Croácia


A união Europeia continua com restrições para turistas brasileiros, mas Irlanda, Croácia e Eslovênia são as três exceções.

Essa semana vamos conhecer um pouco sobre a Croácia e ver o que tem de interessante por lá.

Croácia

Quem for visitar o país a turismo deve comprovar a reserva do hotel para o período de estadia, preencher o formulário EnterCroatia, apresentar teste negativo para Covid-19 emitido em até 48h ou passar por quarentena de 14 dias.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Se você quiser fazer uma viagem longa, depois de 14 dias na Croácia o viajante está liberado para entrar na Itália ou na Bulgária e daí viajar para outros países da União Europeia – porém é preciso observar as exigências de cada país antes de comprar as passagens.

Croácia

Croácia fica no continente Europeu, na região considerada como Leste Europeu, ou Balcãs. País faz fronteira com a EslovêniaHungriaSérvia, Bósnia e Herzegovina, e Montenegro. Também possui uma fronteira marítima com a Itália, no Mar Adriático.

O país faz parte da União Europeia desde 2013, mas ainda não faz parte da Zona de Schengen e nem utiliza o Euro como moeda oficial. Portanto, os passaportes são necessários ao passar a fronteira com outros países da União.

Croácia

A Croácia tem pouco mais de 4 milhões de habitantes (apenas a cidade de São Paulo, por exemplo, tem 12 milhões, e no Rio de Janeiro, são aproximadamente 6 milhões). Zagreb, a capital do país, tem aproximadamente 800 mil habitantes e é a maior cidade croata. Split, a segunda maior cidade do país, tem 450 mil habitantes ou, seja, metade da população da capital. Na Croácia a população é majoritariamente cristã.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

turismo é tão relevante para o país que ele representa nada menos que 14% do PIB nacional. Por isso, a infraestrutura que a região oferece aos visitantes é significativa e só tende a melhorar. Centenas de opções de hotéis (de rede ou boutique), restaurantes premiados, natureza protegida, vinícolas de ponta – estão à sua espera! A maioria dos croatas é fluente em inglês. E, as pessoas trabalhando no setor de hospitalidade, além do inglês, geralmente também falam outros idiomas, principalmente alemão e italiano.

Enquanto estiver na Croácia, faça uma visita guiada em algumas das cidades que planeja conhecer. Dessa forma, você terá todas as informações, aprenderá a história do lugar, entenderá a cultura e o povo do país, talvez aprenda umas palavras da língua croata. E, ademais, você conhecerá todos os melhores pontos turísticos e lojas de souvenirs!

croácia

Embora seja um país pequeno, a Croácia é muito diversa. Viajando do interior para a costa, você vai ver as estações alterando, a paisagem se transformando, os cheiros, sabores e a arquitetura mudando.

A Croácia é um local de longa história e tradição, e de grande beleza natural. Existem 10 Patrimônios Mundiais da UNESCO na Croácia e uma longa lista dos patrimônios culturais intangíveis protegidos. Quando se trata de preservar a natureza, a Croácia conta com 8 parques nacionais, 11 parques naturais e várias outras áreas protegidas.

Pela sua história de diversas etnias, inclusão e separação, além dos croatas, sérvios, húngaros e romenos fazem parte da população local. O que faz com que a cultura seja uma junção de vários povos. Talvez seja esse o motivo de serem bastante receptivos, sobretudo com turistas.

A maioria da população segue a religião católica romana, sendo a Igreja um espaço de grande influência na sociedade, ainda nos dias de hoje.

croácia

Os croatas são pessoas orgulhosas de seu país, com orgulho de sua herança cultural, mantendo a cultura muito viva, por meio da música, dos contos folclóricos, dos costumes e de suas danças e rituais.

Croácia: guia para o país das praias, dos lagos e da história:

Água clara, cristalina, perfeita para um banho de mar, ou passeio de barco no verão. Poderia ser Grécia, ou a italiana Costa Amalfitana. Mas estamos falando da Croácia, que tem chamado atenção de turistas do mundo inteiro e, agora, dos brasileiros.

A localização é perfeita: a Croácia é banhada pelo no Mar Adriático. Suas cidades mais atrativas, como Dubrovinik e Split, foram adaptadas para receber os turistas europeus. O país fica ao sul da Europa, junto à Eslovênia e Hungria, ao nordeste da Sérvia e, ainda, próximo da Bósnia e Herzegovina.

