Às vezes eu gosto de fazer algo diferente, como por exemplo um convidado para escrever o texto essa semana, acho muito legal conhecer os lugares com várias visões e opiniões diferentes e hoje vamos conhecer um pouco de Bonito pelo seu olhar. Ah e no final da coluna segue as devidas explicações de quem é o nosso convidado ok?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Bonito, localizado no coração do estado de Mato Grosso do Sul, é uma cidade que encanta a todos os viajantes com sua beleza natural incomparável. Rodeada por paisagens deslumbrantes, Bonito é conhecida por suas águas cristalinas, grutas misteriosas e uma rica diversidade de vida selvagem atraindo amantes da natureza do mundo todo.
|
|
Foi o que me levou a conhecer Bonito, em números redondos são 1.300 Km de distância de Santos SP, o caminho foi percorrido de moto que por sinal uma paixão que trago desde sempre nas minhas “aventuras”, mas isso fica para uma outra oportunidade!
Já no caminho em território sul-mato-grossense podemos perceber uma drástica mudança de paisagem, o agronegócio domina todo o trajeto com uma vasta planície com lavouras de milho e soja sem contar os rebanhos de gado. Uma bela forma de sair do cotidiano aguçando os sentidos para o novo, um convite para explorar o mundo com a mente curiosa e aberta. É isso que uma viagem faz, proporciona a nossa mente observar cada experiência, aroma, sabor, som e textura de forma intensa e significativa e Bonito tem tudo isso!
Posso apresentar vários adjetivos para Bonito: deslumbrante, acolhedora, exótica, mágica, intensa ou até mesmo inspiradora! Mas prefiro a simplicidade da palavra B O N I T O.
Que lugar espetacular; o lugar é repleto de nascentes, rios cristalinos onde o turista é convidado para mergulhar nessa riqueza que é a natureza.
Vamos aos passeios?
Testemunhei uma das mais belas experiências em Bonito que foi a prática de flutuação no Rio Sucuri, um rio de águas cristalinas, mansas e repleto de peixes multicoloridos. Subimos o rio num bote até próximo a nascente do rio, após algumas instruções entramos no rio ou melhor dizendo, entramos no verdadeiro universo paralelo de beleza e contemplação, a flutuação dura aproximadamente 50 minutos e ao final saímos diferente, e posso afirmar! “É uma experiência que transcende o comum” enriquece a jornada de cada visitante com memorias inesquecíveis e uma profunda conexão com a natureza.
Outra atração de Bonito e a mais esperada por mim foi a “Lagoa Misteriosa”.
Como o nome já diz, é misteriosa mesmo. Após uma descida de uma *dolina de 75 metros de profundidade e toda coberta por vegetação chegamos a lagoa Misteriosa. O impacto é imediato, a lagoa é incrivelmente transparente e com diferentes tons de azul. O guia já nos informa que será outro passeio que irá marcar nossas vidas, e foi. Colocamos nosso colete de flutuação e iniciamos a aventura, foi um misto de alegria e paúra pois estávamos flutuando num local onde ainda não se sabe ao certo a sua profundidade, após alguns minutos de flutuação o guia autorizou a retirada do colete e foi então que pude mergulhar na famosa “Lagoa Misteriosa” outra experiência incrível!
*A formação das dolinas dá-se por meio da erosão química das rochas e dos solos, que provoca o rebaixamento do relevo.
Há! Quando disse que ainda não se sabe ao certo a profundidade da lagoa, esse bilhete é verdadeiro! Em 1998 o mergulhador Gilberto de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade. Porém ainda não encontraram seu fundo. Esse é o verdadeiro mistério do passeio!
E por fim, visitei a “Gruta do Lago Azul” uma parada obrigatória para quem visita Bonito.
Aqui faço uma ressalva, sempre que for viajar contrate um profissional do turismo, seja ele um agente de viagem ou um guia de turismo local e com eles todas as informações serão repassadas de forma original.
Dito isso a gruta se destaca como uma das maiores cavidades inundadas do mundo, incrível! Para descer até o lago é preciso encarar 300 degraus, o equivalente a um prédio de 12 andares e para essa descida utilizamos o EPI (capacete) fornecido pelo parque. No trajeto o guia vai mostrando aos turistas as imagens formadas pelo resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água.
Após exercício feito vem o encantamento, primeiro pela cor da água azul e isso acontece por conta da incidência da luz do sol que vem direto da boca da caverna, uma maravilha da natureza. E aqui vai uma dica valiosa, o melhor horário para esse espetáculo e no período da manhã.
Sem dúvidas uma visão que nenhuma IA pode reproduzir e o que mais impressiona é a cor azul da água, uma imagem que nunca sairá da minha memória.
Tentei descrever o que Bonito tem de melhor na minha visão. É um verdadeiro paraíso natural onde a natureza baila em sua plenitude.
O viajante descobre verdadeiramente a consciência ambiental tão necessária nos tempos atuais e aqueles que partem levam consigo um tesouro; as lembranças de um dos destinos mais extraordinários do Brasil.
Um abraço 😊
Até a próxima.
Elio F. Junior
Consultor em Negócios – EFJ Assessoria Empresarial
Amante da fotografia – Instagram @efj_fotografia
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|