E como estamos em plena Copa do Mundo ou melhor quase lá, e tenho certeza de que todos estão ansiosos para começar logo e ver a estreia do Brasil, vamos aproveitar e conhecer o país que vai fazer o jogo de abertura juntamente com o Qatar, mas esse vocês já conhecem, tem matéria completa no 40emais, então vamos conhecer o Equador, que apesar de muitas pessoas ficarem receosas de viajar para lá, tenham certeza de que é um dos países mais incríveis do continente sul-americano.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Com vulcões ativos, enormes lagoas de águas transparentes, além das montanhas da Cordilheira dos Andes e a Amazônica equatoriana, que possui uma rica biodiversidade e animais selvagens.
O país possui ainda cidades coloniais com suntuosas igrejas, construções históricas e museus. E ainda o Arquipélago de Galápagos, um dos lugares que serviu de inspiração para Charles Darwin a criar a “Teoria da Evolução”.
Um pouco da História:
O Equador foi uma colônia espanhola, juntamente com a Venezuela, Panamá e a Colômbia. O país conquistou a independência em 24 de maio de 1830. Com 283.561 quilômetros quadrados, ele é cortado pela linha imaginária do Equador, sendo que uma parte fica localizada no Hemisfério Setentrional e a outra no Hemisfério Meridional. O país abriga parte das cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Além disso, a economia nacional baseia-se na produção e exportação de petróleo.
É possível viajar para o Equador durante todo a ano, mas tudo dependerá do estilo de viagem que pretende ter. Para aproveitar as cidades equatorianas é melhor ir durante a estação de seca, que acontece entre os meses de junho e setembro (alta temporada). Se for para a região Amazônica, onde chove praticamente o ano inteiro, a temporada mais indicada é entre novembro e março. Pois neste período a incidência de chuva é menor, o que facilita os passeios e a observação da fauna e flora.
O que fazer no Equador:
Quito: A capital do país e uma das idades mais importantes, fica na região andina a 2850 metros de altura e rodeada por vulcões, prepare o fôlego hein minha gente! Famosa em razão do centro colonial, que preserva seus prédios históricos e monumentos datadas do século 16 e 17. E tem uma ótima gastronomia, com muitos bares e restaurantes que ficam sempre lotados de turistas principalmente à noite.
Quito tem os principais pontos turísticos do Equador, importante planejar um bom roteiro para aproveitar os melhores lugares. Vamos a uma sugestão:
Comece o seu tour pelo centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco/ A Praça da Independência / Catedral Metropolitana/ Palácio Carondelet / Palácio Municipal e o Arzobispal, que ficam ao redor da praça.
Visite ainda a Catedral Primada de Quito, a Igreja da Companhia de Jesus e o El Panecillo. Para finalizar, faça um passeio de teleférico para apreciar a cidade do alto.
Cuenca: Localizada na Cordilheira dos Andes, no sul do país. Famosa pelo seu artesanato e pelo Rio Tomebamba, ela oferece interessantes passeios no Equador. Suas construções históricas, igrejas e museus fazem dela uma das cidades mais visitadas por turistas que gostam de história e belezas naturais.
No seu tour por Cuenca, faça um passeio pela enorme praça central e não deixe de conhecer a Catedral Nueva, que é famosa pela sua cúpula azul. A Catedral Vieja construída no século XVI, que também é um museu, precisa estar na sua lista. Se gosta de história, faça uma visita ao Museu de Cultura Aborígenes, que tem peças e esculturas muito antigas.
Inclua ainda uma visita ao Parque Nacional de Cajas que possui mais de 2 mil corpos d’água, florestas e muitos animais.
Ilhas Galápagos: Deve estar no topo da lista. Afinal, ela reúne incríveis paisagens naturais de todo o país. Localizada no Oceano Pacífico, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas de origem vulcânica.
Ao todo, o local é composto por treze ilhas maiores e seis ilhas menores, além de dezenas de ilhotas e rochedos. Em toda região, é possível apreciar a rica biodiversidade do local e muitos animais selvagens. Ao desembarcar no arquipélago, conheça a praia Las Bachas com águas claras, areia branca e muitas aves. Se tiver sorte, é possível ver flamingos por todo o local.
Ilha de Seymour Norte com extensa vegetação e muitos animais selvagens. Que tal se banhar nas águas límpidas da região?
