Turismo LGBTQIA+: o que precisamos saber para respeitar


LGBTQIA+

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Junho chegou e com ele celebramos o mês do orgulho LGBTQIA+, mais especificamente, dia 28 de junho. E por que esse dia? Pois bem vamos as explicações…

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Nos anos de 1960, em New York nos EUA, relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas ilegais, e por isso, bares e clubes serviam como esconderijos para os encontros proibidos, já que nesses espaços era possível se expressar com mais liberdade.

Mas em 28 de junho de 1969, a polícia de NY realizou uma inspeção no Stonewall Inn, um bar frequentado pela comunidade LGBTQIA+, a abordagem agressiva da polícia gerou revolta entre quem estava lá e resultou em uma rebelião que durou várias horas.

Esse episódio que ficou conhecido como a rebelião de Stonewall, impulsionou o surgimento de organizações LGBTQIA+ e a criação do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado todos os anos no dia 28 de junho em memória aos eventos que aconteceram a partir daquele dia de repressão que entrou para a história.

Claro que todos nós sabemos que há muito a conquistar e muito pelo que lutar. O espaço e o respeito pela comunidade LGBTQIA+ ainda são escassos, por isso, ter um dia para comemorar são muito importantes. Mas é sempre bom lembrar que essa visibilidade também deve acontecer durante o ano todo e não em apenas um dia.

Continua após a publicidade

Mas falando do lado das viagens e do turismo, afinal esse é tema da coluna, todos sabem que o turismo LGBTQIA+ é um dos segmentos que mais faturam no Brasil, e é um mercado que está sempre se desenvolvendo e claro que todos os profissionais que trabalham com turismo têm que entender muito como funciona, e principalmente o perfil desse público, que combinamos tem um excelente bom gosto e vários estilos: Culturais, esportivos, os que amam gastronomia, e muito mais.

Então para quem quer atender esse público tem que estudar e acompanhar todas as tendências, os destinos que estão preparados para atender todo esse público.

Procurar entender o perfil, suas preferências, e treinar todos os seus funcionários para que o atendimento seja o melhor possível, sem preconceitos e com todo o respeito.

Tem muitos atrativos turísticos cheios de opções tanto nos destinos nacionais como internacionais para atender esse público que ganha cada vez mais espaço.

Vamos conhecer alguns destinos brasileiros que promovem o turismo LGBTQIA+:

SÃO PAULO– A cidade que não para, São Paulo (SP) é o centro da diversidade e possui várias opções para a comunidade LGBTQIA+. A destino possui a maior parada do Orgulho LGBTQIA+ do Brasil, repleta de shows e atrações de artistas famosos. Nesse ano a movimentação já começou, de acordo com a pesquisa realizada pela “Quero Passagem”, a expectativa para esse ano é vender mais de 10 mil passagens para o período da “Parada”. Também conhecida como sinônimo de liberdade, a praça Roosevelt é um grande encontro de diversidade, com bares e restaurantes badalados e cheio de atrações.

São Paulo tem um museu específico para a comunidade. O Museu da Diversidade Sexual traz história, memória, arte, acolhimento e desenvolvimento de pesquisas. O espaço possui entrada gratuita e promove reflexões e diálogos sobre a diversidade sexual com exposições arrebatadoras. Ainda para quem gosta de cultura, a cidade possui outros museus, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), a Japan House, ou os temáticos como o museu literário Casa das Rosas e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

RIO DE JANEIRO– Atraindo muitos turistas pela sua beleza natural de praias e morros, o Rio de Janeiro oferece praias com barracas LGBTQIA+ em Ipanema e Copacabana, que apontam a localização com bandeiras LGBTQIA+, o Quiosque Rainbow é referência na região com música ao vivo e comidas deliciosas.

Para quem gosta de dançar a diversão é garantida na cidade maravilhosa, com festas e baladas que oferecem muita música, cores, respeito e lugares instagramáveis para registrar momentos inesquecíveis da sua viagem.

BELO HORIZONTE– Palco de alguns festivais, cheia de barzinhos a capital mineira tem se tornado um dos destinos preferidos do público LGBTQIA+. A região da Savassi é a grande concentração de bares e baladas da comunidade.

Uma dica imperdível também é a Lagoa da Pampulha, um complexo em volta da Lagoa que recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Museu a céu aberto e cenário da série 3% da Netflix, o Instituto Inhotim traz um incrível acervos de arte contemporânea do Brasil com cores e representatividade.

FLORIANÓPOLIS– Apelidada de “Ilha da Magia”, Florianópolis abastece os roteiros da comunidade LGBTQIA+. Falando um pouco de mar, a Praia do Rosa, que fica a 1h30 do centro, promove o Gay Surf Brazil, um evento focado no público LGBTQIA+, que recebe surfistas do mundo todo.

BRASÍLIA– Também acontece a parada do orgulho, conhecida como Brasília Orgulho, que reúne uma multidão pela Esplanada dos Ministérios. Ficando ainda mais colorida e cheia de representação, e pode-se ver as bandeiras do arco-íris em pontos turísticos como o Museu Nacional da República, o Teatro Nacional, a Torre de TV e outros, que ficam perfeitos para fazer aquele álbum de fotos.

Como podemos perceber muitos avanços aconteceram, o respeito melhorou, a preocupação em receber bem, mas é claro que ainda é muito pouco para acabar de vez com a intolerância, mas o que esperamos é nem que seja aos poucos, chegará o dia que todos vão entender e respeitar as diferenças e que só temos a ganhar.

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × 2 =

Scroll to top
Assine