Quem aí tem dúvida toda vez que vai comprar malas de viagem? Qual o melhor modelo, tamanho, colorida ou preta? E ainda qual a mala que pode levar na cabine? Qual preciso despachar?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E vamos começar com essa pergunta: Todos sabem o que é bagagem de mão?
É aquela que vai com você na cabine do avião e fica acomodada no compartimento acima. Ela pode ser daquelas de rodinhas pequena ou até mesmo uma mochila, respeitando os tamanhos e limite de peso permitido em cada companhia. E nessa bagagem que você levar seus objetos de valor, assim fia sob a sua responsabilidade. Nos voos que saem do Brasil estão assegurados 10 kg de bagagem de mão sem custo adicional, mas atenção porque em outros países a regra pode ser diferente.
Também é preciso atenção especial para as dimensões máximas estabelecidas para a bagagem de mão. Atualmente as companhias aéreas, por meio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), fazem um controle da dimensão das malas de mão, obrigando os clientes com medidas fora do padrão a retornar ao check-in e despachar a bagagem. E o custo de comprar a bagagem no aeroporto é sempre mais alto do que a compra antecipada.
E o que é bagagem despachada?
A bagagem despachada são as malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues no balcão de check-in do aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro na chegada.
Quando você despacha a bagagem, recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso dela extraviar (por algum motivo não chegar ao destino). Quando sair do avião no aeroporto final, o você deve conferir o painel e ir à esteira de seu voo para aguardar a mala. Não esqueça de conferir a etiqueta com o seu nome, pois se a sua mala com certeza sempre terá malas iguais a sua.
Minha dica pessoal: Sempre uso mala bem colorida, com fitas e tudo que me facilite na hora de pegar a mala, etiquetas de viagem com seu nome e telefone são imprescindíveis para evitar a troca de malas, mas se a sua for amarela garanto que vai encontrar poucas, por isso gosto das coloridas.
E como escolher a melhor mala para viagem de avião?
Muita gente fica em dúvida, outros não ligam muito, mas é muito importante a escolha da mala correta para sua viagem ser tranquila e sem surpresas desagradáveis já imaginou acabar ficando sem os seus objetos pessoais:
- Fuja do pretinho básico: eu nunca compro mala de viagem preta, amo as coloridas e quanto mais cor melhor, porque se você parar e olhar na esteira o que mais tem são malas pretas, nossa vejo as pessoas ficarem perdidas procurando sua mala no meio de um monte de malas pretas. Acho que dá a impressão de ser mais chique e elegante, talvez? Mas, se você realmente prefere a mala preta, lembre-se de colocar alguma coisa nela para diferenciar das demais. Pode ser um lenço amarrado, algum adesivo, ou até mesmo aquelas tags de identificação. Mas colorido hein minha gente porque a ideia é justamente chamar a atenção para você conseguir achar logo sua mala.
- E não fique muito apegado a sua mala: é horrível falar isso, mas a sua mala vai ser jogada para todos os cantos, empilhada junto com outras bagagens e colocada dentro do avião, e ninguém vai ter o mesmo cuidado que você, ela pode ser quebrada, sair a rodinha, por isso escolha as bem resistentes, que aguentam impacto, mas dependendo do tecido se tomar chuva molha seus pertences, então prefira as mais rígidas, que duram bem e não entram água.
- Comprar o Kit 3×1 pode valer a pena: Em quase todas as lojas é possível encontrar conjuntos de malas com três unidades, sendo a menor delas a bagagem de mão, além de outras duas maiores que devem ser despachadas. Comprando as três juntas o preço pode compensar mais do que adquirindo as três individualmente. Sem contar que é sempre bom ter opções em casa, afinal, a quantidade de dias no destino é que determina o tanto de coisas que você precisa levar e tudo pode acontecer.
- Como escolher as rodinhas da mala: Essa é fácil né, não dá nem para ter dúvidas as melhores são as com rodinhas que giram em 360°, ajudam muito na hora de andar no aeroporto e em tudo quanto for lugar, muito mais fácil, sem fazer muito esforço, porque ninguém merece ficar arrastando mala pelos lugares e fazer aquela força tremenda, ou ir como se a mala tivesse vontade própria, nossa horrível. Não dá para vacilar nessas horas.
- Divisórias: amo demais, e quanto mais divisórias melhor. É muito bom para separar os itens e deixa mala toda organizada, apesar de nem sempre voltar como foi né rs. Sem contar que dá para separar chinelos, de outras coisas: tipo itens de higiene, outra com itens pessoais como calcinhas, sutiãs e meias do restante da mala, muito melhor não é mesmo? E acho prático em todo tipo de mala, até mochila. E muitas necessaires também são muito uteis.
