Quando comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, não poderia deixar de escrever sobre toda a beleza e imensidão do nosso país. E escrevo de coração, pois temos belezas incríveis e que muitas vezes não damos o devido valor. Então não me canso de enaltecer nossas maravilhas que são nossas e está à disposição de todos para admirar e cuidar também!
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
O Brasil é imenso, diverso e reúne alguns dos biomas mais surpreendentes do mundo! Não precisa ir muito longe para fazer um safári, um mergulho com tubarões, conhecer comunidades tradicionais, um deserto, passear de balão ou mesmo visitar uma – ou centenas – de ilhas paradisíacas.
Mas, justamente pela grande possibilidade de viagens no Brasil, nunca sabemos escolher qual o lugar mais lindo para viajar. Isso é que acontece quando temos praticamente um mundo a nossa disposição não é mesmo?
Mas para facilitar vamos a umas dicas: quando for programar a sua viagem você tem que começar pelo que está buscando no momento e de acordo com a época também, embora devido a sua imensidão dá para ter todas as opções: praias, cachoeiras, montanhas, dunas, se quer relaxar em uma pousada charmosa ou se aventurar em um acampamento selvagem. As possibilidades de experiências são diversas. E mais: Não precisa escolher só um destino, você pode fazer um tour por locais próximos e desfrutar ainda do passeio. É ou não é algo muito nosso?
Então vamos conhecer 100 lugares e passeios incríveis para fazer Brasil afora? Como ficou muito grande vou dividir em três partes e nas próximas semanas publico o restante. Claro que se você quiser também pode fazer a sua lista com muitas outras opções, pois, como sempre falo: o Brasil é enorme e não faltam lugares incríveis para conhecer:
Voar de Balão em Torres – Rio Grande do Sul: A cidade de Torres é famosa por ser palco do Festival Internacional de Balonismo, o destino conta hoje com 12 pilotos locais e mais de 20 balões, que mantém o esporte vivo no município durante todo o ano. O passeio dura em torno de 40 minutos, mas depende muito do vento e do dia.
Sobrevoar o Rio de Janeiro de helicóptero: Se você nunca foi para o Rio, o melhor jeito de conhecer é indo por cima. Sobrevoar o Rio de Janeiro de helicóptero é um passeio que deve ser feito com planejamento, para achar uma boa empresa e agendar o dia. Depois disso, é só apreciar a visão da cidade, das praias e dos pontos turísticos.
O passeio varia muito de pacote para pacote, no entanto, os lugares mais visitados são a Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon, Praia de Copacabana, Pão de Açúcar, estátua do Cristo Redentor e muitos outros. Em geral, os voos duram em torno de 30 minutos.
Se refrescar nas águas cristalinas da Cachoeira de Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros: A Cachoeira de Santa Bárbara é um dos lugares escondidos no Brasil, porque para chegar até a queda d’água de 30 metros com águas azuis é preciso fazer uma trilha trabalhosa. A Chapada dos Veadeiros oferece muitos pontos turísticos parecidos, em que o ecoturismo e aventura estão sempre presentes, por isso, siga nossas dicas: não esqueça o repelente e faça tudo que possível de tênis.
Trekking no Monte Roraima: Já pensou em conhecer um dos montes mais antigos da terra? O Monte Roraima está localizado na divisa entre Brasil, Guiana e Venezuela, e oferece uma das melhores trilhas para fazer no país. Como o caminho pode demorar uns dias, dependendo do seu pique, vai ser preciso acampar, por isso, antes de ir já cheque todos seus equipamentos como barraca, repelente, lanterna e muitos outros.
Passear de barco nos Cânions do Rio São Francisco: Mais uma das viagens perfeitas no Brasil é passear de barco nos Cânions do Rio São Francisco. Se você realmente quer entrar em contato com a natureza, esse é o passeio certo, já que o turista percorre cerca de 18 Km de barco entre os cânions, disponibilizando uma visão incrível.
