Portugal: Pequeno no território e gigante em belezas!


Portugal

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

E essa semana vamos conhecer Portugal, um país que amamos e conhecemos bem e se tornou nos últimos tempos uma opção de moradia para muitos brasileiros. Apesar de pequeno territorialmente é gigante em belezas naturais. Separamos trinta lugares para lá de belos e que com certeza vale cada visita. 

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

E para quem quiser conhecer mais sobre o adversário do Brasil no jogo de sexta-feira a Croácia já foi tema de uma das colunas e segue o link aqui: https://40emais.com.br/croacia/.

Portugal

Porto e Lisboa são de longe os destinos mais visitados em Portugal. E, apesar de oferecem inúmeras atrações, belas vistas e ótimos museus e restaurantes, as duas cidades são apenas parte de um roteiro pelas terras portuguesas. O país é pequeno em território, mas imenso em possibilidades turísticas, como vilarejos históricos, praias encantadoras, regiões famosas pela produção de vinho e diversos destinos peculiares, cada um com destaque e charme próprios.

1. Piódão: Um pequeno vilarejo, onde vivem menos de cem pessoas, encravado na Serra do Açor, no meio de Portugal. Um lugar de acesso não muito fácil, mas considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Assim é Piódão, a aldeia histórica construída quase que totalmente de xisto, com casas coladas umas às outras, com aberturas das portas e janelas pintadas em branco e azul. De dia, parece um conjunto de casinhas de boneca. À noite, devido à baixa luminosidade, o vilarejo ganha ares de um presépio de Natal. Daqueles lugares únicos, com características que só se encontram ali.

Portugal
Piódão | Visitportugal.com

2. Óbidos: uma pequena e charmosa vila medieval localizada a 80 quilômetros de Lisboa. Durante cinco séculos o vilarejo fez parte do dote das rainhas portuguesas. A graça do vilarejo está nos detalhes: todas as construções são em branco com faixas coloridas, há flores nas janelas, um castelo de origem romana e uma muralha do século 14 que cerca toda a vila – e é possível caminhar sobre parte dela, um passeio que garante belas vistas. Isso sem falar nas lojinhas de artesanato e nas banquinhas de ginja, a tradicional bebida de Óbidos. Passamos meio dia neste charmoso destino que pode ser feito em um bate-volta a partir de Lisboa.

Portugal
Castelo e Conjunto Urbano da Vila de Óbidos | visitportugal.com

3. Serra da Arrábida: As praias da Serra da Arrábida são um tesouro praticamente escondido dos turistas – isso tudo a menos de 50 quilômetros de Lisboa. O cenário é o seguinte: uma encosta cheia de verde contrastando com um mar transparente, manso, em tons azulados. Diferentemente das praias de Cascais, a mais frequentadas pelos lisboetas, por ali não se tem muita infraestrutura – apenas o suficiente para um dia de praia sem fome, nem sede. O que está em jogo neste trecho do litoral português é algo além: a natureza praticamente intocada.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

4. Serra da Estrela: é a maior cadeia montanhosa de Portugal continental e o destino certo dos portugueses no inverno, quando a neve toma conta do local e é aberta a única pista de esqui do país. Independentemente da estação, no entanto, a Serra da Estrela é um belo destino para quem gosta de paisagens, caminhadas… e queijos. O famoso queijo da Serra da Estrela, completamente cremoso por dentro, é uma das iguarias mais clássicas e deliciosas de Portugal.

5.Fortaleza de Sagres: A visita à Fortaleza de Sagres, bem no extremo do Algarve, no sul de Portugal, é um prato cheio para quem gosta da história das navegações. Era neste ponto da costa portuguesa e as embarcações aguardavam as condições climáticas ideais para dar início às travessias pelo Atlântico. O local hoje conta com um museu e um cenário de falésias e horizonte amplo perfeito para assistir a um pôr do sol daqueles. Um ótimo programa para o fim de tarde no Algarve! Aliás, já deixo registrado aqui: vale muito a pena fazer um roteiro pelas praias do sul de Portugal.

Portugal
Fortaleza de Sagres | visitportugal.com

6.Ponta da Piedade: A Ponta da Piedade é um conjunto de falésias esculpidas pelo mar e pelo vento. Fica em uma das pontas de Lagos, charmosa cidade do Algarve, e atrai turistas que desejam fazer passeios de barco pela costa algárvia – ou então que, no fim de tarde, queiram admirar uma das mais belas paisagens portuguesas durante os últimos raios de sol do dia. As falésias douradas com suas grutas, cavernas e o verde esmeralda do mar são de tirar o fôlego!

