Turismo no Brasil: que tal explorar mais o nosso país? Parte 3:


BrasilE chegamos a última parte dos nossos roteiros pelo Brasil. Escolha um deles e comece a sua grande aventura de desbravador nosso país que é encantador e único no mundo.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Gastronomia Paraense: Você pode experimentar uma mistura gastronômica com fortes influências indígenas, africanos e portuguesas. Já pensou como ficaria a combinação dessas três vertentes? Pratos famosos surgiram como moquecas, caruru, maniçoba, pato no tucupí e muitos outros. A culinária paraense é a mais bem avaliada de todo país, de acordo com o Ministério do Turismo. Por isso, não perca a oportunidade de provar e se encantar pelo exotismo da Amazônia.

Visitar a Ilhabela – São Paulo: Ir para Ilhabela é um ótimo destino para relaxar. A ilha se divide em dois pontos com praias: as praias do norte e as do sul. No entanto, se você não quiser ficar o dia inteiro na areia, não precisa, pode realizar atividades como trilhas, mergulhos, passear de barco e visitar cachoeiras. Além disso, a vila também traz um toque histórico como a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e do Sucesso.

Descansar em São Miguel do Gostoso: Próximo de Natal, no Rio Grande do Norte, a pequena cidade de São Miguel do Gostoso é quase isolada do mundo. É uma das viagens no Brasil que você precisa fazer se quer descansar, porque ali além de aproveitar as praias desertas, você pode fazer tudo a pé ou quem sabe, de bicicleta. Também é um bom ambiente para se aventurar em windsurfing, já que as praias são bem vazias.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Conhecer a terra das cachoeiras amazônicas – Presidente Figueiredo: As cachoeiras amazônicas ficam próximas da capital Manaus, mas apesar de estarem localizadas no meio da mata, tem fácil acesso por indicações, já que pertencem a terrenos privados e muitas têm infraestruturas como restaurantes e pousadas perto. Lá você vai encontrar grandes obras de arte da natureza, já que muitas cachoeiras formam um lago embaixo, bem no meio da floresta.

Brasil
Mário Oliveira – MTUR

Se encantar pelas cidades românticas do Vale Europeu: Como o nome já diz, o Vale Europeu possui uma forte influência dos colonizadores europeus como poloneses, italianos e portugueses. As principais cidades são Benedito Novo, Ibirama, Pomerode, Blumenau, Presidente Getúlio e muitas outras. A região é ótima para quem quer praticar um pouco de ecoturismo como trekking ou fazer trilhas e explorar cachoeiras.

Passeio de barco para conhecer as dunas de Galinhos: Esse passeio é recomendado para quem está em Natal, por conta da proximidade. O barco leva os turistas para diversos lugares até chegar nas dunas, primeiro ponto são as Salinas, onde você pode ver grandes montanhas esbranquiçadas e logo depois o mangue, onde é possível descobrir animais diferentes. Por fim, o passeio de barco termina nas dunas de Galinhos, que você pode aproveitar a brisa das águas salgadas.

Assistir uma revoada de guará vermelho Parnaíba: Para quem não conhece, os guarás são aves de plumagem avermelhada que se encontram em grandes quantidades na Parnaíba. O espetáculo do voo dessas aves acontece todo fim de tarde, quando estão se recolhendo. Para assistir a esse show da natureza, é preciso comprar um pacote e ir até o local.

Brasil
Chico Rasta/MTur

Conhecer as praias isoladas do sul da Bahia: Quando estamos em busca de sossego e calmaria, nada melhor do que visitar praias isoladas do mundo. A Bahia pode te proporcionar uma das melhores viagens do Brasil, porque conta com um leque de possibilidades: Praia do Espelho – Porto Seguro, Praia da Engenhoca – Itacaré, Praia de Moreré – ilha de Boipeba e muitas outras. Lembrando que para chegar nesses lugares afastados, às vezes é preciso seguir uma trilha.

Brasil

Se aventurar pela beleza da Chapada de Mesas: O local é ótimo para desfrutar do ecoturismo, como se arriscar em tirolesas e fazer trekking. No entanto, pontos tranquilos do destino também entram na lista: a Cachoeira do Santuário, a Cachoeira de Itapecuru, o Poço Azul e o Encanto Azul. Para essas atividades, não esqueça de pedir auxílio de um guia turístico e estar equipado com repelentes.

Participar do Círio de Nazaré em Belém: Se você é católico já deve ter ouvido falar do Círio de Nazaré. O ato é uma manifestação religiosa que acontece todo primeiro domingo de outubro, onde visitantes e moradores se reúnem em uma festa na frente da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Graça para homenagear a Santa.

