Maceió


maceió
Marco Ankosqui/MTur

Maceió e suas águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores, garantem aos turistas passeios variados. Precisa mais?

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Com o avanço da vacinação já podemos começar a pensar em viajar. Por enquanto ainda tem muitas restrições tanto na Europa como nos Estados Unidos. E esse tempo todo já temos uma lista enorme de lugares para conhecer ou até mesmo revisitar.

E podemos aproveitar e conhecer melhor nosso país. O Brasil é lindo com toda sua diversidade cultural, climática e geográfica e rico em belezas naturais sem fim. Vamos conhecer essa semana nosso Caribe Brasileiro:

Maceió, capital do Estado de Alagoas, tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, bons hotéis, além de ótimas praias e diversidade de passeios.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem.

maceió
Marco Ankosqui/MTur

Já cantava Luiz Gonzaga: “Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar / Uma delas és tu, Pajuçara, / Praia linda engastada no mar (…)”. Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista.

O que fazer em Maceió

As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até a piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como aproveitar o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito.

Maceió
Marco Ankosqui/MTur

Não se prenda apenas ao miolo da capital e dê chance aos passeios que exploram outras praias de Alagoas. Ir à Praia do Francês e à Paripueira, com piscinas naturais de águas claríssimas, são programas lindos. Na maré baixa, que sempre dita o ritmo dos passeios, Maragogi e a Praia do Gunga (considerada uma das mais bonitas do Brasil) são imbatíveis e surpreendem pela beleza. Se quiser fugir do roteiro básico vá também até Piaçabuçu, onde fica a Foz do São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe — o lugar tem dunas douradas e paisagens espetaculares!

Praias de Maceió

Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca — guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para apreciar a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade.

Maceió
Marco Ankosqui/MTur

Ponta Verde é conhecida por sua animação e pelo letreiro com o nome da cidade, tradicional para fotos entre os turistas. Já a Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado, enquanto em Pajuçara, você poderá aproveitar um mar calminho com piscinas naturais, ver corais e peixinhos.

maceió
Marco Ankosqui/MTur

Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias de Maceió pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho. A melhor ideia para aproveitar praias limpinhas é não se prender apenas à capital e visitar também praias de municípios vizinhos, como a Praia do Gunga, Praia do Francês e várias outras. O que não falta no litoral de Alagoas são praias bonitas!

Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas.

Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas mais fortes, mas sem perder o colorido que deixa os visitantes hipnotizados. Nessas praias você encontrará estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia; sempre haverá um lugar para tomar uma água de coco gelada.

No litoral sul – não muito distante de Maceió -, três praias chamam atenção: a Praia do Francês, com um trecho de ondas fortes e outro de ondas fracas quando a maré está baixa; a Praia de Barra de São Miguel, que fica como uma piscininha na maré baixa; e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Se tiver que optar entre uma das três, vá ao Gunga, faça o passeio de buggy para ver as falésias e aproveite o encontro do rio com o mar para tomar banho de água doce e água salgada – a praia é absolutamente linda!

No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy – o nome da praia já explica o motivo. Maragogi, cidade de muitas praias belas, pede pelo menos um ou dois dias para ser conhecida como merece.

Dica: Ainda que a beleza do mar seja incontestável, é importante ficar atento à qualidade da água dessas praias. No site do Site do Meio Ambiente é possível conferir a qualidade das praias de Maceió e outras cidades do Estado.

Praias bonitas não faltam em Alagoas; é preciso escolher apenas quais delas se adequam melhor ao seu gosto pessoal e ao seu roteiro. Confira abaixo algumas opções!

Quando ir a Maceió – melhor época

Alagoas é um destino onde faz calor o ano todo, mas a melhor época para visitar Maceió são os meses de verão, quando chove menos na cidade. Outra dica importante é viajar no período de maré baixa, já que é nessa época que se formam as piscinas naturais e as praias ficam ainda mais bonitas.

Pontos Turísticos:

Os mais visitados pontos turísticos de Maceió são as praias. O mar e suas belezas naturais são os principais locais que os turistas visitam e não é para menos; como Alagoas tem um litoral privilegiado, os visitantes não se limitam apenas à área central e fazem passeios para conhecer praias próximas, localizadas em outras cidades. Leia sobre praias aqui.