7.Praia da Dona Ana: é uma das mais movimentadas de Lagos e uma das melhores praias do Algarve. O cenário por lá é o mais que há de mais clássico na região: falésias douradas e o mar azul esverdeado. Do alto da escadaria de madeira que leva à praia, a vista já é linda. Descendo, pode-se ser as formações rochosas ainda mais de perto – algumas delas, até em meio ao mar. Para quem gosta de um bom dia de praia, a da Dona Ana é convidativa por ainda mais motivos: tem quiosques com venda de comidas e bebidas, além de serviço de aluguel de cadeira, guarda-sol e caiaque.

8.Gruta de Benagil: também conhecida como Algar de Benagil, é um segredinho esculpido no litoral do Algarve: uma praia dentro de uma caverna, iluminada pelo sol por meio de um buraco que se formou no topo. É possível ver o algar de cima, percorrendo uma pequena trilha que parte da Praia de Benagil. Mas a graça mesmo está em fazer um passeio de barco ou caiaque até dentro da gruta – de caiaque é melhor, uma vez que se pode desembarcar e ficar mais tempo admirando essa joia natural.

9.Praia do Carvalho: é tão bonita que, mesmo sem estrutura e um pouco escondida, é um das mais visitadas do Algarve. É como se fosse um “U” rochoso e, no meio dele, está uma praia de areia fina, um mar de cor incrível e um leixão logo à frente. Leixão? é o nome específico para aqueles blocos de rocha que ficam isolados no mar. Além de aproveitar o dia à beira-mar, tire um tempo para fazer um passeio sobre os paredões que a cercam.

10. Trilha dos Sete Vales Suspensos: Um dos mais belos passeios do Algarve, perfeito para quem gosta de fazer longas caminhadas com belíssimas vistas. É possível fazer o trajeto inteiro, que dura cerca de três horas, ou escolher apenas um trecho. Todo o percurso, embora seja próximo à encosta das falésias, é bem seguro e fácil de ser feito – são poucas as subidas e descidas. Um dos trechos mais bonitos está entre a Praia de Benagil (é possível ver o Algar de Benagil por cima) e a Praia da Marinha, passando por cima da Praia da Corredoura

11. Faro: É uma das maiores cidades do Algarve e conta com museus, igrejas históricas, restaurantes, lojas e livrarias. Faro é banhada pela Ria Formosa, ambiente de transição entre o rio e o mar onde é possível fazer passeios de barco. Embora não seja o destino mais procurado pelos banhistas ao longo do verão português, Faro é um prato cheio para quem gosta de história. Recomendamos um walk tour pela cidade para descobrir mais da influência árabe no sul de Portugal.

12. Universidade de Coimbra: Patrimônio da Humanidade, a Universidade de Coimbra reúne conhecimento, arquitetura, história e muita curiosidade em um só lugar. Um prato cheio para os visitantes! Dependendo do ingresso adquirido, é possível visitar o Paço Real, a Capela de São Miguel, a famosa Biblioteca Joanina, o Laboratório Químico e o Colégio de Jesus, onde estão os gabinetes de Física Experimental e História Natural. Embora a Universidade de Coimbra seja a principal atração, a cidade ainda oferece mais. Na nossa opinião valem a pena a visita ao Convento de Santa Clara-a-Velha e um jantar caprichado no Zé Manel dos Ossos (que sempre tem fila!).

portugal
Universidade de coimbra | visitportugal.com

13. Capela dos Ossos de Évora: A Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, é certamente o ponto turístico mais famoso de Évora. E há um motivo bem claro: suas paredes são revestidas por mais de 5 mil crânios e outros tipos de ossos vindos das catacumbas de cemitérios e conventos da cidade. E tem mais. Logo acima da porta de entrada da capela está inscrita a seguinte frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Macabro? Um tanto. Mas a intenção dos monges franciscanos que construíram a capela no século 17 era chamar atenção sobre a transitoriedade da vida. E deu certo. 