Além disso, o bônus dessa aventura é que a embarcação pode parar em alguns momentos para os turistas se banharem nas águas do Velho Chico. Esse passeio oferece o ponto de partida na pequena cidade de Canindé em Aracajú.
Mergulhar nas piscinas naturais de Maragogi: Uma das experiências incríveis para fazer no Brasil é visitar as piscinas naturais de Maragogi. Chamadas de galés, as piscinas naturais estão localizadas em uma área de preservação ambiental formada pela segunda maior barreira de corais do mundo.
Nadar com os golfinhos em Pipa – Rio Grande do Norte: Se você está pensando em ir para o Rio Grande do Norte, precisa nadar com os golfinhos em Pipa. O vilarejo fica um pouco mais afastado da capital do estado, Natal. Essa é uma das melhores viagens no Brasil, já que em muitas regiões você pode encontrar os animais, como na Praia do Curral, Mirante dos golfinhos, nos passeios de barco e em muitos outros lugares.
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha: Foi eleita a praia mais bonita do mundo. As diversões são inúmeras, você pode fazer mergulho livre, trilhas, ir às cachoeiras e no mirante. É um dos lugares mais românticos de todo o país, onde muitos casais escolhem passar a lua de mel ou fazer uma viagem para se desconectar do mundo.
Viajar de barco pela Amazônia – Rotas dos rios Belém x Santarém x Manaus: A viagem de barco pela Amazônia te oferece essa experiência. Durante todo o percurso, é possível conhecer os povos da região e descobrir o dia a dia de cada um. Nessa viagem você pode conhecer muito mais sobre a Floresta Amazônica e desfrutar das curiosidades de Belém, Santarém e Manaus.
Conhecer as praias de Alter do Chão – Caribe Amazônico: O destino ainda é pouco conhecido por turistas do sul e do sudeste, as praias de Alter do Chão, conhecidas como Caribe Amazônico, são na verdade várias ilhas espalhadas pelo Rio Tapajós. O acesso pode ser feito de canoas, mas durante a seca do rio é possível fazer uma caminhada nas águas rasas. Esse é um dos lugares escondidos no Brasil que vale a pena conhecer.
Road Trip na Br-101 – Maceió x Recife x João Pessoa x Natal: Já pensou em conhecer 4 dos lugares mais lindos do Brasil? Fazendo uma Road Trip na Br-101 você pode desfrutar dos melhores pontos do Nordeste. Na primeira parada, Maceió, é possível visitar as piscinas naturais, já em Recife, além das praias você também pode conhecer um pouco mais da história local.
A próxima parada, João Pessoa, você pode visitar a famosa Praia das Seixas, um dos lugares mais conhecidos de toda região. E por fim, Natal, que oferece as dunas maravilhosas onde você consegue fazer passeios de buggy e descobrir praias em meio às trilhas.
Turismo no Brasil: expedição nos Lençóis Maranhenses: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado próximo ao litoral do Maranhão, no norte do Brasil. O local oferece inúmeros atrativos, mas se você quer se aprofundar nas belezas naturais, o mais recomendado é fazer uma expedição pelos Lençóis Maranhenses.
A travessia dos lençóis dura em torno de 6 dias, por isso, o recomendado é ir com um grupo de conhecidos e fechar um pacote com guia. Lembrando que durante a viagem, você vai poder ver as famosas Lagoas, que são formadas por águas da chuva e estão cercadas por dunas de aproximadamente 40 metros de altura.
Viver dias de esoterismo em São Thomé das Letras: Uma das melhores viagens no Brasil é experimentar dias de esoterismo em São Thomé das Letras. O local atrai turistas que buscam sentir a poderosa energia da montanha de São Thomé, conhecida pela extração de minerais.
Muitas lendas pairam sobre a cidade, de que o local é um pico espiritual e transcendental. Mas mesmo que você não acredite em nada disso, a cidade também traz outros atrativos, como cachoeiras, lagos, grutas e diversas trilhas.
