Dia 10 de maio é comemorado o dia do Guia de Turismo e essa semana vou fazer uma singela homenagem a esse profissional muito importante para o sucesso das viagens de grupos, aquela pessoa que faz o possível e o impossível para a nossa viagem ser divertida, que cuida para ninguém se perder da turma, sempre tem a resposta na ponta da língua e tantas outras responsabilidades. Ele é simplesmente o responsável por enriquecer a experiência da viagem com carinha e atenção com todos. E muitas vezes ninguém imagina todo o preparo que tem antes de efetivamente receber o seu grupo do dia.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Como sabemos turismo é feito de pessoas para pessoas, e antes de chegar nas Agências e conhecer todos os lugares e passeios disponíveis, um mundo de gente e um trabalho imenso foi realizado antes, e claro que contou com a ajuda e o conhecimento de um guia especializado para ajudar a preparar tudo.
Mas antes quero ressaltar que muitas pessoas confundem guia turístico e guia de turismo, quando entrei na faculdade tive um professor eu ficava muito bravo quando algum aluno falava guia turístico, ele já tinha uma resposta pronta: guia turístico você acha em qualquer banca da esquina, aqui é guia de turismo. Mas lembranças a parte o fato é que sim muitas vezes ouvimos as pessoas falarem guia turístico e é até fácil de entender e confundir, mas não são a mesma coisa.
Guia Turístico, é um mapa sobre determinado local, que possui todas as informações para que a gente não se perca pelo caminho, pode ser uma cartilha, um livro, mas não uma pessoa, no caso um Guia de Turismo, aquele profissional que fica sempre com um grupo de turistas dando orientações sobre o passeio ou local durante a viagem.
E saibam que para ser um guia de turismo é preciso estudar e muito. A profissão é regulamentada no Brasil desde 1993, e tem alguns requisitos a serem cumpridos para quem vai exercê-la. Para atuar como guia de turismo regional, é obrigatório ter concluído o ensino médio e ser maior de 18 anos. A idade mínima sobe para 21 anos para o guia de excursão nacional ou internacional. No caso de excursão internacional, também será obrigatória a comprovação de proficiência ou atestado de fluência em pelo menos uma língua estrangeira.
É preciso fazer um curso técnico de Guia de Turismo ou uma faculdade de Turismo e Hotelaria. Após a conclusão do curso, é necessário ir até a Secretaria de Turismo do Estado e solicitar a credencial de guia de turismo. Além disso, você tem de fazer o registro de trabalhador autônomo junto à prefeitura da cidade de atuação, assim como o cadastro no Cadastur, sistema para pessoas físicas e jurídicas que atuam com turismo. Basicamente o Cadastur legaliza o trabalho oferecido por um(a) prestador(a) de serviço do setor.
Além disso precisa estar sempre atualizado, ser criativo, ter bom humor, gostar de pessoas e saber lidar com os mais diferentes tipos de conflitos, ter muita paciência, bom humor e ainda gostar e entender tudo de história, geografia, gastronomia, cultura, inclusive política e atualidades, mas também precisa ter muito jogo de cintura para saber lidar com improvisos, emergências. Além de proporcionar segurança e confiança para os viajantes e garantir que a viagem seja incrível para todos.
Viram o tamanho da importância de um Guia de Turismo? E ele pode ajudar a montar o roteiro da viagem, ajudar em toda a logística e preparo, manter o grupo unido e informado. E ainda tem mais vantagens em contratar um Guia para organizar as suas viagens:
- Facilitar a comunicação em Viagens Internacionais: Contratar um guia brasileiro ou que fale português facilita a comunicação. Isso vale para outros países, sempre é necessário de um Guia local para facilitar que todos entendam o idioma, os costumes e a cultura local para evitar problemas.
- Evitar imprevistos: O Guia estuda muito bem cada destino, e juntamente com o visitante fazer um planejamento que evite imprevistos.
- Dicas de segurança: em todos os lugares do mundo a preocupação com a segurança é a número um da lista, e como os guias estudam muito bem o local, eles conhecem todos os caminhos que seguros para conduzirem os grupos principalmente quando se trata de Ecoturismo, que devemos ter cuidado em dobro. Além do que a maioria tem conhecimento básico em primeiros socorros e sempre tem à mão um kit.
Viram como é fundamental a presença de guia bem capacitado na condução de grupos? Na sua próxima viagem trate o guia com todo o respeito que ele merece e lembre-se que ele pode transformar sua viagem numa experiência única!!
Espero que gostem!
Um grande abraço e feliz dias mães para todas 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|