portugal
Capela dos Ossos – Évora | visitportugal.com

14. Catedral de Évora: A Catedral de Évora é a maior catedral medieval de Portugal. Concluída em 1204, toda em granito, a Sé marca a transição do período românico para o gótico. Em seu interior estão alguns dos mais belos exemplares da talha dourada (técnica em que a madeira, após ser esculpida, é revestida por películas de ouro). O interior é belíssimo, mas a vista que se tem desde o seu topo é imbatível. De lá, é possível ver toda a cidade e os amplos campos do Alentejo.

portugal
Catedral de Évora | visitportugal.com

15. Monsaraz:  Uma das mais famosas vilas portuguesas fica a 22 km de Évora, em direção à fronteira de Portugal com a Espanha. Monsaraz está no topo de uma colina, tem uma única rua principal e algumas dezenas de casas brancas, que abrigam seus cerca de 100 habitantes. Não é preciso mais do que algumas horas para percorrer o vilarejo, visitar o castelo e as muralhas construídos no século 14 e admirar a vista para a Barragem de Alqueva.

16.Marvão: A mais alta e uma das mais belas vilas em Portugal. Assim é conhecida Marvão, que se estende sobre o topo de uma colina do Parque Nacional da Serra do Mamede, na fronteira entre Portugale Espanha. Caminhar por entre (ou sobre as muralhas) é garantia de vistas com um horizonte amplo, tomado pelas montanhas verdes da serra. Visitar o Castelo de Marvão e caminhar por suas antigas e charmosas ruelas é como fazer um passeio ao passado – no caso, bem distante, já que a história do vilarejo remonta ao fim do século I.

17. Elvas: A Rainha da Fronteira, como também é conhecida Elvas, tem sua história marcada pela guerra. Ainda hoje ostenta o título de cidade mais fortificada da Europa – suas fortificações abaluartadas, do século 17, são consideradas as maiores do mundo. Mas para além de todo o patrimônio militar, Elvas tem um centrinho histórico agradável, com igrejas, palacetes em diferentes estilos arquitetônicos. É um destino que não pode faltar no roteiro dos loucos pela história de Portugal.

18. Guimarães: Um dos principais destinos de turistas que chegam à região do Minho, em Portugal. A cidade é considerada o berço da nacionalidade portuguesa: foi lá que nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei do país, conquistador e unificador dos territórios portugueses. Só por isso talvez a visita já fosse válida, mas Guimarães também oferece monumentos medievais, centro histórico pequeno, charmoso e para lá de aconchegante, além de museus, bons restaurantes, doces conventuais e ainda é uma ótima opção de bate-volta desde o Porto.

19. Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga: O Santuário do Bom Jesus do Monte é a atração mais visitada de Braga, no norte de Portugal. Além da igreja e das famosas escadarias de 573 degraus, o santuário ainda conta com um parque próprio, embelezado por flores e lagos, onde é possível inclusive passear de barco. Uma vez em Braga, não deixe de visitar o Bom Jesus do Monte. A entrada é gratuita.

20. Santuário de Fátima: O Santuário de Fátima é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e um dos mais visitados destinos de turismo religioso do mundo. Localizada a cerca de 130 quilômetros de Lisboa, a Cova da Iria, local onde ocorreram as aparições da Virgem Maria e onde foi erguido o Santuário de Fátima, é daqueles lugares carregados de energia.

21. Mosteiro de Batalha: Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro da Batalha levou quase 200 anos para ser erguido e é símbolo da vitória dos portugueses sobre os espanhóis na Batalha de Aljubarrota, no século 14. O mosteiro é uma das obras góticas mais importantes de Portugal e surpreende os visitantes com seus vitrais coloridos, que decoram todo o interior da Sala do Capítulo, fazendo mosaicos nas paredes e no chão. Outro ponto alto da visita ao Mosteiro da Batalha são as Capelas Imperfeitas, belíssimas, que levam este nome por terem sido construídas há 600 anos e até hoje estarem inacabadas.

portugal
Mosteiro da Batalha | visitportugal.com

22. Mosteiro de Alcobaça: Com quase 800 anos de histórica, o Mosteiro de Alcobaça é um complexo de edifícios que configuram entre os mais emblemáticos de Portugal. A poderosa Igreja de Alcobaça foi encomendada pelo Rei Afonso Henriques no século 12 como demonstração de poder após as Cruzadas Cristãs terem expulsado os mouros do centro de Portugal. Todo o interior das construções reflete bem um período austero, em que os detalhes mais artísticos ficam por conta dos túmulos de Pedro e Inês de Castro, protagonistas de uma trágica paixão – uma espécie de Romeu e Julieta em versão portuguesa.