Acampar no Saco do Céu – Ilha Grande: Uma pequena praia cercada pela Mata Atlântica e o clima de ilha perdida, faz do Saco do Céu é um dos lugares mais lindos da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. Toda sua região é cercada por manguezais, e possui uma grande diversidade marinha, com conchas espalhadas por toda a areia. A Costa Verde, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, é considerada uma das melhores viagens do Brasil, por conta de suas praias limpas e um forte contato com a natureza preservada. Se você está buscando relaxar, acampar no Saco do Céu também pode ser uma ótima opção.
Mergulhar em Fernando de Noronha: A Ilha de Noronha é um dos pontos mais conhecidos para mergulhar em todo Brasil. Você não precisa ser experiente para apreciar as belezas marinhas do local, todas as empresas oferecem pacotes para quem já é avançado e para quem nunca teve essa vivência. O arquipélago trabalha com muitos projetos de preservação ambiental, por isso, as praias e mares contém uma grande diversidade de fauna e flora.
Visitar a festa popular do Parintins: A festa popular de Parintins é a maior referência folclórica do Brasil. Acontece no Estado do Amazonas nos últimos três dias do mês de junho. Se você quer se aprofundar na cultura do país essa vai ser uma de suas viagens inesquecíveis no Brasil. A festa conta com o grande símbolo dos bois e agita toda a região com apresentações.
O evento é muito comparado com o esquema do carnaval, já que grupos se performam em um sambódromo e competem pela melhor colocação. No entanto, a temática de todos é a mesma: os bois e a cultura local. Por isso muitas cores, luzes, danças, esculturas de animais, roupas diferentes e muita música circulam para diferenciar os grupos e tornar a performance única.
Subir no prédio do Banespa – São Paulo: O prédio é um dos grandes ícones da capital paulista e atualmente pertence ao Santander, e é aberto ao público durante a semana. O grande atrativo do local é a visão que proporciona da cidade de São Paulo, já que está localizado próximo a regiões centrais como a praça da Sé, além de atingir um raio de visão até das antenas da Avenida Paulista.
Visitar o Cristo Redentor – Rio de Janeiro: No topo de uma montanha se encontra famosa estátua carioca que atrai muitos turistas, não só por si, mas também pela visão que proporciona da cidade. Lá de cima é possível avistar a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, as praias de Ipanema e Leblon, o estádio do Maracanã e muitos outros pontos.
Morro de São Paulo – Bahia: Você está buscando uma boa adrenalina? Então tem que experimentar descer de tirolesa do Morro de São Paulo, esse é um dos maiores atrativos do local. A tirolesa tem 340 metros de comprimento e está localizada no topo do Morro, então quase 60 metros de altura. A vista de lá de cima é panorâmica e a aterrissagem acontece nas águas da praia.
Percorrer as ruas do Pelourinho – Salvador: O Largo do Pelourinho abriga diversas casas multicoloridas, que dão uma sensação de alegria no ambiente, além de ter igrejas famosas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica.
O Pelourinho também é a parte da cidade que contém a maior concentração de bares e restaurantes, onde você pode desfrutar da culinária baiana e descobrir um pouco mais sobre a tradição local. Essas ruas também são palco para ensaios de Olodum e apresentação de cantores famosos, além de oferecerem artesanatos diversos.
Conhecer as cidades coloniais de Minas Gerais: As cidades coloniais de Minas Gerais fazem parte das viagens incríveis no Brasil que você deve fazer. São muitos destinos como: Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e diversas outras opções. No entanto, como grande parte das cidades se encontram distantes uma das outras, por que você não seleciona algumas e experimenta uma road trip?
Nadar em um fervedouro no Jalapão: Já pensou em flutuar em águas no meio da floresta? O Jalapão te oferece essa experiência incrível. Os fervedouros são um tipo de poço com águas cristalinas no meio da mata, então os turistas podem entrar e nadar em volta de palmeiras e árvores fechadas, o que possibilita contato completo com a natureza.