Possui fronteira marítima com a Itália, o que facilita uma ótima viagem de verão, unindo os dois destinos. Além do mar, um parque nacional e a rica cultura de Zagreb, fazem da Croácia uma ótima dica para a sua próxima viagem.

Principais cidades da Croácia:

A Croácia é famosa pelo seu mar de águas cristalinas e belas praias. O país possui 1.185 ilhas e recebe mais de 800 cruzeiros durante a temporada de verão europeia.

Aproveite a sua ida à Croácia e dê uma volta pelo país. Além da capital Zagreb, é possível conhecer as atrativas Dubrovnik e Split.

E se você for às praias, saiba que, na maioria, não existe areia. Sim, alguns terrenos podem ser mais pedregosos. Você escolhe onde quer “montar” o seu acampamento para aproveitar o banho de mar.

Veja quais são as principais cidades para a sua viagem:

Zagreb:

É a capital do país e pode ser um bom ponto de partida na sua viagem pela Croácia. Suas construções remetem ao antigo império austro-húngaro. Também é uma cidade com muita cultura. Muitas galerias de arte se misturam a locais descolados, recebendo muitos turistas jovens vindos, em sua maioria, da Europa Ocidental.

croácia
Trg ban Jelacic, Praça Central, Zagreb. | Fonte: visit-croatia.co.uk

Suas influências são renascentistas e barrocas. Destaque para o Palácio Episcopal. Afrescos do século XIII juntam-se às construções da época medieval. Além disso, Zagreb é uma das cidades da Europa mais baratas para viajar.

Dica: para conhecer melhor, faça o passeio no ônibus Hop On Off em Zagreb.

Dubrovnik:

Se estiver buscando as praias paradisíacas da Croácia, Dubrovnik é quase que parada obrigatória. O mar Adriático abraça praticamente toda a cidade, que fica situada na Costa da Croácia, na região da Dalmácia.

croácia

Além de ser conhecida por sua beleza, Dubrovnik recebe muitos jovens, por conta de suas universidades. Isso faz com que a cidade seja animada, com muitos bares, restaurantes e bastante agitação noturna.

Além da praia, visite os fortes, os monastérios, museus e sinagogas. É próximo da cidade que fica Stari Grad, o centro antigo enclausurado por uma muralha que atinge os 2 quilômetros de extensão. Caminhe por passarelas para ter uma das melhores vistas do mar Adriático.

De lá, se for fã, faça a Excursão a Pé Game of Thrones e Trono de ferro, com guias que trabalharam no set da série.

Korcula:

Cidade costeira, é uma das que mais chamam atenção no verão. Korcula é uma pequena ilha da Croácia, também cercada pelo Mar Adriático.

Pequena, tem entre suas atrações as ruínas de uma casa que, dizem, ter pertencido ao navegador Marco Polo, conhecido como um grande viajante. O local hoje é um museu sobre ele.

Split e Hvar, na Costa da Dalmácia:

Situada na costa Dálmata, outras duas cidades principais, além de Dubrovnik, merecem ser conhecidas. A primeira é Split, famosa por seu Palácio de Diocleciano, o imperador romano que governou a região entre os anos de 284 e 305 d.C.

A segunda é Hvar, que com sua marina glamourosa, sedia algumas das melhores festas noturnas da Europa.

croácia

Além delas, vale destacar a ilha de Korcula, que já falamos, e Trogir, todas rodeadas pelas águas cristalinas do Mar Adriático.

Pula:

Pula é a milenar cidade croata. Antes dominada pelo Império Romano, hoje tem como um de seus principais monumentos um Anfiteatro.

Parecido com o Coliseu da capital da Itália, a versão da Croácia é um pouco menor, chamado de Arena. Mas, mesmo assim, bastante imponente, com capacidade para mais de 20 mil pessoas.

A cidade de Pula também fica na zona costeira, na região portuária de Istria, à beira do mar Adriático. É conhecida de um grande clássico da literatura – seu enorme cemitério foi mencionado por Dante em sua grande obra “A Divina Comédia” -, além de casas decoradas com mosaicos e mármores.

Pula é, hoje, um polo cultural e econômico da Croácia.

Zlatni Rat:

É conhecida como a praia mais charmosa da Croácia. Situada na cidade de Bol, Zlatni Rat é, também, a mais famosa da região.

A cidade de Bol está localizada na ilha de Brac, uma das mais antigas do país. Ela é conhecida por um fenômeno natural, onde a faixa de areia fica em formato triangular, formando uma espécie de “língua” que se estende sobre o mar. Depende da maré e da época do ano.