23. Sintra: A 30 km de Lisboa, é uma vila romântica com ares de conto de fadas. Entre as principais atrações do destino serrano de Portugal estão o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e o Palácio de Monserrate – todas belíssimas construções, importantes histórica e arquitetonicamente. Uma vez em Sintra, aproveite para aproveitar também o centrinho histórico e provar os Travesseiros e Queijadinhas, doces típicos do destino.

24. Cascais: A cerca de 40 minutos de Lisboa, Cascais, que já foi vila de pescadores e refúgio da elite e realeza portuguesa – e hoje é o balneário para onde correm os lisboetas nos dias de calor. Para além das praias, Cascais também conta com um centrinho histórico charmoso e colorido, fortalezas, palacetes e museus. Sem falar nos restaurantes, especializados em frutos do mar, que contam com belas vistas e pratos saborosíssimos! 

25. Cabo da Roca: A menos de uma hora de Lisboa está o ponto mais ocidental da Europa continental: o Cabo da Roca, destino certo para aproveitar um belíssimo fim de tarde. No Cabo da Roca, do alto de um extenso paredão rochoso, é possível admirar as falésias e a imensidão do Oceano Atlântico. Sugestão: a visita ao Cabo da Roca pode ser feita após um dia de praias em Cascais.

26. Vale do Douro: O Vale do Douro é o reduto dos vinhos portugueses! Por ali, as vinícolas se esparramam pelas duas margens do rio, com vinhedos, pousadas com vistas incríveis, restaurantes disputadíssimos e momentos para lá de agradáveis – e charmosos! O trecho que reúne o maior número de quintas e vinícolas é o que fica entre Peso da Régua e Pinhão, e o destino pode ser visitado o ano todo, com destaque para o mês de agosto, época da colheita da uva, quando o Vale do Douro está em seu momento ápice!

27. Viana do Castelo: No extremo norte português, quase divisa com a Espanha, está Viana do Castelo, um destino de comida boa, muita história, praias e um santuário magnífico. Um programa por lá certamente inclui um demorado passeio pelo Centro Histórico, com casas coloridas e ruas bem floridas. Entre as principais atrações da cidade está o Santuário de Santa Luzia, uma belíssima e imponente construção, com detalhes neorromânicos e bizantinos. E, claro, uma vez em Viana do Castelo não dá para não dar um pulinho nas belas praias, como a do Afife.

portugal
Basílica de Santa Luzia | visitportugal.com

28. Aveiro: Em um dia em Aveiro é possível se perder pelo aconchegante centro histórico, admirar as construções ao estilo Art Nouveau, passear de moliceiro pelos canais da cidade, provar os famosos Ovos Moles, visitar as salinas e apreciar as praias e fotografar as coloridas casas da Costa Nova.

29. Amarante: No norte de Portugal, às margens do Rio Tâmega, está a bela Amarante, considerada um dos melhores destinos portugueses – embora não costume fazer parte dos roteiros turísticos. Por lá, os visitantes podem se perder no labirinto de ruas e cafés, visitar monumentos como a Igreja de São Gonçalo e o museu de arte Amadeo de Souza-Cardoso, o Solar dos Magalhães e o Largo do Paço, um dos melhores restaurantes de Portugal. Uma boa opção para quem está na região do Vale do Douro ou de Guimarães.

30. Passarela de Arouca: Uma das mais novas atrações de Portugal, a 516 Arouca é a maior passarela do mundo, com 516 metros de extensão e altura de 175 metros. É de dar aquele friozinho na barriga! A ponte fica, como o nome diz, em Arouca, a cerca de uma hora do Porto. Ao percorrê-la, o visitante tem uma vista deslumbrante sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos geossítios do Arouca Geopark, reconhecidos pela Unesco. 

Espero que gostem e claro que Portugal tem muito mais para conhecer vários motivos para voltar.

portugal

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & IdeiasTurismo & Ideias e Colunista e Mentora para novos Negócios no portal 40emais.

 

Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/lugares-conhecer-portugal.html

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

baixada santista

Birdwatching na Baixada Santista! Será?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − onze =

Scroll to top
Assine