Turismo inclusivo: Por que apostar nessa ideia?


turismo inclusivo

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Todas as pessoas, independente do seu ramo de trabalho, de suas atividades, dos seus hobbies, precisa estar atento a todas as transformações que vem ocorrendo no mundo, e olha que não são poucas. Do boom do avanço tecnológico, as preocupações com a sustentabilidade, diversidade e inclusão estão praticamente em todas as pautas. Turismo Inclusivo

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

E claro que no turismo não pode ser diferente, e felizmente temos ótimas iniciativas e muitas ações nos destinos turísticos do Brasil e do Exterior para promover a preservação e a conservação dos recursos naturais, assim como o respeito a todas as culturas e povos. E claro a preocupação com inclusão, com atitudes e ações que visam facilitar o acesso de todas as pessoas sejam idosos ou com alguma deficiência em locais turísticos, hotéis e equipamentos, além de promover a inclusão de todos em atividades de lazer e recreação.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Claro que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas mesmo as pequenas ações aqui a ali, mas é questão de tempo até que todos os empreendedores do setor consigam atender a todos sem distinção.

Mas todos sabem o que é Turismo Inclusivo?

Turismo inclusivo tem o objetivo de proporcionar experiências acessíveis, respeitosas e igualitárias para todos, independente de suas habilidades, etnia, idade, limitação, deficiência, orientação sexual. A intenção é eliminar barreiras e criar oportunidades para que todos as pessoas possam viajar e aproveitar ao máximo todas as opções disponíveis.

Continua após a publicidade

Para proporcionar a todos que a viagem traga experiências ricas e diferenciadas temos que começar com a garantia de que os destinos, as atrações turísticas e os serviços sejam acessíveis, ter uma estrutura adaptada, transporte adequado, protocolo e programas de treinamentos para os funcionários de todos os setores para que estejam preparados para lidar com todas as adversidades. Todos os empresários do setor precisa acompanhar as tendências desse mercado e com certeza entender que ele também será muito mais lucrativo.

E porque é importante?

O turismo Inclusivo é fundamental para a cosntrução de sociedades mais justas e inclusivas assim como incentiva o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade, conscientização e além de tudo isso ainda contribui com a geração de empregos, com benefícios sociais e econômicos e o fortalecimento das comunidades locais.

Mas temos que lembrar que não é muito fácil ser um um destino inclusivo, mas não é impossível, é preciso oferecer toda uma infraestrutura adequada, desde acomodações, transportes, serviços e atrações turísticas; todos os profissionais envolvidos tem que ser treinados para auxiliar com eficiência e sem preconceitos os viajantes com alguma deficiência.

Continua após a publicidade

Também é importante oferecer várias opções de lazer e recreação, entretenimento, tudo para garantir que todos tenham atividades que atendam suas preferências e necessidades. Todo destino inclusivo que se preze tem que valorizar e respeitar as diferentes culturas e promover uma experiência enriquecedora a todos os seus visitantes.

Viram como não é tão simples, mas também não é difícil e muito menos impossível, basta um pouco de boa vontade e pensar no futuro e nas pessoas é claro.

Como eu disse no começo da matéria, existem vários exemplos de lugares inclusivos no Brasil e no exterior, é são lugares incríveis que todos devem conhecer que já tiveram toda essa preocupação, e como tudo que é bom deve ser divulgado vamos conhecer alguns exemplos:

Vou começar com um lugar incrível e inclusive foi matéria da semana passada por aqui. Bonito, no Mato Grosso do Sul, merece ser o primeiro pois se destaca pela sua acessibilidade e inclusão em seus atrativo naturais e turísticos. Com uma infraestrutura adaptada, proporciona a todos desfrutar de suas incríveis belezas naturais, como sus famosas grutas e cachoeiras. Oferece atividades inclusivas como flutuação adaptada e trilhas acessíveis. È ou não é muito legal tudo isso? Dessa forma ele não se restringe a um público específico e sim recebe todos, independente de qualquer coisa, o que prmove toda uma experiência ainda mais enriquecedora para todos.

Continua após a publicidade

A Capital Paulista também é outro destino que promove a diversidade e inclusão, e possúi uma enorme variedade de atrações culturais, museus e parques, e anda conta com uma infraestrutura acessível, iniciativas para trnar o turismo muito mais inclusivo, com visitas guiadas, recusos de acessibilidade e eventos culturais inclusivos. Vários destinos dentro do Estado de São Paulo também oferecem várias atividades inclusivas, assi m como locais totalmente acessíveis.

Muitos outros lugares no Brasil também ofeecem e se preocupam com a inclusão, mesmo os destinos de ecoturismo, possuem trilhas adaptadas, guias preparados e muitas opções de passeios e atividades para proporcionar experiências incríveis para pessoas com diferentes habilidades.

Quando falamos em destinos internacionais mais inclusivos temos Amsterdã na Holanda, Toronto no Canadá, Cidade do Cabo na África do Sul, Barcelona na Espanha. Todas com a preocupação de ser uma cidade inclusiva e acolhedora para todos.

Continua após a publicidade

Quem tiver oportunidade faça uma viagem para alguns desses destinos e viva experiências enriquecedoras e muitas vezes transformadoras.

E para quem quiser saber mais sobre o assunto, de que forma pode se engajar tem um programa de Turismo Acessível que vou deixar aqui para vocês lerem e tem umas cartilhas todas com os links para baixar.

Sobre o Programa Turismo Acessível

O Programa Turismo Acessível se constitui em um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.

Ao propiciar a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Programa vai ao encontro de ações e iniciativas do Governo federal que buscam defender e garantir condições de vida com dignidade, a plena participação e inclusão na sociedade, e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência também na atividade turística.

Nesse sentido, o Programa é direcionado a gestores públicos e privados, profissionais da linha de frente do turismo, empreendimentos turísticos, destinos turísticos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (turista e não turistas).

Espero que gostem e comecem a pensar fora da caixinha principalmente quando se trata de inclusão, não temos mais espaço no mundo para preconceitos e para pessoas que vivem indiferentes ao que acontece a sua volta.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Vamos nos informar, viver e viajar e aproveitar o mundo como ele é. Certo?

Um ótimo final de semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 3 =

Scroll to top