Muito além da Casa Branca. Uma cidade viva, colorida e muito mais interessante do que podemos imaginar
Hoje vamos deixar um pouco os pensamentos irem mais longe, uma vez que ainda não podemos viajar, vamos aproveitar e conhecer mais um lugar legal para acrescentar em nossa lista de próximas viagens!
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Washington, DC tinha tudo para ser uma capital burocrática. Poderia se limitar ao papel de cidade do poder e viver apenas a emoção das assinaturas de grandes acordos. Porém, a capital dos Estados Unidos foi muito além e conquistou turistas de todo o mundo.
O jeito acolhedor com que recebe as visitas é capaz de derrubar até o mais cético viajante. Difícil não se encantar com a enorme oferta de atividades oferecidas por lá. E, diga-se de passagem, a maioria esmagadora com entrada gratuita.
Fundada em 1800, Washington é totalmente planejada, com prédios baixos e extremamente arborizada. É fácil ficar encantado com uma esplanada de 3 km, chamada entre os locais apenas por The Mall: a cada 100 metros há um belo monumento, memorial ou um museu com acervo espetacular. Além disso, praticamente não é preciso utilizar transportes (apesar de eles serem muito eficientes). Pés ou bicicletas são suficientes para nos levar a quase todos os lugares. E quando falamos em todos os lugares podemos incluir os importantes prédios públicos, sempre abertos à visitação. Washington consegue transformar o turismo cívico e altamente patriótico em passeios incríveis, mesmo quando se trata dos memoriais de guerra, onde as honrarias são para as vítimas e combatentes.
A cidade, apesar de leve, é política até no nome, escolhido em homenagem ao primeiro presidente dos EUA. Já o Distrito de Columbia, do qual Washington faz parte, refere-se ao descobridor das Américas, Cristóvão Colombo. E é assim que muitos moradores tratam a capital dos Estados Unidos, apenas pela sigla DC. A relação entre a capital e o distrito pode parecer complicada, já que Washington não pertence a nenhum estado. No entanto, ela é similar à do Brasil, onde Brasília faz parte do Distrito Federal. Vale lembrar que a capital Washington, DC, localizada na Costa Leste, é diferente do estado de Washington, no noroeste do país.
Para quem acha que a cidade oferece apenas o turismo ligado às atribuições de uma capital, prepare-se para belas surpresas. Washington está repleta de charmosos passeios, como Georgetown e Old Town Alexandria; uma enorme variedade de shoppings e outlets; restaurantes que dão a volta ao mundo nos elaborados cardápios; e uma intensa vida cultural.
Pontos turísticos de Washington
O enorme obelisco construído em homenagem ao primeiro presidente norte-americano marca o início do National Mall e é ponto de partida para explorar a cidade. A poucos minutos dali o grandioso Capitólio, casa do Congresso, mostra toda a sua beleza, enquanto na outra ponta a imponente imagem de Lincoln parece estar em permanente vigília. Visitar Washington é viver intensamente a história dos Estados Unidos e, diga-se de passagem, com o patriotismo americano declarado em todos os detalhes.
Washington é uma cidade muito fácil de ser explorada. Tudo é preparado para que os visitantes se sintam à vontade em percorrer cada ponto turístico. As principais atrações da cidade são belíssimas e vale cada passo para visitar todas elas. E falamos em “passo” no sentido literal. O caminho que liga todas elas são dos mais belos e agradáveis passeios.
A proximidade de quase todos os pontos turísticos ajuda muito a vida de quem está na cidade. A maior concentração de atrações está no National Mall, o jardim de 3km que liga o Washington Monument ao Capitólio. Junte a ele as áreas vizinhas do West Potomac Park e do Constitution Gardens, onde está o Lincoln Memorial e você terá um maravilhoso roteiro. Passar o dia caminhando por prédios públicos, monumentos e memoriais pode parecer, à primeira vista, um programa entediante. Ledo engano! Prepare-se para uma maratona que une história, arquitetura e lindas paisagens.
Percorrer a pé o National Mall é a melhor maneira de ver os monumentos e memoriais. Ao longo do caminho você encontrará facilmente todos eles. Os espaços estão ao ar livre e abertos para visitação 24h por dia. A maioria dos monumentos lembra vítimas de guerras, soldados que lutaram pelos EUA e presidentes americanos. Uma importante exceção é o ativista Martin Luther King Jr., homenageado devido à importância na luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. As principais atrações do National Mall são:
Lincoln Memorial – Homenagem ao presidente que liderou o país durante a Guerra Civil Americana.
Washington Monument – Homenagem ao primeiro presidente dos EUA.
Franklin Delano Roosevelt Memorial – Homenagem ao presidente que liderou o país durante a grande depressão e, posteriormente, no período da Segunda Guerra Mundial.
Thomas Jefferson Memorial – Homenagem ao presidente que foi um dos autores da Declaração de Independência.
Martin Luther King Jr. Memorial – Homenagem ao ativista que lutou pelos direitos civis dos negros americanos.
Korean War Veterans memorial – Homenagem aos combatentes da Guerra da Coreia.