É bastante procurada por praticantes de windsurf e é, também, uma das únicas praias que tem areia. Mesmo assim, mais grossa do que a que conhecemos no Brasil.

Principais pontos turísticos da Croácia:

O país oferece belos cenários e já foi o set de gravações da série Game of Thrones.

1. Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é conhecido como a principal atração turística da cidade. Ficam na região central do país, entre a capital Zagreb e o litoral.

Croácia
Fonte: visit-croatia.co.uk

Os lagos compõem o mais antigo e maior parque nacional do país, sendo também Patrimônio Mundial da Unesco. Ele é formado por 16 lagos em tons de azul e verde, além de cascatas de vários tamanhos, e coberto com vegetação florestal.

É possível chegar de carro ou de ônibus, principalmente saindo das cidades de Zagreb, Zadar e Split. Lá dentro, você anda por passarelas que cruzam os lagos, além de poder se locomover de barco em um trecho do trajeto. Infelizmente não é possível nadar nos lagos.

Faça a Excursão ao Parque dos Lagos de Plitvice saindo de Zagreb, com duração de 10 horas, traslado de ida e volta e guia fluente em inglês.

2. Stari Grad ou Cidade Murada:

O centro antigo Stari Grad, também conhecido como Cidade Velha ou Cidade Murada, é uma pequena região portuária. Situado na Ilha de Hvar, parte de Dubrovnik, é uma das mais antigas cidades da Croácia, fundada por Gregos. É, também, o coração histórico de Hvar.

Este local histórico é cheio de ruas e praças pitorescas, com suas casas e igrejas tradicionais do Mediterrâneo. Stari Grad também é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Para ir até lá, é possível fazer uma Excursão Guiada pela Cidade Velha de Dubrovnik, visitando os principais marcos locais.

3. Teleférico de Dubrovnik:

No teleférico, você terá uma vista deslumbrante da cidade de Dubrovnik, com certeza uma atração imperdível pela cidade histórica.

4. Arena de Pula:

Se a cidade de Pula estiver no seu roteiro pela Croácia, coloque o Anfiteatro Romano na sua lista. O coliseu croata, a Arena de Pula, é o anfiteatro dos tempos do Império Romano.

Diferente do grande “irmão” italiano, fica à beira-mar e foi construído no primeiro século, seguindo as técnicas de arquitetura clássica. As mesmas utilizadas na Antiga Roma.

É um dos seis maiores anfiteatros romanos pelo mundo que ainda podem ser visitados. Na Croácia, é a construção desses tempos que ainda melhor conserva sua estrutura, como a altura original e suas quatro torres.

A Arena de Pula foi palco de jogos entre os gladiadores, em batalhas sangrentas, mas também recebeu espetáculos artísticos. Hoje, recebe shows, festivais, concertos e cinemas ao ar livre em um menor espaço.

5. Esportes de aventura:

Se você gosta de esportes radicais e de aventura, fazer turismo na Croácia é uma ótima opção. Dentre os mais populares, estão a escalada, esqui alpino, o snowboardingwindsurf e kitesurf.

Durante o verão, um local indicado são os arredores do Lago Jarun, próximo à Zagreb. Para quem gosta de caminhada nas montanhas e escaladas, a Ístria é uma das regiões mais populares para a prática, assim como o Parque Nacional Paklenica e a região de Split.

Para os esportes do mar, o litoral é uma boa pedida. Se quiser um esporte mais leve, em Dubrovnik é possível fazer uma Excursão de Caiaque no Mar ao Pôr do Sol.

6. Catedral de Zagreb:

croáciaO edifício mais famoso da capital da Croácia é, também, o mais alto do país. A Catedral de Zagreb no Kaptol é dedicada à Assunção de Maria, ao Santo Estéfano e São Ladislau.

Construído em estilo gótico, no início do século XI, o interessante é observar as torres, que podem ser avistadas de vários pontos da cidade. No final do século XV, o Império Otomano invadiu a Bósnia e a Croácia. Por conta disso, foram feitos muros de fortificação em torno da Catedral.

Entre e veja o interior da igreja, com toda sua imponência artística e arquitetônica. Neste passeio a pé por Zgreb, os visitantes aprendem sobre a história da cidade com uma visita à Catedral. Você pode reservar no Get Your Guide.

7. Península de Verudela:

A Península de Verudela possui ótimos hotéis, bares e restaurantes e é perfeita para quem quer descansar e aproveitar as praias e caminhar pelo calçadão.

