo a todos um excelente Carnaval, e divirta-se com moderação hein minha gente. E claro espero que encontrem seu Pierrot ou sua Colombina em algum bloco e seja feliz!
Ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Até semana que vem!!
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|