Visitar Abrolhos na época de passagem de baleias Jubartes: Entre os meses de julho e outubro as baleias jubartes vêm da Antártida para acasalar e dar à luz aos filhotes no sul da Bahia. Os passeios são oferecidos por companhias náuticas, que nos barcos mostram e explicam o comportamento das baleias. Tudo é feito com uma distância segura para proteção dos animais e dos viajantes que se apaixonam fazendo turismo no Brasil.

Desfilar em uma escola de Samba na Marquês de Sapucaí: A maior festa do país ganha outras proporções no sambódromo mais famoso do Brasil. Um passeio indispensável para quem gosta da cultura carnavalesca é visitar a Marquês de Sapucaí, onde muitas escolas de samba do Rio de Janeiro se apresentam anualmente no Carnaval. Essa é uma das melhores experiências que você pode ter, fazer parte de todo processo de fantasias, ensaiar com a bateria ou com os dançarinos. Além disso, você pode até escolher a escola que mais se identifica.

Viajar pelas curvas de Serra do Rio Rastro – Santa Catarina: Famosa por conta de suas curvas estreitas, mas ao chegar no topo, proporciona uma bela visão do horizonte da mata preservada. Como é muito alta, esse terreno montanhoso tem como ponto turístico indispensável o Mirante Principal, mas além dele, é possível visitar a Cascata da Barrinha no caminho ao lado da rodovia.

Se divertir em uma edição do Oktoberfest: Um dos maiores festivais que acontecem no Brasil é o Oktoberfest. Durando quase o mês inteiro de outubro, a festa justa diversos artistas e muitos turistas em uma só cidade. Blumenau, em Santa Catarina é palco para a junção das tradições alemãs com as brasileiras, dando espaço para muita culinária e cerveja.

Conhecer a Igrejinha de São Benedito – Praia dos Carneiros: Junto com destinos como a cidade histórica de Olinda, Recife e Porto de Galinhas, ao longo do litoral a Igrejinha de São Benedito faz sucesso por conta de sua localização. O estabelecimento é um marco da Praia dos Carneiros, já que se encontra bem na frente do mar. É possível entrar no local e apreciar a arquitetura simples, com paredes brancas e verdes. O caminho para chegar pode ser feito de carro ou até mesmo a pé dependendo de onde você está hospedado.

Conferir a Lavagem de Bonfim – Salvador: A festa típica popular da Lavagem de Bonfim, consiste na limpeza das escadarias de Bonfim em Salvador e durante as datas festivas, o movimento de turistas sobe ainda mais. No começo do ano, os baianos se reúnem em uma praça onde há muita comida, música e dança, perto da Igreja Nosso Senhor do Bonfim. O ritual, na verdade, é exatamente como descrito, as baianas chegam na escada e lavam os degraus. Esse evento só perde em popularidade para o Carnaval do estado.

Brasil
Márcio Filho – MTUR

Mergulhar no Aquário Encantado em Nobres – Mato Grosso: A região conta com a presença do Aquário Encantado. O local na verdade é quase como uma piscina natural, onde você pode observar cardumes de peixes através da água azul cristalina. Como é um ambiente calmo, funciona para flutuação, onde qualquer um pode experimentar.

Arquipélago de Anavilhanas: Localizado no estado do Amazonas e é banhado pelas águas do Rio Negro. A imensa quantidade de ilhas decora o ambiente que tem em sua volta mata fechada, como as águas são do rio, a coloração pode variar dependendo da época do ano, assim como o volume. Para entrar no Parque Nacional de Anavilhanas não é cobrado ingresso, no entanto, os passeios para conhecer as ilhas são a parte.

Andar de jangada em São Miguel dos Milagres: Está ponto para relaxar no mar de São Miguel dos Milagres? Então experimente fazer um passeio de jangada onde você pode parar em piscinas naturais, lá você pode dar sorte e ver um peixe-boi bem pertinho, além de desfrutar de um almoço no meio do mar mesmo. Esse tipo de atividade não é caro e dura em torno de 3 horas.

Brasil
Marco Ankosqui/MTur

Andar de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes – Minas Gerais: A grande atração desse destino é viajar em uma Maria Fumaça e cruzar uma ferrovia antiga do país. Tanto São João del Rei como Tiradentes tem pontos turísticos de arquitetura barroca da época colonial. Aproveite para comprar as passagens com antecedência porque o trajeto é muito concorrido pelos visitantes.

Brasil
Pedro Vilela/MTur

Visitar uma aldeia indígena na Amazônia: O Parque Nacional do Pico da Neblina na região do amazonas é aberto para a visitação. A tribo indígena Yanomamis é isolada de toda civilização, mas recebe turistas que vem fazer excursões. Se você quer fazer uma das melhores viagens no Brasil, precisa visitar esses povos e passar ao menos alguns dias imerso em sua cultual.

Ver a neve na Serra Catarinense: Se você pensou que nunca seria possível ver neve no Brasil, está muito enganado. A Serra Catarinense, mais especificamente em Urubici e São Joaquim, é palco quase todos os anos de um espetáculo de neve. Mas essa não é a única atração dos locais, você pode visitar o Morro do Campestre em Urubici e as lojas de vinho em São Joaquim. Aproveite o inverno para programar sua viagem.