Deserto tropical cheio de lagoas – Lençóis Maranhenses: Mais um dos lugares escondidos no Brasil são os Lençóis Maranhenses. O local é repleto de dunas, que mudam constantemente por conta da força dos ventos, além de oferecer lagoas no meio do “deserto”, que são formadas pela água das chuvas. A melhor época para visitação é quando as lagoas estão cheias, de março até setembro.
Admirar um pôr do sol na Duna do Pôr do Sol – Jericoacoara: Um dos destinos mais desejados do litoral cearense. E não é por menos, são tantas possibilidades de passeio nessa pequena vila, que fica difícil escolher o melhor. Jeri, como é popularmente chamada, fica no meio de um deserto, entre o litoral do Ceará e do Piauí.
A praia tem as águas calminhas e clima paradisíaco. Passar o pôr do sol nessa praia se tornou quase um ritual seguido por todos os turistas e moradores, que dão ótimas recomendações desse oásis cearense.
Dançar um Forró na Vila de Itaúnas – Espírito Santo: A cidade de Itaúnas fica na divisa entre Espírito Santo e a Bahia, por isso, traz traços da cultura de ambos estados. No entanto, o que realmente chama atenção é a presença do forró na cidade, que sedia o Festival Nacional de Forró de Itaúnas. Esse evento busca revelação de artistas e entretenimento do público com a música tradicional nordestina.
Pular de Paraquedas em Boituva: Mais um destino que anda colado com a adrenalina. A cidade de Boituva é muito conhecida por fornecer escolas e aulas de paraquedismo. Você pode escolher pacotes de saltos em grupo ou individual, mas não se preocupe, um guisa responsável sempre estará junto.
Passeio de Barco nas Cataratas do Iguaçú: Mais um dos destinos incríveis são as Cataratas do Iguaçú. Ali, o passeio mais buscado pelos turistas é o Macuco Safari, onde ocorre uma visitação de carro pelo interior do Parque Nacional e logo depois, uma aventura nas águas das Cataratas. O passeio de barco leva os turistas até muito próximo de uma das quedas d’água, o que faz com que o barco balance bastante e todos se molhem.
Safári no Pantanal: Se você sempre quis visitar um Safári, nós trazemos boas notícias: existe um no país. O Safári no Pantanal fica no Mato Grosso do Sul, e essa pode ser mais uma de suas viagens no Brasil que vão valer a pena. O local conta com uma grande quantidade de espécies nativas para observar e os passeios podem ser feitos durante o dia ou à noite.
Obras arquitetônicas de Brasília: Para aproveitar ao máximo do que o Brasil tem para oferecer é preciso conhecer as obras arquitetônicas de Brasília. A cidade foi elaborada por um grande nome, Oscar Niemeyer, que coincidiu com a época modernista brasileira.
Alguns lugares que você deve visitar em sua viagem: Catedral Metropolitana, Ponte JK, Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Museu Nacional Honestino Guimarães. Lembrando que Brasília é a capital, sendo assim, grande parte das obras são prédios do governo.
Se refrescar nas águas cristalinas da Lagoa Azul – Chapada Diamantina: O local é uma combinação de águas cristalinas e paredes rochosas, dando um ar de misticidade. A tonalidade da água é quase transparente, o que faz com que seja possível ver o fundo azul do poço. Aproveite e vá dar um mergulho.
Passeio de barco pelas ilhas de Angra dos Reis: Planeje sua viagem para Angra dos Reis pensando nas ilhas que você pretende visitar, pois são várias. Aqui são algumas das que não podem faltar na hora de escolher seus destinos: Ilha Grande, Ilha de Cataguases e a Lagoa Azul. Aproveite para dar um belo mergulho.
Essa é a primeira parte dos passeios incríveis e que ninguém pode deixar de conhecer. Dá para dividir e ir conhecendo tudo aos poucos e com muita calma para apreciar muito bem.
E se der tempo pode repetir os que mais gostou. Mas como é muita coisa para ver. Sugiro fazer todos primeiro e depois que conseguir repetir os que mais gostou ok?
Fonte: https://guiaviajarmelhor.com.br/turismo-no-brasil/
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|