- Cadeados: Item de segurança dos mais importantes quando viajamos de avião. Já pensou alguém abrir a sua mala? Gosto muito dos cadeados embutidos, que são práticos, custam mais, só que vale a pena. Cadeados não são itens obrigatório tá gente, é mais uma prevenção contra aborrecimentos futuros.
- Vale a pena aproveitar as promoções? Com certeza vale, mas não esqueça que promoções geralmente acontecem depois das temporadas de viagens, então se organize porque é possível encontrar descontos de até 50% as vezes.
- Peso da mala vazia: essa é uma ótima dica na hora de comprar, pois as cias aéreas levam muito a sério a franquia de bagagem e se tiver peso extra tem custo a mais. E quanto mais pesada a mala menos roupas você vai levar rs. Considere malas com 2kg no máximo, mas pode variar dependendo do material, então atenção na hora de comprar e leia a etiqueta.
- Marcas que duram uma vida e tem garantia vitalícia: Se você não se incomoda de viajar sempre com a mesma mala vale a pena comprar uma de excelente qualidade e com garantia contra tudo e por anos. Mas se você como eu e gosta de mudar, variar a cor, aí estamos ferradas porque vamos ter um gasto a mais de vem quando….
Uma última dica: Leve em consideração as dimensões definidas pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas): https://www.abear.com.br/passageiros/bagagens/bagagem-de-mao/
Todas as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão em voos domésticos e internacionais.
A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino. Na LATAM, apenas a tarifa Basic, comercializada para voos dentro do Chile, Peru, Colômbia, Equador e Argentina, não inclui bagagem de mão gratuita.
A VOEPASS também permite, gratuitamente, uma bagagem de mão por passageiro, mas determina as seguintes dimensões máximas: 55 cm X 40 cm X 20 cm.
A RIMA – por causa dos modelos de aeronaves que opera – permite bagagem de mão desde que o peso total não exceda 3 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 90 cm³ – em compensação, pode-se despachar volumes somando até 9 kg, sem custo.
Na ABAETÉ, pelo porte das aeronaves, são permitidos como bagagem de mão apenas eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e câmeras fotográficas, além de dinheiro e joias. Já a bagagem despachada pode ser de até 23 kg na tarifa Promo e 2 peças de 23 Kg cada na tarifa Top, sem cobrança extra.
Se a mala ultrapassar as especificações da companhia, o passageiro pode ter de despachá-la e pagar pelos quilos excedentes.
ITENS PESSOAIS
Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila para notebook, entre outros.
As medidas máximas, válidas para LATAM e VOEPASS devem ser: 45 cm X 35 cm X 20 cm. A GOL considera 43 cm X 32 cm X 22 cm como dimensões-limite, enquanto a RIMA não permite o transporte de mais um item a bordo.
ITENS PROIBIDOS NA BAGAGEM DE MÃO
Alguns objetos não podem ser transportados na bagagem de mão ou na bolsa tanto em voos nacionais quanto internacionais. Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, não podem ser levados na bagagem de mão:
- Armas – de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
- Objetos pontiagudos ou cortantes – machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
- Ferramentas de trabalho – pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.
- Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis – explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós-metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.
- Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos – cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.
POSSO LEVAR? ITENS COM REGRAS ESPECÍFICAS
Alguns objetos devem respeitar regras específicas para serem transportados como bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto internacionais:
- Aparelhos de barbear e tesouras arredondadas devem ter lâminas menores de 6 cm.
- Lixa de unha metálica somente sem ponta perfurante ou aresta cortante e com até 6 cm.
- Lapiseiras e canetas tinteiro apenas menores que 15 cm.
- Apenas um isqueiro (com gás ou fluido) por passageiro.
- São permitidos termômetros de medição térmica.
- Bastão de selfie, desde que o peso e volume não excedam os limites permitidos à bagagem de mão (somando com os outros volumes).
- Também em voos domésticos, é possível levar até 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.
- Em voos domésticos, pode-se levar no máximo 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.
EM VIAGENS INTERNACIONAIS:
- O transporte de líquidos e géis é restrito a embalagens de, no máximo, 100ml.
- São permitidos medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais – somente o necessário para o período total de voo (incluídas eventuais escalas).
- Se o voo for para os Estados Unidos, há um limite de 350 ml para substâncias em pó.
Comprei líquidos no free shop. E agora? Esses produtos podem exceder o limite de 100 ml, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas padronizadas e com o recibo de compra à mostra.
Espero que gostem, eu até me diverti escrevendo essas dicas!
Ótimo final de semana e se precisar de alguma dica ou informação, já sabem: só me enviar mensagem que vou adorar responder.
Um abraço até a próxima 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|