No centro das polêmicas de viagens das últimas semanas, a plataforma Hurb acabou causando vários estragos na sua imagem e gerou muitas dúvidas sobre a segurança de comprar viagens em plataformas que oferecem o serviço e com preços baixíssimos.
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Mas o que deu errado?
Como todos nós sabemos, durante a Pandemia de Covid-19 o mundo literalmente parou e o setor de turismo e eventos foi sem dúvida um dos mais atingidos: tudo fechado, ninguém podia sair e muito menos viajar, e o que fazer para amenizar o prejuízo das empresas?
Então o Hurb aproveitou para ganhar fôlego no caixa e fez promoções a preços baixíssimos, com a lógica de que muitas pessoas iriam comprar agora e viajar depois, apostando no aumento das vendas e que na retomada estaria com dinheiro em caixa e se reequilibraria. Na minha opinião, foi um tiro no escuro por vários motivos:
- Ninguém tinha certeza de quando tudo terminaria e voltaria ao normal;
- Depois de tanto tempo com fronteiras e comércios fechados, ninguém estava produzindo direito;
- Não se tinha a menor ideia de como seria a reabertura;
- E ainda, o que não contaram foi com a inflação no período e no pós-pandemia, o que fez com que o preço de praticamente quase tudo aumentasse: Combustíveis, alimentos e passagens aéreas.
Claro que o dinheiro das vendas a preços superbaixos não cobriria quase nada dos valores atuais. Como resultado: não conseguiram honrar os compromissos. Assim, logicamente, os hotéis sem receber começaram a cancelar a reserva dos clientes do Hurb, aqueles mesmos que compraram a preços muito baixos.
E com tudo isso tivemos uma chuva de reclamações, mas tantas que acabou desestabilizando o CEO do Hurb, que, totalmente descontrolado, acabou perdendo o equilíbrio e a razão.
Mas, analisando o modelo de negócios do Hurb, ele é muito arriscado e, diferente de outras plataformas, que cobram uma taxa dos hotéis e das pessoas físicas, o Hurb é um intermediário: ele recebe o dinheiro do hóspede e só paga os fornecedores depois de receber e quando a viagem é concretizada. Num primeiro momento funciona, mas numa crise sempre há riscos de algo dar errado, como foi o que aconteceu.
Mas aí todo mundo está se perguntando: Vai acontecer ou pode acontecer o mesmo com as outras plataformas?
Não temos respostas para isso, por enquanto, mas o que fica e sempre esteve muito claro é que: Não acredite em preços muito abaixo do mercado, não existe viagem de graça, tudo tem um custo.
Por isso, o importante é pesquisar sempre. Dá trabalho, eu sei, mas com certeza as decisões serão mais assertivas. É muito importante reunir o máximo de informações que puder e se o preço tiver muito abaixo do que você está encontrando DESCONFIE SEMPRE.
E quando comprar viagens em promoções (na verdade em todas, né, minha gente), leiam o contrato até o final, duas, três vezes até entender tudo, inclusive as letrinhas miúdas, que muita gente passa batido e nem olha. O certo é que não tem almoço grátis, como diziam os mais antigos e não queira achar que está levando vantagem.
Se possível, dê preferência para comprar em uma Agência, onde você pode conversar e tirar todas as suas dúvidas, e também pesquisar a idoneidade da mesma. E só feche a viagem com todas as garantias por escrito.
E mesmo assim, ainda se corre o risco de dar algo errado, porque viagens dependem de muitos fatores. Então, o melhor é estar informado e com tudo em mãos, para evitar ao máximo problemas desagradáveis.
O fato é que esse caso do Hurb, como outros tantos casos que envolvem viagens (e olha que tivemos muitos nos últimos anos), sempre abala o mercado e acende um alerta nos consumidores para prestar atenção e não transformar sua viagem num pesadelo. E como sempre, é bom lembrar dos seus direitos e deveres na hora de comprar.
E como sempre é bom dar um reforço sabiam que tem várias leis e códigos de defesas que protegem o consumidor e inclusive acho super importante conhecer e deixar guardado sempre que aparecer uma dúvida consulte e faça tudo com segurança e você pode baixar no link: https://www.ibedecgo.org.br/assets/cartilhas/Cartilha_do_Consumidor_Edicao_Especial_Turismo.pdf
E a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor- PROCON-SP- elaborou um material bem bacana que se chama Projeto Boa Viagem, para todos os tipos de viagens, com todos os direitos dos consumidores, vale a pena baixar e ler e consultar sempre que tiver dúvidas: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/ProjetoBoaViagem.pdf
No mais é sempre importante lembrar que devemos tomar todos os cuidados ao comprar viagens e evitar problemas. Então se informe pesquise, faça seguro, siga as regras e aproveitem!!
Espero ter conseguido esclarecer e ajudar em alguns pontos e se ainda tiverem dúvidas só me enviar um e-mail e acompanhar as colunas de viagem que sempre posto cuidados e erros que devemos evitar quando viajamos.
Uma ótima semana a todos!!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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