Quem nunca sonhou em conhecer o arquipélago mais lindo do Brasil?Fernando de Noronha
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.
Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.
Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.
Fique o máximo de dias que puder nesse paraíso é ande, conheça, explore e se encante com esse lugar que, orgulhosamente, faz parte de nosso país.
Quando ir a Fernando de Noronha – melhor época
Fernando de Noronha pode ser aproveitada o ano inteiro porque sempre faz calor e sol por lá. A alta temporada acontece especialmente entre meados de dezembro até o Carnaval, especialmente no período próximo ao Réveillon e janeiro — nessa época a cidade ilha fica bem movimentada e com preços poucos convidativos.
Os meses entre março e julho são mais chuvosos enquanto entre agosto e fevereiro é mais seco. Viajar entre os meses mais chuvosos, no entanto, não significa pegar vários dias de chuva, isso pode variar bastante e permitir que você curta bons dias de sol.
Como chegar a Fernando de Noronha
Noronha é uma ilha e chegar até lá só pode ser feito através de avião ou embarcação. Atualmente os cruzeiros não são permitidos, por isso é necessário voar até lá — a Gol tem voos a partir do Aeroporto de Recife, enquanto a Azul tem voos que partem do Recife e de Natal.
O que fazer em Fernando de Noronha
Aproveitar as praias, fazer algumas trilhas, fazer passeios de barco, mergulhar, surfar e, claro, relaxar estão entre as principais atividades para fazer em Noronha.
A ilha é um destino sem igual para quem procura por tranquilidade e belas paisagens naturais, mas pode ser também um lugar gostoso para praticar exercícios, ainda mais com o visual que possui.
São diversas as possibilidades que Noronha oferece, desde programas mais pacatos, como aproveitar um fim de tarde na Praia da Conceição até praticar mergulho ou snorkeling e admirar tubarões ou fazer o aquasub, uma espécie de mergulho com uma pequena prancha.
Quantos dias ficar em Fernando de Noronha
5 dias completos é um bom período para aproveitar Fernando de Noronha, rodar por suas praias, fazer passeios e relaxar. Se você tiver mais tempo disponível, ainda melhor porque assim poderá fazer suas atividades com mais calma.
Informações sobre Fernando de Noronha
- Noronha foi uma base militar com ótimo sistema de fortificação e prisão, que deixaram como herança fortalezas hoje em ruínas, que oferecem uma bela vista para o pôr do sol.
- Hoje em dia a área da ilha está dividida entre a Área de Preservação Ambiental (APA) e o Parque Nacional Marinho, que têm a finalidade de proteger a ilha, seus animais e ecossistema. Por isso, o visitante que desembarca em Noronha deve pagar uma taxa de preservação que varia de acordo com os dias de permanência e o ingresso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que dá acesso a praias como a Baía do Sancho e Praia do Sueste.
- Fernando de Noronha é conhecido como um destino caro e infelizmente a crença popular é real. O turista que vai a Noronha precisa desembolsar um bom dinheiro, já que tudo chega na ilha apenas de avião ou por embarcações — mas não desanime, o lugar vale cada centavo!
O que fazer em Fernando de Noronha
As principais atividades em Noronha giram em torno do mar. Basta sair um sol para que todos os turistas queiram ir à praia para aproveitar um mergulho refrescante. Quem quer se surpreender com água cristalina e visual paradisíaco não pode deixar de ir à Baía do Sancho ou à Baía dos Porcos. Já para quem quer ficar perto do centrinho, ir à Praia da Conceição é a melhor ideia – essa praia é um point na ilha, especialmente no fim de tarde.
Além do Bar do Meio, o pôr do sol em Noronha também pode ser apreciado de outros locais, entre eles o Forte Nossa Senhora dos Remédios ou São Pedro do Boldró – ambos têm um visual deslumbrante!
Aproveitando toda a pureza da água, reserve um dia para fazer um mergulho com cilindro, ou mesmo com snorkeling, e você ficará deslumbrado com a diversidade marinha de Noronha. Peixinhos, tartarugas e pequenos tubarões são visitantes que podem ser observados na Praia do Sudeste ou na Praia do Porto.
Se gosta de aventura, vale a pena fazer o agendamento de uma das trilhas que o Parque Nacional Marinho oferece. O agendamento deve ser feito com alguns dias de antecedência e algumas trilhas requerem a presença de um guia. A trilha da Atalaia curta não precisa de guia e é bem fácil de fazer; já a Atalia longa que tem cerca de 4h de duração é mais puxada, mas igualmente bela!
À noite, uma boa pedida é sair para jantar em um dos ótimos restaurantes que a ilha possui. Se quiser participar de palestras educativas, você pode ir ao Projeto Tamar. Para quem prefere uma noite mais animada, a dica é dançar no Bar do Cachorro, um dos locais mais conhecidos da ilha para desfrutar da vida noturna!