8. Praias da Croácia:

A Croácia possui algumas das mais belas praias da Europa. Por isso, leve na mala biquíni, protetor solar, chapéu e óculos de sol.

Confira algumas das melhores e mais famosas praias da Croácia:

  • Stiniva (ilha de Vis), considerada a praia mais bonita da Europa;
  • Banje (Dubrovnik);
  • Brela (Split);
  • Srebrna (Rukavac);
  • Zlatni Rat (Bol);
  • Punta Rata (Brela);
  • Bacvice (Split);
  • Uvala Porat (ilha de Bisevo);
  • Hawaii (Verudela);
  • Pakleni Otoci (ilha de Hvar).

Importante saber que a maioria das praias da Croácia têm pedrinhas e não areia. Por isso, é bem comum as pessoas andarem com meias especiais para conseguir pisar e entrar no mar. Mas, todo sacrifício compensa pelas praias de águas azul claro e quase transparentes.

Se achar alguma boia para comprar, aproveite. Com certeza, vale a pena mergulhar nesse mar incrível com temperatura da água que varia entre 20º e 24º graus.

9. Palácio de Diocleciano:

Localizado em Split, o Palácio de Diocleciano foi residência imperial da Croácia. O monumento é Patrimônio Mundial da Unesco.

croácia

Quando ir à Croácia?

Se você quiser aproveitar as praias, o ideal é ir entre os meses de junho a setembro, no verão.

Julho e agosto são os meses de alta temporada e as atrações devem estar mais cheias. Mas são os meses mais recomendados, pois é o período em que as águas do Mar Adriático estão mais quentes.

Caso não tenha interesse em ir às praias, as estações de primavera e outono são sempre as mais recomendadas para destinos europeus.

Dica: opte por fazer turismo na Croácia no final do verão, no mês de setembro, com certeza você vai se surpreender com as belas praias de água azul-turquesa.

GASTRONOMIA CROATA

A gastronomia croata é uma atração à parte. A Croácia é um país com uma gastronomia muito rica e diversificada. Com influência dos países vizinhos, é possível encontrar goulashapfelstrudelgelatos italianos, entre outras delícias. Os pratos incluem desde frutos-do-mar até carnes.

Não deixe de provar os pratos típicos de cada região. Dentre os mais famosos, estão pratos com mariscos, camarões e amêijoas. Os queijos e presuntos defumados estão sempre presentes, assim como peixe, sopa e salada de frutos-do-mar. As trufas, famosas principalmente na região de Ístria, completam a fama da boa gastronomia local.

Você vai encontrar, na Bahía de Ston, as melhores ostras e mexilhões do país. Experimente também o Crni rižot, um risoto negro de lulas, maravilhoso.

Além disso, o país tem produzido bons vinhos. Com muita variedade de uvas nativas, uma nova geração de vinicultores começou a produzir a bebida, em meados dos anos 90. Não deixe de provar: os brancos são ainda melhores e combinam principalmente com a praia.

Dicas locais

Já recomendamos aqui, mas não custa repetir: as praias croatas devem constar no seu roteiro pelo país. Mesmo que você não goste de mar, a vista e os passeios já valem a pena.

E a última dica é para você que é fã da série Game of Thrones: foram 13 as locações no país que fizeram parte de diversos episódios. Todas elas filmadas na cidade de Dubrovnik.

Na sua ida, preste especial atenção nos seguintes locais, e relembre momentos históricos da série:

  • Cidade Velha;
  • Jesuit Staircase;
  • St. Dominic Street;
  • Ploče Gate;
  • Rector’s Palace;
  • Muralhas de Dubrovnik;
  • Minčeta Tower;
  • Fort Lovrijenac;
  • Pile Bay;
  • Tresteno Arboretum;
  • Ilha de Lokrum;
  • Palácio Dioclesiano de Split;
  • Klis Fortress.

10 curiosidades da Croácia, o país onde nasceu a gravata:

O país está no imaginário de muitas pessoas e, até morar na Croácia já é uma possibilidade. Confira as melhores curiosidades sobre o país!

1. Cenas do Game of Thrones – GOT

Muitas cenas do famoso seriado Game of Thrones (A guerra dos Tronos) foram filmadas na Croácia, mais precisamente em Dubrovnik. Se você é fã dessa série (assim como eu), com certeza vai reconhecer as vistas quando chegar na Croácia. Das curiosidades da Croácia, já comecei a achar essa a mais top!

2. Praia que muda de cor

Uma das praias mais famosas da Croácia é a Zlatni Rat, que está localizada na ilha de Brac. Essa praia muda de cor e formato de acordo com o vento, o que torna cada visita única.

