Turismo LGBTQIA+: o que precisamos saber para respeitar


LGBTQIA+

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Junho chegou e com ele celebramos o mês do orgulho LGBTQIA+, mais especificamente, dia 28 de junho. E por que esse dia? Pois bem vamos as explicações…

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Nos anos de 1960, em New York nos EUA, relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas ilegais, e por isso, bares e clubes serviam como esconderijos para os encontros proibidos, já que nesses espaços era possível se expressar com mais liberdade.

Mas em 28 de junho de 1969, a polícia de NY realizou uma inspeção no Stonewall Inn, um bar frequentado pela comunidade LGBTQIA+, a abordagem agressiva da polícia gerou revolta entre quem estava lá e resultou em uma rebelião que durou várias horas.

Esse episódio que ficou conhecido como a rebelião de Stonewall, impulsionou o surgimento de organizações LGBTQIA+ e a criação do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado todos os anos no dia 28 de junho em memória aos eventos que aconteceram a partir daquele dia de repressão que entrou para a história.

Claro que todos nós sabemos que há muito a conquistar e muito pelo que lutar. O espaço e o respeito pela comunidade LGBTQIA+ ainda são escassos, por isso, ter um dia para comemorar são muito importantes. Mas é sempre bom lembrar que essa visibilidade também deve acontecer durante o ano todo e não em apenas um dia.

Continua após a publicidade

Mas falando do lado das viagens e do turismo, afinal esse é tema da coluna, todos sabem que o turismo LGBTQIA+ é um dos segmentos que mais faturam no Brasil, e é um mercado que está sempre se desenvolvendo e claro que todos os profissionais que trabalham com turismo têm que entender muito como funciona, e principalmente o perfil desse público, que combinamos tem um excelente bom gosto e vários estilos: Culturais, esportivos, os que amam gastronomia, e muito mais.

Então para quem quer atender esse público tem que estudar e acompanhar todas as tendências, os destinos que estão preparados para atender todo esse público.

Procurar entender o perfil, suas preferências, e treinar todos os seus funcionários para que o atendimento seja o melhor possível, sem preconceitos e com todo o respeito.

Tem muitos atrativos turísticos cheios de opções tanto nos destinos nacionais como internacionais para atender esse público que ganha cada vez mais espaço.

Vamos conhecer alguns destinos brasileiros que promovem o turismo LGBTQIA+:

SÃO PAULO– A cidade que não para, São Paulo (SP) é o centro da diversidade e possui várias opções para a comunidade LGBTQIA+. A destino possui a maior parada do Orgulho LGBTQIA+ do Brasil, repleta de shows e atrações de artistas famosos. Nesse ano a movimentação já começou, de acordo com a pesquisa realizada pela “Quero Passagem”, a expectativa para esse ano é vender mais de 10 mil passagens para o período da “Parada”. Também conhecida como sinônimo de liberdade, a praça Roosevelt é um grande encontro de diversidade, com bares e restaurantes badalados e cheio de atrações.

São Paulo tem um museu específico para a comunidade. O Museu da Diversidade Sexual traz história, memória, arte, acolhimento e desenvolvimento de pesquisas. O espaço possui entrada gratuita e promove reflexões e diálogos sobre a diversidade sexual com exposições arrebatadoras. Ainda para quem gosta de cultura, a cidade possui outros museus, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), a Japan House, ou os temáticos como o museu literário Casa das Rosas e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

RIO DE JANEIRO– Atraindo muitos turistas pela sua beleza natural de praias e morros, o Rio de Janeiro oferece praias com barracas LGBTQIA+ em Ipanema e Copacabana, que apontam a localização com bandeiras LGBTQIA+, o Quiosque Rainbow é referência na região com música ao vivo e comidas deliciosas.

Para quem gosta de dançar a diversão é garantida na cidade maravilhosa, com festas e baladas que oferecem muita música, cores, respeito e lugares instagramáveis para registrar momentos inesquecíveis da sua viagem.

BELO HORIZONTE– Palco de alguns festivais, cheia de barzinhos a capital mineira tem se tornado um dos destinos preferidos do público LGBTQIA+. A região da Savassi é a grande concentração de bares e baladas da comunidade.

Uma dica imperdível também é a Lagoa da Pampulha, um complexo em volta da Lagoa que recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Museu a céu aberto e cenário da série 3% da Netflix, o Instituto Inhotim traz um incrível acervos de arte contemporânea do Brasil com cores e representatividade.

FLORIANÓPOLIS– Apelidada de “Ilha da Magia”, Florianópolis abastece os roteiros da comunidade LGBTQIA+. Falando um pouco de mar, a Praia do Rosa, que fica a 1h30 do centro, promove o Gay Surf Brazil, um evento focado no público LGBTQIA+, que recebe surfistas do mundo todo.

BRASÍLIA– Também acontece a parada do orgulho, conhecida como Brasília Orgulho, que reúne uma multidão pela Esplanada dos Ministérios. Ficando ainda mais colorida e cheia de representação, e pode-se ver as bandeiras do arco-íris em pontos turísticos como o Museu Nacional da República, o Teatro Nacional, a Torre de TV e outros, que ficam perfeitos para fazer aquele álbum de fotos.

Como podemos perceber muitos avanços aconteceram, o respeito melhorou, a preocupação em receber bem, mas é claro que ainda é muito pouco para acabar de vez com a intolerância, mas o que esperamos é nem que seja aos poucos, chegará o dia que todos vão entender e respeitar as diferenças e que só temos a ganhar.

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • IAP Propaganda

    IAP Propaganda

    Design e Marketing Digital. 20% de Desconto para assinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quatro =

Scroll to top