Dicas de Fernando de Noronha:
Taxas para entrar em Fernando de Noronha
1 – Para ter acesso ao arquipélago mais badalado do Brasil é preciso pagar uma taxa de preservação ao Estado de Pernambuco. A taxa não é barata (R$87,71por dia), mas é necessário pagá-la se você visita Noronha a turismo. E como o pagamento é obrigatório, é melhor fazê-lo pelo site oficial de Noronha, entre dois a três dias antes da sua viagem. Pagando pelo site e não no próprio aeroporto você evita uma fila que sempre se forma na chegada dos voos.
2 – Parte da ilha de Fernando de Noronha faz parte do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) e essa área que compreende atrações como a Praia do Sancho, Sueste, Mirante dos Golfinhos, Atalaia etc. só pode ser visitada se for adquirido o ingresso do Parque Nacional. O ingresso pode ser adquirido no endereço eletrônico: https://tickets.parnanoronha.com.br/homepara 10 dias de uso. Com o ingresso em mãos você poderá agendar trilhas e visitar praias cujo acesso só é feito em posse desse ingresso, que na verdade é um cartão. Ele é vendido em 4 pontos da ilha e pode também ser comprado antecipadamente pelo site.
3- Depois da chegada da EcoNoronha, concessionária que administra a ilha, o acesso a algumas praias melhorou bastante, assim como a estrutura e organização em determinadas praias. Tenha em mente que certas praias de Fernando de Noronha têm horário de visitação e regras, que em caso de violação o turista está sujeito a multas. Essas regras foram estabelecidas para a própria proteção dos visitantes e preservação do espaço.
4- Faça a reserva de sua pousada com antecedência. Os preços das hospedagens em Noronha raramente são baixos – como tudo na ilha -, mas escolhendo a pousada com tempo de antecedência você terá mais alternativas e chances de encontrar ofertas.
5- Tudo em Noronha é caro. Vá para lá tendo isso em mente. Todos os produtos de que turistas e moradores precisam chegam ao arquipélago de barco, fazendo encarecer todo tipo de serviço.
6- Cartões de Crédito são amplamente aceitos nas pousadas e restaurantes, mas em alguns lugares mais simples a transação é apenas em dinheiro. Há uma agência do Santander na Vila dos Remédios e uma agência dos Correios onde se faz saque do Banco do Brasil. Não conte apenas com os caixas eletrônicos; por precaução, leve um pouco de dinheiro.
7- De dezembro a julho é época de reprodução de tartarugas. Nesse período é possível acompanhar as atividades do Projeto Tamar, que incluem desova, medição ou eclosão de ninhos. É lindo de ver!
8- O mar em Noronha não é sempre calminho. Se você tem medo de ondas fortes, procure conhecer a ilha entre agosto, setembro e outubro.
9- Leve roupas frescas, porque sempre faz muito calor em Noronha. Vale o aviso, também, de ter na mala uma roupa de frio leve para aqueles que são mais sensíveis aos ventos à noite e para o voo.
10- Se você possui máscara e tubo de respiração para snorkeling, não esqueça em casa. É possível alugar na ilha, sim, mas trazendo seu próprio conjunto você não tem o trabalho de alugar e precisar pagar por fora toda vez que quiser observar a vida marinha.
11- Celulares funcionam, sim, em Noronha, mas não em todos os pontos da ilha. A internet 3G/4G do celular deixa bastante a desejar. Grande parte das pousadas possui conexão de internet para os hóspedes, mas ainda assim, as conexões nem sempre são boas. Aproveite a viagem para abstrair… tenha ciência de que grande parte das vezes a internet não funcionará bem.
12- Protetor solar e repelente são produtos para ter na bolsa toda vez que você deixar a pousada. Quando programar um mergulho, não deixe de passar protetor nas orelhas, nas costas e na parte de trás do corpo – essas partes queimam bastante, principalmente quando se faz snorkeling. E já que você muito provavelmente precisará de protetor solar e repelente, compre-os antes de viajar! Não deixe para comprar na ilha pois lá tudo é mais caro!
13- Aos que acham que Noronha tem muita infraestrura e é como uma pequena cidade, não se enganem. Vá para lá ciente de que a estrutura da ilha é limitada, muitas ruas não são asfaltadas e, quando chove, é comum ter que pisar em um pouco de lama. As praias nem sempre são de fácil acesso; por isso, caminhar faz parte do dia a dia e tudo isso faz parte da magia do lugar. Sem um pouco de esforço, não dá para desfrutar de Noronha.
14- É sempre bom levar água e um biscoito ou lanches na mochila, pois várias praias da ilha quase não têm estrutura.
15- Leve remédios básicos que você usa no dia a dia, já que a farmácia de Noronha pode ser cara e, além disso, pode não ter o medicamento de que você precisa.
Ir a Fernando de Noronha é uma viagem linda, mas que requer muito planejamento e organização. Não é um destino barato. Então prepare-se com antecedência, pegue todas as informações e tudo dará certo e você também irá se apaixonar por Fernando de Noronha.
Ótima semana e um grande abraço 😊
Selma Cabral
Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|