Sempre escrevo aqui sobre o quanto as séries, os livros e os filmes inspiram as pessoas a conhecer novos lugares. Essa semana por curiosidade estava vendo quais as estreias da Netflix e vi que a Segunda Temporada de Casamento às cegas foram gravadas e acreditem num hotel paradisíaco no coração da Amazônia.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Fiquei curiosa, porque na cabeça da maioria das pessoas quando menciona o local Amazônia já em mente muita mata fechada, zero luxo, desmatamento, incêndios e outras denominações. Mas fui pesquisar e sim eis que tem um hotel luxuoso e realmente a série foi gravada lá.
E essas são oportunidades para mudar a impressão que as pessoas tem de alguns lugares, alavancar o turismo, ou seja de divulgação, chamar a atenção para o local e sempre dá certo como já tivemos oportunidade de ver. E inclusive quem de nós nunca viu um lugar lindo de um filme, ou mais fácil de uma novela, gostou tanto que na primeira oportunidade foi lá conhecer?
Na série dá para ter uma noção de tudo de bom que o hotel oferece aos hóspedes, inclusive tem um complexo que mais parece uma casa na árvore, só que com muito luxo.
O que achei legal é que ele foi inspirado em algo muito simples e que é indicado para quem precisa dar uma respirada de vez em quando para recarregar as baterias: A observação da Natureza que lá vamos combinar tem de sobra. Toda a sua arquitetura já foi projetada para fazer exatamente isso, por isso possui tantos mirantes em seus pontos mais altos que são ideais para observação de pássaros, entre eles o gavião-real que inclusive inspirou o nome do hotel, e que vem a ser nada menos que a maior ave de rapina do Brasil.
Dá para observar admirar o por do sol no Rio Negro e as Ilhas do Arquipélago de Anavilhanas, além de muitas espécies da flora e da fauna típicas da Amazônia.
O Hotel Mirante do Gavião foi inicialmente pensado para atender viajantes que participavam de uma expedição em 2014, e foi inspirado pelas formas e contornos de um barco. Com deques imitando palafitas, uma referência as técnicas de construções e sabedorias dos povos amazônicos e com o objetivo maior de minimizar o impacto a natureza.
Quando entrei no site do hotel nem acreditei que fosse no Brasil e muito menos no meio da Amazonia: é lindíssimo, pensado em todos os detalhes, desde acomodações, gastronomia para o hóspede desfrutar de várias experiências incríveis.
Vamos conhecer tudo sobre o Hotel e no final claro que vou deixar o site para vocês darem uma espiadinha e ficar com muito mais vontade ir lá conhecer e desfrutar de tudo que ele proporciona.
O Hotel:
Localização: O Mirante do Gavião Amazon Lodge está localizado em Novo Airão – última cidade acessível por via terrestre, a 180km na direção noroeste de Manaus, no estado do Amazonas. De frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo (com mais de 400 ilhas), em uma região de grande beleza, o hotel design se destaca por sua imponência, baseada nas técnicas amazônicas de construção naval. O visual panorâmico do Rio Negro, com suas águas escuras e vegetação densa, marca o cenário onde o turismo tradicional fica para trás e as regiões remotas e preservadas da Amazônia são reveladas aos nossos hóspedes.
A Inspiração do Nome: Apesar de toda essa amplitude, muito do que se experimenta nas vastas planícies amazônicas é a observação da natureza a partir do solo ou do rio. O gavião-real, maior ave de rapina do Brasil e uma das maiores do mundo, também habita por aqui e, para ter o privilégio do avistamento que as aves possuem da floresta e dos rios, surgiu a ideia de oferecer outros ângulos de observação. A união de proporcionar mirantes nos pontos mais altos do hotel, com mais de 15 metros de altura, e propiciar o visual de um dos mais belos cenários do pôr do sol no Rio Negro e das ilhas do Arquipélago de Anavilhanas, batizaram o Mirante do Gavião.
O Conceito: Inicialmente, o lodge foi concebido para atender ao embarque e desembarque das operações dos barcos da Expedição Katerre Ecoturismo, baseada em Novo Airão desde 2004. Com poucas acomodações, o Mirante do Gavião Amazon Lodge passou de ponto de apoio a protagonista, quando seu projeto arquitetônico, de autoria do Atelier O´Reilly, recebeu diversas premiações em 2014, ano da abertura, atraindo boa parte das atenções de seus “irmãos mais velhos”, os barcos. Assim, as confortáveis instalações e o Restaurante Camu-Camu, com a assinatura da Chef Debora Shornik, ganharam conceito e público próprios.
O Propósito: O Mirante do Gavião promove experiências integradas à selva e aos seus povos. Tudo que o compreende carrega um propósito, abrange experiências e envolve histórias de vida: dos colaboradores, das comunidades ribeirinhas, dos clientes, dos parceiros e da floresta! Esse ideal é manifesto na arquitetura, no paisagismo, na gastronomia, nos serviços prestados por pessoas locais, nos passeios e na forma como integra a autenticidade e os elementos culturais regionais com o cenário da hospitalidade internacional.
Estrutura: Em 2019 o Mirante do Gavião foi ampliado, alcançando um total de 12 acomodações. A reestruturação contou com a implementação de mais áreas sociais e atualmente a estrutura de lazer do lodge oferece aos hóspedes: sala de estar, redário e jogos, espaço wellness, mirantes para o Rio Negro, piscina e o lounge do restaurante, um dos locais preferidos dos hóspedes. Toda a estrutura foi idealizada, planejada, projetada e edificada para dialogar com o entorno.
Gastronomia: Assinado pela chef Debora Shornik, do Caxiri Amazônia, o cardápio do Restaurante Camu-Camu tem conceituação com propósito. Sua elaboração transita entre a sabedoria ancestral e a evolução contemporânea. Cada prato é produzido de maneira cuidadosa e artesanal, propondo que novos sabores sejam experimentados e, os já conhecidos, revisitados. Servidos à la carte, inclusive nos pacotes, dão ao hóspede plena liberdade de escolha em cada refeição.
Como vocês podem ver no nosso país existem lugares incríveis dos maus luxuosos aos mais simples, e precisamos conhecer e valorizar e podíamos levar nossos filhos para conhecer o Brasil antes de leva-los a Disney, acho que seria justo até para eles quando crescerem ter orgulho do nosso país e poder comparar com conhecimento de causa não é verdade?
Aproveitem e entrem no site e já se deliciem com esta maravilha que está ao nosso alcance!
https://mirantedogaviao.com.br/br/o-lodge/
Espero que gostem como eu adorei e se ficarem muito curiosos assistam a série (não vi a série porque não é meu estilo).
Grande abraço 😊
Até semana que vem!!
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|