Vietnam Veterans Memorial – Homenagem aos que lutaram durante a Guerra do Vietnam.
World Wat II Memorial – Homenagem às 16 milhões de pessoas que serviram durante a Segunda Guerra Mundial.
Ainda na rota do National Mall você poderá visitar alguns importantes prédios públicos. O principal deles é o Capitólio. O local onde funciona o Congresso americano recebe turistas para visitas guiadas. No roteiro está a sala da Rotunda. A grande cúpula marca a forma do edifício, uma das mais famosas imagens da cidade. Além dele é possível visitar a National Library, a biblioteca com maior acervo do mundo; o National Archive, onde está a Constituição Americana e a Declaração de Direitos; e, a poucos minutos de caminhada, a Casa Branca, residência oficial do presidente americano.
Fora da área do National Mall você encontrará outros monumentos e prédios que merecem uma visita. O Pentagon 9/11 Memorial, em Arlington, homenageia as vítimas do atentado ao Pentágono, na mesma data do atentado ao World Trade Center, enquanto o US Marine Corps War Memorial (Iwo Jima) lembra os fuzileiros navais mortos em combate. Na mesma cidade, no Arlington National Cemetery, estão enterrados ex-combatentes de guerra e personalidades como o presidente John Kennedy. Ainda na linha presidencial, o Mount Vernon, casa onde morou o presidente George Washington, é aberta para visitação. E se quiser seguir os locais que marcaram a história, o Ford’s Theatre é o histórico Teatro onde foi assassinado o presidente Abraham Lincoln.
Franklin Delano Roosevelt Memorial: Um dos mais belos monumentos em Washington, DC homenageia o 32° presidente dos EUA. Franklin D. Roosevelt liderou o país durante a grande depressão e posteriormente no período da Segunda Guerra Mundial. Ele foi o único a cumprir quatro mandatos como presidente.
Arlington National Cemetery: Pode parecer estranho um cemitério estar na lista de pontos turísticos de uma cidade. Alguns, no entanto, carregam tanta história que se torna impossível não fazer uma visita. É o caso do Arlington Cemetery. O espaço é dedicado especialmente aos combatentes de guerra e seus familiares.
Biblioteca do Congresso: Ser a biblioteca com o maior acervo do mundo já seria motivo suficiente para visitar a Congress Library. Porém, as razões para ir até lá vão bem além dos 158 milhões de itens que ela abriga. A história começa em 1800, quando a biblioteca foi inaugurada, no prédio do Capitólio.
Capitólio: O Capitólio, um dos ícones da capital americana, é a casa do Congresso Nacional dos EUA. Senado e Câmara dividem o prédio que marca o Centro de Washington, DC. A partir dele a cidade é dividida em pontos cardeais que marcam os nomes das ruas. Curiosamente, o endereço oficial do Capitólio é US Capital.
Casa Branca: Residência oficial do presidente dos EUA, a Casa Branca é parada obrigatória para quem visita a cidade de Washington. Diferente do que pode parecer, a área externa da casa não é inacessível ao público. Claro que a segurança é reforçada em torno da residência, toda cercada por grades.
Korean War Veterans Memorial: Os 19 soldados que caminham no gramado do National Mall transmitem tanta realidade nas feições que nem parecem ser estátuas de aço. A homenagem é para os integrantes das forças armadas que combateram na Guerra da Coreia. Ao lado das estátuas, uma longa parede reflete imagens de tropas no ar, água e terra.
Lincoln Memorial: O grandioso memorial construído em mármore branco marca o extremo oeste do Constitution Gardens, junto ao National Mall. Guardado por 36 colunas romanas está o 16° presidente americano, Abraham Lincoln. A imponente estátua, com quase seis metros de altura e pesando 175 toneladas, atrai clicks de seis milhões de visitantes.
Martin Luther King Jr. Memorial: “I have a dream”. A frase, repetida tantas vezes no discurso que Martin Luther King Jr. proferiu nas escadarias do Lincoln Memorial, em 1963, despertou os EUA. O ativista, que lutou pela causa da igualdade de raças e direitos civis, tornou-se tão importante para a história americana que ostenta um memorial digno de presidente.
The Pentagon 9/11 Memorial: Na área externa do Pentágono, na cidade de Arlington, um memorial homenageia as vítimas que morreram na região do prédio devido aos atentados de 11 de setembro. O espaço ao ar livre é formado por 184 placas com os nomes dos que perderam a vida naquele dia.
Thomas Jefferson Memorial: Olhando no mapa ele parece bem distante. Por outro lado, o caminho até o Thomas Jefferson Memorial é dos mais belos. À beira da Tidal Basin, caminhando ao longo do West Potomac Park, você fará um dos mais agradáveis passeios na cidade de Washington.
US Marine Corps War Memorial (Iwo Jima): A imagem ficou famosa ao ser captada pelo fotógrafo Joe Rosenthal, da Associated Press, em 1945, durante a batalha de Iwo Jima no Japão. Os americanos preparavam-se para deixar o Pacífico, já no final da Segunda Guerra Mundial, e a bandeira americana foi hasteada por seis mariners (fuzileiros navais) em meio aos escombros.