Brasil
Renato Soares – MTUR

Passeio náutico em Capitólio: A navegação já é uma atividade prazerosa, agora navegar e descobrir coisas novas vai além. Fazer um passeio náutico em Capitólio consiste em fazer uma das melhores viagens no Brasil, porque você pode ver vários pontos turísticos como: Canyons diversos, o Canyon Bico de Tucano, as Cascatinhas e a Lagoa Azul. Lembrando que nas áreas com água, você pode descer e dar um mergulho para se refrescar.

Trekking entre Petrópolis x Teresópolis: A travessia acontece no Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO, no Rio de Janeiro, e dura em torno de três dias caminhando. É um dos destinos incríveis no Brasil, porque apesar do cansaço a vista é recompensadora. Qualquer pessoa pode fazer o trekking, desde que tenho um pouco mais de preparo físico, já que a distância percorrida é cerca de 30 Km.

bRASIL
Palácio Ro Negro, Petrópolis/RJ | Wania Corredo – MTUR
Brasil
Denise Ricardo – MTUR

Conhecer as belezas das Chapadas dos Guimarães: A área é de preservação e abriga a maior gruta de arenito de todo país, além de ser pico de várias cachoeiras e atividades de ecoturismo. Vale a pena visitar a cachoeira Véu da Noiva, composta por pedras e uma enorme caída d’água.

Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú: A praia das Laranjeiras, em Santa Catarina é uma das mais famosas da região, apesar de ser considerada pequena oferece as belezas naturais do mar, e tem um passeio de bondinho até lá. A visão do caminho nos ares é de outra realidade, porque é possível avistar toda a mata atlântica em volta e o oceano por cima

Aventurar-se de buggy pelas dunas de Natal: As dunas do Rio Grande do Norte já são conhecidas, e os passeios de buggy ainda mais. Andar nesse carro diferente é uma experiência única, porque além de te proporcionar um pouco de aventura, a paisagem é similar à de um deserto. Fora que grande parte dos pacotes te levam para praias próximas da região, assim, você também pode tomar um banho de mar.

Conhecer algumas das Missões no Rio Grande do Sul: A cidade de São Miguel das Missões abriga um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil. Muitos turistas buscam o local porque ele abriga o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, um grande marco dos jesuítas e das tribos indígenas guarani, um dos mais importantes lugares turísticos no Brasil. No local, é possível ter uma ideia de como era o projeto original e saber um pouco mais sobre o passado da região e do país.

Tomar vinho em Bento Gonçalves: A cidade de Bento Gonçalves é a mais famosa do Rio Grande do Sul por sua cultura de produção de vinhos.  O melhor passeio é pelo Vale dos Vinhedos, onde você pode descobrir e se aprofundar nos seus conhecimentos sobre a produção da bebida.

Conhecer as praias maravilhosas da Costa do Conde: A Costa do Conde está localizada na região costeira da Paraíba e por ser um litoral pouco explorado, é um ótimo destino para relaxar e curtir a areia branquinha, além de encontrar algumas das praias paradisíacas no Brasil.

Passeio de barco pelo Rio Preguiças – Barreirinhas: Localizado no Maranhão, o Rio Preguiças segue atraindo turistas e passa por diversos povoados como o Mandacaru e o Vassouras. Com as paradas, é possível visitar pontos turísticos como o Farol das Preguiças e provar da água de coco local.

Visitar alguma cachoeira da Chapada Diamantina: Mesmo você não sendo muito fã de aventura, as águas famosas da Chapada Diamantina vão te deslumbrar. Algumas cachoeiras da região são mais conhecidas: Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha. Ambas são grandes e para chegar é preciso seguir uma trilha, por isso, antes de ir sempre se prepare com repelente e tênis.

Lagoa do Paraíso – Jericoacoara: Com a famosa Lagoa do Paraíso, você pode se deitar, relaxar em uma rede e ao mesmo tempo se banhar em águas doces. O local é, para a surpresa de todos, literalmente uma lagoa no meio das dunas. Por isso, para chegar até lá os turistas normalmente optam por um passeio de buggy no caminho.

Andar pelo Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: Já pensou em pisar na lua? Você não precisa ir muito longe para ter uma experiência parecida com essa. Aqui no Brasil temos uma surpresa para você: o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. O local tem esse nome por conta da formação das pedras, que se assimilam em cor e formato com as crateras lunares. Andar nesta região é uma experiência totalmente diferente, porque você também consegue ter uma bela visão do Rio São Miguel.

Brasil
Augusto Miranda/MTur

Fonte: https://guiaviajarmelhor.com.br/turismo-no-brasil/

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × 1 =

Scroll to top
Assine