Ainda que o mar seja o principal foco dos viajantes, quem não perde um programa cultural o encontrará também em Maceió. Para conhecer mais a fundo a história alagoana, obras de artistas locais, costumes e detalhes sobre eventos que acontecem na capital, visite o Museu Théo Brandão, que, além de ter uma visita guiada muito interessante, está em um casarão belíssimo. O bairro de Jaraguá, próximo de onde está esse museu, é ideal para ver construções antigas e históricas.

No centro, a dica é visitar a Catedral Metropolitana de Maceió e o Palácio Floriano Peixoto – antiga moradia e área de trabalho de diversos governantes alagoanos. No Palácio pode-se fazer um tour superlegal, com direito a entrada em salões com quadros e móveis antigos, e exposições que contemplam os feitos de personalidades alagoanas. Para admirar Maceió do alto, nossa sugestão é ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista bonita e garante boas fotos.

maceió
Marco Ankosqui/MTur

Como o artesanato está intimamente conectado à cultura do povo alagoano, separe um tempo para visitar o Pontal da Barra, bairro onde vivem muitas rendeiras que tecem o filó. Para fazer algumas compras e, quem sabe, levar para casa uma lembrancinha, boas opções são a famosa Feira de Artesanato Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato o Mercado Central; nesses lugares você encontrará grande variedade de produtos.

Catedral Metropolitana de Maceió: Principal templo católico da capital alagoana. Sua pedra fundamental foi lançada em 1840 e inaugurada apenas em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um bom passeio a ser feito no centro da cidade.

Maceió
Marco Ankosqui/MTur
maceió
Marco Ankosqui/MTur

Mirante de São Gonçalo:  Amantes de fotografias e de belas paisagens devem reservar um tempo para conhecer o Mirante de São Gonçalo, no centro de Maceió. O lugar é simples e está até malcuidado, precisando ter a vegetação aparada para garantir a vista completa da cidade, mas ainda assim vale a pena visitá-lo.

Museu Théo Brandão:  Localizado entre o centro e Jaraguá, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. O nome do museu deve-se ao fato de o local ter sido criado para abrigar a coleção de Théo Brandão, professor e folclorista.

Palácio do Governo Floriano Peixoto: O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo, começou a ser construído em 1893; foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu.

maceió
Marco Ankosqui/MTur
maceió
Marco Ankosqui/MTur

Vida Noturna:

Maceió não é uma cidade tão grande e tem uma noite tranquila comparada a outras capitais. As mesmas praias que ficam cheias de gente tomando sol durante o dia são também um atrativo da vida noturna. Caminhar no calçadão de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca pode não ser um programa tão animado, mas certamente é agradável e revigorante. Se estiver caminhando pela região e quiser algo mais animado, aposte nas barracas de praia.

Maceió
Marco Ankosqui/MTur

Jatiúca pode ser considerada o point da vida noturna em Maceió. O bairro tem vários restaurantes e bares, principalmente na antiga avenida Amélia Rosa, que hoje se chama Antônio Gomes de Barros, mas continua sendo conhecida pelo seu nome antigo. Basta ir até a Amélia Rosa e suas proximidades que você encontrará algo para fazer à noite.

Na Ponta Verde, os destaques ficam por conta das barracas Lopana e Kanoa. As casas, que são ótimas para passar o dia na praia, são indicadas para quem gosta de um ambiente informal e quer ouvir música ao vivo. No Lopana, um dos locais mais queridos pelos amantes da noite, a programação varia a cada dia, sem deixar de servir bons drinks.

Seja para dançar um forró ou para tomar um chope gelado com direito a banda ao vivo, o Maikai é sempre uma boa pedida. A casa está dividida em duas partes – a área do show bar e a da choperia – e ambas costumam atrair muita gente. É um dos lugares mais concorridos da noite em Maceió e agrada por ter programação diversificada.

Quem prefere fazer algo leve pode escolher alguns dos bons restaurantes da capital alagoana para jantar; são várias opções e diversos tipos de comida. Para comer e beber bem, não deixe de ir ao Divina Gula, que durante a noite fica bem animado.