Vietnam Veterans Memorial: O Vietnam Veterans Memorial, localizado no National Mall, é marcado pela simplicidade com que homenageia, de maneira emocionante, os combatentes que lutaram durante a Guerra do Vietnam. O memorial, composto em três partes, tem como cenário principal uma longa parede de mármore escuro.
Washington Monument: O obelisco, com 170 metros de altura, marca a ponta do National Mall. Entre o Lincoln Memorial e o Capitólio, o monumento construído para homenagear George Washington – primeiro presidente dos EUA – é a mais alta estrutura de pedra do mundo e o maior obelisco. Foi inaugurado em 1884.
World War II Memorial: O World War II Memorial homenageia mais de 16 milhões de pessoas que serviram aos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, entre eles 400 mil que perderam a vida em combate. O belíssimo espaço foi construído no National Mall e tem como base 56 colunas de granito que representam os 48 estados americanos, mais 7 territórios federais.
E quem disse que não tem vida noturna em Washington DC?
Depois de passear por tantos museus e monumentos? É hora de encarar a noite de Washington, DC. E quando falamos em noite, no caso de capital norte-americana, não estamos nos referindo apenas às baladas. A maioria dos monumentos e memoriais permanece aberta 24h. Com as luzes especiais eles se tornam ainda mais bonitos, por isso, antes de encarar a os restaurantes, bares e casas noturnas, não deixe de dar uma volta no National Mall. Até a madrugada o lugar fica cheio, especialmente durante o verão.
Para quem quer renovar as forças para os passeios do dia seguinte, o melhor é seguir até um dos bairros que concentram boas opções de restaurantes. O mais próximo do National Mall é o Penn Quarter, a região, que divide espaço com Chinatown, vem passando por uma reestruturação e abriga excelentes opções, dos mais refinados restaurantes, como o The Souce, do chef Wolfgang Puck, ao popular hambúrguer do Five Guys. Também na área, e atraindo um enorme público, está o Verizon Center. O centro esportivo recebe grandes jogos e, junto ao Gallery Place, forma um grande complexo de entretenimento.
M Street, em Georgetown e King Street, em Old Town Alexandria também são ótimas opções para jantares charmosos. As duas regiões concentram uma incrível quantidade de restaurantes, das mais variadas especialidades. E o melhor é encontrar tudo concentrado em apenas uma rua. Vale caminhar pela rua para escolher sem pressa. Outro ponto que oferece vários bares e restaurantes, à beira do Potomac River, é o National Harbor. O complexo é totalmente voltado para o entretenimento e você poderá aproveitar durante o dia e a noite. Não deixe de dar uma volta na roda gigante!
Quem busca boa música e shows mais intimistas deve seguir para a U Street. A rua é famosa pela cultura da black music em Washington. Lá você encontrará várias casas de Jazz, como o Black Cat e o Velvel Loung. Já quem prefere a cultura dos clubs, uma boa pedida é a K Street. De dia a rua é centro de grandes escritórios, à noite o público jovem engravatado segue para as casas noturnas e lounges. Já nos arredores do Dupont Circle, o sucesso fica por conta dos bares, a área atrai os fãs dos pubs e o público LGBT. O importante é guardar energia durante o dia para poder apreciar à noite!
Chinatown: Como toda cidade americana, Washington também tem uma Chinatown. A região é pequenina, porém tem uma alta concentração de restaurantes típicos asiáticos e algumas boas lojinhas para compras. A rua é marcada pelo grande portal em estilo oriental.
Dupont Circle: Se há um lugar em Washington onde a vida real pode ser observada é o Dupont Circle. O centro do bairro é marcado pela praça que funciona como rotatória e encontro de várias ruas. Toda rodeada por bancos de madeira e gramado verde, a praça recebe artistas de rua, moradores para uma soneca….
Georgetown: Perfeita mistura entre o moderno e o histórico, Georgetown distribui charme em ruas de paralelepípedos, casinhas de tijolos e postes floridos. O bairro, fundado em 1751, é anterior à cidade de Washington. Até hoje o lugar guarda um quê de antigamente que atrai turistas encantados com as belezas, restaurantes.
Old Town Alexandria: Visitar a histórica Old Town Alexandria é um dos mais belos passeios para quem está na capital dos EUA. A cidade natal de George Washington é repleta de encantos. Os prédios que datam dos séculos XVIII e XIX compõem um lindo cenário com as paredes vermelhas de tijolos aparentes.
Penn Quarter: Penn Quarter é o nome não oficial da região localizada entre a Pennsylvânia Av. e a Mount Vernon Square. Colada à Casa Branca e vizinha ao National Mall, a área é um grande polo gastronômico e de entretenimento da cidade de Washington.
The National Harbor: Washington não foge à regra das cidades americanas banhadas por rio ou mar e tem um famoso píer. À beira do Potomac River, o National Harbor ajuda a seguir a tradição. São mais de 80 opções entre restaurantes e lojas que funcionam em um grande espaço ao ar livre.
Bom, espero que gostem!
Abraços e até a próxima semana 😊
Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|