E depois de tanta tragédia junto com o carnaval, um feriado que é sempre marcado pela alegria de todos, esse ano teve um lado triste para muitas cidades e famílias, em algumas a alegria foi interrompida para dar vez a solidariedade, algo lindo de se ver é o quanto o povo brasileiro é solidário. castelos
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Por conta de tudo isso resolvi que essa semana aí escrever sobre algo ou lugar leve, escrever sobre sonhos, um pouco de romantismo, príncipes e princesas que fazem parte de nossa imaginação desde que aprendemos a ouvir histórias e deixar a nossa imaginação ir longe, longe…
Quem nunca sonhou com castelos longínquos? Princesa presa na torre e com certeza o cavaleiro no cavalo branco ia salvá-la? Ou com os príncipes guerreiros que procuravam por suas princesas? E claro deixando os devaneios de lado, tenho certeza de que muitas pessoas gostariam de conhecer um castelo de verdade.
E para quem acha que visitar um castelo de verdade é algo inacessível, ou uma realidade muito distante para muitas pessoas, saibam que é mais simples do que parece nem precisa ir muito longe porque no Brasil encontramos Castelos imponentes com toda a sua magnitude de outrora e que fazem parte da imaginação de muitas pessoas, tanto adultos como crianças, adolescentes e claro que muitos sonham em entrar um castelo de verdade e o melhor de tudo é que alguns podem ser vistos no Brasil mesmo. Acho que facilita hein? E aí quem está preparado para conhecer alguns? Por enquanto por aqui mesmo, mas é só se planejar e ir pessoalmente. Muito legal né? Também não posso deixar de lembrar que muitos desses Castelos atualmente se transformaram em museus, hotéis, espaços para eventos, quem sabe você já foi até um e nem percebeu que o local era um castelo?
Então vamos conhecer alguns desses Castelos no Brasil:
Castelo Itaipava, Petrópolis (RJ)
O Castelo de Itaipava, era conhecido como Castelo do barão, em Homenagem ao Barão J. Smith de Vasconcellos, nobre português erradicado no Brasil e que em 1920 construiu o Castelo. Os materiais utilizados no castelo foram trazidos da Europa e ainda conquistou o título de único castelo em estilo medieval das Américas. Atualmente a construção abriga um luxuoso hotel da região serrana do Rio de Janeiro, além de espaço para eventos.
Castelo Furlani, Pederneiras (SP)
O Castelo Furlani começou a ser construído em 1911, com materiais importados da Alemanha e da França. Seu proprietário, Fausto Furlani, foi o engenheiro responsável pela planta. O desenho do castelo foi inspirado na região italiana de Trentino Alto Ádige, próximo da Áustria. Para compor a paisagem local, árvores nativas foram substituídas por plátanos e araucárias. Hoje o Castelo pertence aos herdeiros do filho de Fausto, Marino Furlani, falecido em 2011. O castelo é propriedade privada e não está aberto à visitação.
Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro
Cercado pelas águas da Baía de Guanabara, o Castelo da Ilha Fiscal abrigou uma das últimas festas da monarquia, em 1889. Projetada pelo imperador Dom Pedro II em estilo neogótico, a construção é inspirada na arquitetura medieval da região francesa de Provença. Atualmente o castelo integra o Espaço Cultural da Marinha, abriga o Museu Naval e está aberto para visitação.
Castelo Mourisco de Manguinhos, no Rio de Janeiro
Mais um castelo do Rio de Janeiro atualmente é o prédio símbolo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também conhecido como Castelo Mourisco de Manguinhos. O projeto começou em 1905, feito pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior, inspirado no estilo neomourisco, decorado com azulejos, ladrilhos hidráulicos nos pisos, vitrais coloridos, colunas e arcos.
Castelo Zé dos Montes, no Rio Grande do Norte
O Castelo Zé dos Montes começou a ser construído em 1984 em Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, a cerca de 125 km de Natal. A obra teria sido iniciada pelo proprietário, José Antônio Barreto, eternizado como Zé dos Montes, depois de uma visão espiritual que pedia para que fosse construída uma igreja para Nossa Senhora. Além da capela em homenagem à santa, também chamam atenção no castelo os salões rochosos e um labirinto de terra que representa a Via Crucis.
Castelo de Pedras Altas (RS)
O histórico castelo do sul do Rio Grande do Sul foi construído no início do século 20 pelo diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil. Lá foi assinado o acordo que pôs fim à Revolução Gaúcha de 1923. Hoje o castelo faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Castelo do Batel, Curitiba (PR)
O Castelo do Batel foi construído na década de 1920 em Curitiba, inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Em 1974, o castelo foi tombado pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná. Localizado em uma das áreas mais nobres da capital paranaense, o castelo atualmente é palco de festas e eventos.
Castelo de Joinville (SC)
Um sonho de infância que virou realidade. Por mais de 20 anos, o massoterapeuta Leonardo Caradelli se dedicou a construir seus castelos em Joinville, maior cidade de Santa Catarina. (“Conheça 10 castelos brasileiros: alguns deles podem ser visitados!”) A construção hoje tem sete salas, seis quartos, cinco banheiras e três cozinhas, totalizando cerca de 700 metros quadrados.
Castelo São João, em Pernambuco
Recife também tem um castelo para chamar de seu. Em estilo gótico, o Castelo São João foi um desejo do pernambucano Ricardo Brennand (empresário, engenheiro e colecionador brasileiro, falecido em 2021) e começou a ser construído em 2001. O castelo está situado em uma área de 77 mil metros quadrados e abriga o chamado Museu de Armas São João. O acervo reúne uma das mais importantes coleções particulares de armas brancas como espadas, facas, canivetes, estiletes entre outras peças.
Castelo Simões Lopes, Pelotas (RS)
Localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Castelo Simões Lopes foi finalizado em 1923 por Augusto Simões Lopes. Com dois andares, um porão habitável e seus terraços e torres lembram os antigos castelos medievais.
Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/castelos-brasileiros.html
Espero que gostem de as vezes nos permitir sonhar com um mundo mais leve e porque não com um assunto que está sempre na imaginação dos românticos de plantão?
Até semana que vem!!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|