3. Menor cidade do mundo

A cidade Hum, localizada na Croácia, entrou para o livro dos recordes como a menor cidade do mundo. Possui apenas 20 moradores.

4. Instrumento musical tocado pelo mar

Das curiosidades da Croácia que é preciso conferir! Em Zadar existe um órgão que é tocado pelo mar. As ondas batem nos tubos do órgão e criam sons harmônicos, um espetáculo à parte. Essa foi uma invenção criada pelo arquiteto Nikola Basic e inaugurada em 2005, e atrai vários turistas.

5. Pôr do sol mais lindo do mundo

Visto de onde está esse órgão tocado pelo mar, em Zadar, de acordo com Alfred Hitchcock, é o pôr do sol mais lindo do mundo. E se formos pensar que estaremos vendo o pôr do sol mais lindo do mundo e ouvindo o mar tocando órgão, deve ser uma das experiências mais sensacionais da vida.

6. Origem dos Dálmatas

Isso mesmo, os cachorrinhos do filme 101 Dálmatas, essa raça tão fofa, tem origem na Croácia, mais especificamente na Costa Dalmácia.

7. Ilha em formato de coração

A Ilha de Galesnjak, localizada no canal de Pasman tem o formato de um coração e por causa disso recebeu o apelido de ilha do amor. Ela conta somente com 1,55km de litoral.

8. Grande produção de lavanda

A Croácia é um país que produz muita lavanda, e na ilha de Hvar existem vários campos de plantação de lavanda, o que dá muita cor ao local, fazendo com que fique ainda mais bonito.

9. Invenção da gravata

A gravata foi inventada na Croácia, no século XVII. A palavra “gravata” é derivada do croata kravat. Dizem que essa invenção é disputada com os franceses, mas que a versão mais convincente é a dos croatas…

10. Pão de gengibre

O tão famoso pão de gengibre, receita da Idade Média, é muito utilizado na Croácia como presente no Dia dos Namorados, como tradição para demonstrar o amor. A sua fama é tão grande que ele foi considerado patrimônio imaterial pela Unesco.

COMO CHEGAR:

Não há voos diretos entre o Brasil e a Croácia. No entanto, cidades como Dubrovnik, Zagreb e Split são acessíveis através de conexões feitas em boa parte das grandes capitais europeias que tem voos para o Brasil. Este é o caso de serviços oferecidos por Lufthansa e British, as duas mais convenientes e rápidas, e Tap, KLM e Turkish.

Por terra, cidades como Zagreb estão ligadas a cidades turísticas importantes do centro da Europa como Budapeste (6 horas de viagem), Viena (6h40) e Munique (8h30), com reservas feitas através da DB Bahn (www.bahn.com).

Chegar de carro também é uma excelente opção, principalmente para aqueles que planejam conhecer lugares mais isolados, incluindo a Eslovênia. O aluguel de carro dentro e fora da Croácia é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas. Na hora de cruzar a fronteira haverá uma checagem de passaporte e aduana e será necessário pagar a taxa de pedágio, que pode ser feita em euros, kuna ou mesmo em cartão de crédito.

COMO CIRCULAR:

A Croatian Airlines (www.croatiaairlines.hr) é a companhia com mais voos e serviços entre os principais destino dentro da Croácia. Por terra, uma das melhores e mais baratas alternativas são viagens de trem com a companhia nacional (www.hznet.hr). Os trens são razoavelmente modernos, pontuais e seguros, mas as frequências são um pouco irregulares.

Com uma malha com boa cobertura, várias saídas e preços igualmente razoáveis, os ônibus são talvez a melhor forma de circular pelo país. Algumas das companhias que operam na região são a Croatia Bus (www.croatiabus.hr), Autotrans Rijeka (www.autotrans.hr) e Autobusni promet Varazdin (www.ap.hr).

Informações ao viajante:

Línguas: croata
Moeda: Kuna
Visto: Não é necessário tirar nenhum visto

Embaixada oficial no Brasil:
SHIS, QI 09, conj. 11, casa 03 – Brasília, DF
(61) 3248-0610.

Espero que gostem!!

Fontes: https://turismo.eurodicas.com.br/turismo-na-croacia/

            https://www.eurodicas.com.br/curiosidades-da-croacia/

           https://viagemeturismo.abril.com.br/paises/croacia-3/

       Abraços e até a próxima semana 😊

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eight − 3 =

Scroll to top
Assine