Para ver pinguins, visite a Ilha de Bartolomé, que é belíssima e abriga um enorme vulcão.
Montañita: Para quem gosta de lugares bucólicos, esse é o lugar certo. A cidade é repleta de bares, restaurantes e construções rústicas com telhado de palha e ruas de areia. Com clima praiano, o povo é extremamente simpático e acolhedor. Possui apenas 1 mil habitantes, o destino é um verdadeiro paraíso para os surfistas e para quem aprecia um estilo hippie.
Suas principais atrações ficam por conta das praias e dos seus pequenos vilarejos com lojinhas que vendem artesanatos e lembrancinhas.
Conheça ainda o Santuário Blanca Estrella del Mar de Olon e a Las Cascadas de Alex, uma lagoa de cor esverdeada com enormes rochedos ao seu redor.
Outras cidades do Equador para turismo:
O mapa do Equador é repleto de cidades interessantes. Se estiver hospedado em Quito, faça um bate-volta até Otavalo, uma cidade que abriga comunidades indígenas. Há ainda o maior mercado artesanal da América do Sul, que comercializa produtos confeccionados por tribos de índios. Se tiver com tempo, dê uma esticadinha até Baños, a pequena cidade que fica a quase 500 quilômetros de distância de Quito. A cidade é famosa por oferecer atividades de ecoturismo, além da Casa del Arbol, conhecida como o Balanço do Fim do Mundo.
Passeie ainda pela Ruta de las Cascadas de bicicleta e aproveita para conhecer a Amazônia equatoriana.
Praias no Equador:
Acreditem se quiser além de tanta beleza, as praias do Equador são donas das paisagens mais incríveis do país. Para montar um roteiro praiano bacana, separamos três das praias mais lindas:
Praias de Galápagos: Sem dúvida, um dos principais pontos turísticos do Equador para quem está em busca de momentos de relaxamento e belezas naturais. As praias estão espalhadas por toda ilha Galápagos. O arquipélago é hiper extenso, ultrapassa mil quilômetros, a região é famosa por ser um ponto de desova de tartarugas marinhas.
Para apreciar a vida marinha, visite a praia da Isla Isabela, onde é possível ver lobos marinhos e iguanas. Para quem quer praticar mergulho, a Ilha de Rábida é o lugar certo. Por lá, é possível mergulhar com arraias e lobos marinhos. Em toda a ilha, você terá experiências incríveis. Se der sorte, durante os passeios é possível avistar tubarões, tartarugas-gigantes e pinguins.
Praia de Puerto Cayo, Puerto Cayo: Localizada em um pequeno vilarejo, é considerada uma das mais lindas do país. Com águas transparentes, mar azul e areia amarela, ela atrai muitos visitantes, principalmente os surfistas, por causa da altura das suas ondas.
Bem em frente à praia, é possível avistar a Ilha Pedernales, um local perfeito para fazer mergulho. Se der sorte, é possível ver baleias jubarte.
Praia de Los Frailes, Manabi: Entre os passeios no Equador, não deixe de conhecer a Praia de Los Frailes, que fica no Parque Nacional Machalilla. Com mar calmo e ampla faixa de areia, você pode alugar guarda-sóis para apreciar a paisagem da região. Uma dica é subir até o mirante para observar toda a beleza da Praia de Los Frailes.
Documentação:
- Turistas brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para desembarcar em seu território. Basta apresentar apenas o documento de identidade em bom estado de conservação.
- Além disso, desde 2018 o governo do Equador exige que os turistas façam a contratação de um seguro-viagem para garantir auxílio durante o tour pelo país.
- É preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, com o registro da imunização contra a febre amarela. Não esqueça que a comprovação da vacina deve ter, no mínimo, 10 dias de antecedência no desembarque.
- Moeda e câmbio: desde 2000 a moeda vigente passou a ser o dólar americano.
- Quantos dias para conhecer o Equador: A quantidade de dias dependerá do número de cidades do Equador que pretende conhecer. Se quer visitar, pelo menos, três cidades, recomendamos que você fique cerca de 10 dias no país.
Fonte: https://www.segurospromo.com.br/blog/turismo-no-equador/
Espero que gostem de conhecer o Equador e tenho certeza de que vale a pena deixar na sua lista de próximas viagens!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para novos Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|