E hoje vou falar sobre dois assuntos que eu sou apaixonada: Turismo e Eventos e olhem que os dois tem muitas coisas em comum e na minha opinião se complementam!
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Quando pensamos em turismo e em eventos temos a tendência de achar que eles não têm nada em comum ou que são coisas diferentes, mas os eventos têm o poder de impulsionar o turismo.
Quando bem planejados, eles movimentam vários setores da cidade: Hotéis, espaços para eventos, bares e restaurantes, transporte, decoração, floricultura, vários profissionais da cidade, comércio em geral, os atrativos da cidade, através de Agências de Receptivo que podem criar roteiros personalizados de acordo com o público do evento explorando assim os horários ociosos durante a programação do evento, além disso podem sugerir junto à organização uma programação exclusiva ou que já incluam alguns passeios na cidade para os participantes.
Como percebemos tudo é uma questão de entendimento entre os envolvidos durante o planejamento e todas as partes devem conversar entre si para explorar todo o potencial da cidade para que todos aproveitem ao máximo a cidade receptora do evento e retornem em outras ocasiões com amigos e familiares.
Grande parte dos hotéis possui Centro de Convenções, uns maiores outros menores, mas que conseguem se adequar muito bem ao porte e tamanho do evento, mas o fato é que muitos conseguem aumentar seu faturamento com os eventos corporativos, festas e casamentos.
Mas para que tudo isso aconteça a empresa que organiza eventos tem que ao planejar e de acordo com o perfil e o público do evento pensar em como todos os envolvidos podem se beneficiar com negócios que são gerados a partir dos eventos, e isso acontece muito dentro dos Conventions Bureau das cidades, normalmente eles são procurados para apresentar todo o potencial da cidade, em local para o evento, segurança, atrativos, hotelaria, setor de A & B, centro de convenções, agências de Turismo Receptivo, transporte e tudo que for necessário para o sucesso do evento. O objetivo além de divulgar as cidades é promover um ambiente de negócios para associados e empresários do setor.
Um ótimo exemplo foi a 1ª Feira de Noivas Santos que aconteceu no Hotel Parque Balneário na cidade de Santos no dia 20 de maio. O perfeito alinhamento entre o hotel e a empresa que organizou desde o início das conversas, foi fundamental para o resultado, sucesso de público, de expositores e de negócios entre todos. Porque afinal o que queremos é exatamente isso: Movimentar a cidade, o local a fazer negócios sempre.
Vamos conhecer um pouco sobre a História do Hotel:
A História do Hotel é muito rica e muito interessante quem ficar curioso pode encontrar as informações no site Novo Milênio: https://www.novomilenio.inf.br/santos/h0183c.htm tem a história completa do hotel, com fotos e tudo mais e começa com essa manchete: Do velho Balneário, só ficou a história: Um hotel que começou num bangalô, tornou-se centro da elite cafeeira, hoje não existe mais. É o Parque Balneário. Em seu lugar, surge um shopping center.”
Para quem gosta bastante de História tem mais algumas e com muitas fotos nesse link: https://orgulhodeserpaulista.blogspot.com/2017/07/parque-balneario-o-hotel-mais-luxuoso.html
Eu vou falar de dados mais atuais e da minha impressão desse hotel que para mim é lindo e tem sua história ligada ao desenvolvimento e urbanização do bairro do Gonzaga em Santos: Em 1978 foi inaugurado o Shopping Parque Balneário, o primeiro de grande porte da cidade, e em cima o novo Parque Balneário Hotel. Ambos mantêm os nomes, o luxo e a qualidade dos serviços até hoje. É o preferido de vários artistas e celebridades e de apreciadores da História do Hotel como eu, nunca me canso de admirar a recepção com seus detalhes belíssimos, e que sem querer nos faz voltar um pouco ao passado e tentar imaginar como era de fato, quem se hospedou por lá, enfim, dá para viajar no tempo….
E claro que o local preferido do hotel é a belíssima recepção que ainda preserva algumas peças do hotel original, o que dá para observar no lindo painel de mármore com o desenho do prédio, visto ao fundo. Não dá para olhar para ele sem imaginar pelo menos um pouquinho de todo o seu glamour do passado. Fica a dica: Ao entrar no hotel olhem para o painel!
Atualmente o Hotel é administrado pela Rede Atlântica – Fundada em 1998, a Atlantica Hotels International, sediada em São Paulo, é a maior administradora multimarcas da América Latina, contando com um portfólio com mais de 130 hotéis, que agregam a oferta de mais de 22 mil quartos, em aproximadamente 60 cidades no Brasil.
Como podemos ver o Hotel está em ótimas mãos e continua com o seu excelente serviço de sempre e é conhecido como: Parque Balneário Hotel Santos by Atlantica.
Ao propor uma feira de noivas diferente para atrair o público escolhido que nesse caso foi noivas, assessoria de casamentos e serviços de festas, a empresa foi em busca de fornecedores da cidade, mas também de fora para que fosse possível trazer novidades e dessa forma conseguir movimentar o hotel com hospedagens para empresas e funcionários que vieram de longe e não só hotel que também era o local do evento, mas outro hotel próximo também se beneficiou do evento com hospedagem para os participantes. Além do setor de A & B do hotel, bares e restaurantes da cidade, esse evento especificamente recebeu pessoas de Holambra, Ribeirão Preto, Indaiatuba, Santo André, São Paulo, além de Santos e São Vicente e todos aproveitaram para conhecer a cidade e seus atrativos que eram mais próximos do local do evento e prometeram voltar em outras ocasiões com familiares e amigos.
E isso é o legal e muito importante dos Eventos: O seu poder de movimentar uma cidade inteira, além de proporcionar muitas parcerias, negócios, conhecimento, ficar por dentro das novidades, novas amizades, uma troca muito gratificante entre todos. E para quem promove fica sempre um sentimento de dever cumprido e realização ao ver que todo o trabalho valeu a pena e que venham os próximos. É fácil? Claro que não, mas sempre falo que o importante é o objetivo final ser alcançado e depois que termina com o sucesso todos os problemas, perrengues e ajustes de última hora que sempre tem, tudo valeu demais!!
Até semana que vem!!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|