  • Armazém Guimarães: Boa atmosfera, ambiente familiar e gastronomia de dar água na boca – o Armazém Guimarães é uma das melhores alternativas para quem deseja comer pizza em Maceió. O lugar, que tem mesinhas na calçada e decoração interna muito bacana, costuma ficar cheio durante a noite e atrai desde casais de namorados a grupos de amigos…

Lopana: Uma das melhores barracas de praia de Maceió. Ela fica localizada na Ponta Verde e é uma atração que atende muitos turistas e nativos. Durante o dia, o Lopana é ideal para apreciar o mar e a estrutura de praia, que conta com guarda-sóis, cadeiras e, algumas vezes, música.

Kanoa Beach Bar: Point da praia durante o dia e da vida noturna quando o sol vai embora, o Kanoa é uma das excelentes opções de entretenimento em Maceió e tem o diferencial de ficar na praia, cercado por inúmeros coqueiros.
Com infraestrutura para aproveitar o mar da Ponta Verde com tranquilidade, o Kanoa é também ideal para tomar uma cervejinha.

Divina Gula: Restaurante conhecido por servir comida mineira, mas a variedade do cardápio é tão grande que não é necessário se limitar à comida de Minas Gerais. Com atendentes simpáticos e pratos super bem servidos, o restaurante é um dos destaques em Maceió no quesito gastronomia.

Maikai: Conhecido como um dos melhores lugares na noite em Maceió. A casa funciona como choperia e tem também apresentações, então é uma boa alternativa tanto para quem quer apenas tomar um chope como para quem quer dançar e conhecer gente nova.

Dicas:

Maceió é uma cidade menos violenta do que outras capitais nordestinas, mas é preciso ter cuidado na cidade. Leve na bolsa apenas o que for necessário e evite deixar o hotel com pertences valiosos ou que chamem atenção. Não circular por lugares escuros e de pouco movimento durante a noite também é um cuidado importante para evitar incidentes.

  • Antes de viajar – e durante a viagem -, é altamente recomendado acompanhar a Tábua de Maré. Maceió e suas redondezas ficam muito melhores se forem conhecidas na maré baixa e a partir da tábua de maré você poderá entender como está o nível da água do mar. Quanto mais próxima de zero estiver a indicação, mais baixo será o nível da maré e melhores serão os passeios; quanto mais alto o número, menos indicado para fazer passeios e mais alta a maré estará. Ela sobe e desce duas vezes por dia, mas apenas na lua cheia e na lua nova ela muda de forma considerável – nas outras fases da lua acontece a chamada maré morta – não sobe nem desce muito e os passeios não costumam ser interrompidos (ou pelo menos, se realizados, não terão a mesma beleza).
  • Leve na mala itens como chapéu e protetor solar. O ventinho que faz em Maceió pode diminuir a sensação térmica e dar a falsa impressão de que o sol não está queimando a pele, mas ao final do dia muita gente constata que o sol queimou mais do que era esperado. Tenha cuidado e proteja-se ao se expor ao sol.
  • Consulte o site do Meio Ambiente para saber como está a qualidade do mar de Alagoas. São feitas análises constantes nas praias e elas indicam quando o mar está próprio ou impróprio para banho.
  • Durante nossa visita a Maceió, a orla urbana tinha muitas algas. Para quem não gosta de encontrar algas ao entrar no mar, recomendamos visitar outras praias da região metropolitana, como Gunga, francês e Barra de São Miguel.
  • Encontrar lixo nas praias da capital alagoana é bastante desagradável. Faça sua parte na limpeza da cidade e leve um saco plástico para depositar o lixo produzido durante sua visita.
  • Não subestime o trânsito da cidade. Em horários de pico, curtos trajetos podem levar um bom tempo. Caso tenha que ir ao aeroporto, programe-se e saia de seu hotel com antecedência, ele fica afastado da região central da cidade.
  • Aproveite a viagem para conhecer um pouco dos sabores regionais, comer em restaurantes típicos e tomar sucos naturais de frutas populares no Nordeste!

https://guia.melhoresdestinos.com.br

Espero que gostem! Quem for se quiser me enviar fotos que posto todas aqui.

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

baixada santista

Birdwatching na Baixada Santista! Será?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 19 =

Scroll to top
Assine