Um parque para chamar de seu!


parqueParque Mario Roberto Santini ou Emissário Submarino ou ainda Quebra mar em Santos.

Essa semana vamos conhecer um lugar incrível que todos amam tamanha a sua variedade de coisas para fazer e o melhor: para todas as idades. Lugar tranquilo, excelente para o lazer ou simplesmente sentar e admirar a paisagem e ainda dá para escolher o lado com vista para Santos, ou o lado com vista para São Vicente. Ou os dois!!

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Com exatos 42.766 m², o Parque Roberto Mário Santini ocupa a plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. (“Parque Municipal Roberto Mário Santini | Turismo Santos”) É um espaço privilegiado de observação do mar e da orla, local perfeito para apreciar o pôr do sol.

parque

Com inúmeras atividades como o Espaço Criança, pista de skate profissional com 1.100m², mesas ao ar livre para jogos, gibiteca, arquibancada para 600 pessoas junto ao quebra-mar, torre de observação para jurados em competições de surf, e áreas de convivência e de contemplação e ainda pistas para cooper e caminhadas, ciclovia e quadra de malha.

O projeto do arquiteto Ruy Ohtake, inaugurado em 2009, atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. É um verdadeiro cartão postal e pode ser vista de todos os pontos da orla. Marca as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e foi inaugurada em 2008 pelo imperador japonês Nahurito. Com 80 toneladas, 20 metros de comprimento, 15 de altura e dois de largura, e toda em aço, é uma delícia ficar pertinho e ouvir os barulhos das ondas. Verdadeira sensação de paz e sossego.

parque

Como o parque não tem grades e faz parte do Jardim da Orla da Cidade se Santos e, portanto, funciona ininterruptamente. Durante todo o ano, principalmente no verão, tem atividades culturais e esportivas para todas as idades. Com exceção da pista de Skate que fica aberta de terça a sexta das 07h à meia noite.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

O lugar perfeito para relaxar e olha essas dicas do que vale a pensa fazer lá:

  • Frequentar os espaços próprios destinados para praticar vários esportes, incluindo ciclismo;
  • Levar as crianças para brincar no playground;
  • Participar de cursos, oficinas e eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque;
  • Observar de perto o monumento da artista Tomie Ohtake em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa e
  • Caminhar ou correr pelas boas pistas, observando especialmente ao entardecer e amanhecer uma paisagem belíssima do parque e seu entorno.
  • Fatos curiosos do Bairro José Menino:
  • O historiador Sérgio Willians, criador do site Memória Santista, explica que, na época em que não havia aviação comercial, a areia da praia do José Menino servia de pista. “Como a areia de Santos é dura, ali havia muito voo com pouso natural. Era normal assistir aos aviões chegando e saindo. Hoje ninguém imagina que isso aconteceu”.
  • Além deste fato curioso, Sérgio conta que o Hotel Internacional, o primeiro a ser construído na orla da praia – e que ficava à Rua Santa Catarina – foi onde Monteiro Lobato passou a lua de mel com a esposa. “Eles ficaram hospedados lá, mas, quando foram se banhar na praia, acabaram atacados por águas vivas e voltaram mais cedo para casa, cancelando parte das comemorações de casamento”.
  • O bairro abriga o primeiro trecho de jardim de orla, entregue em 1936, a Usina de Saneamento da Cidade, inaugurada em 1912 e onde hoje fica a Estação de Pré-condicionamento da Sabesp (atrás do Orquidário). Além de abrigar o templo da Paróquia Anglicana de Todos os Santos (de 1918), em estilo neogótico inglês, com vitrais dos patronos das Ilhas Britânicas e de arquitetura única no Estado de São Paulo (muito procurada por turistas), além do Santos Athletic Club, mais conhecido como o “Clube dos ingleses” (fundado em 1889) e, por fim, um dos maiores destaques é o Orquidário, que completa 75 anos e é um parque Zoobotânico onde se pode entrar em contato com a fauna e flora da Mata Atlântica.

Atualmente, o bairro vive um intenso desenvolvimento econômico, somando 8.670 imóveis residenciais, cinco hotéis/pousadas, 30 bares e restaurantes, duas escolas públicas (a UME Irmão José Genésio e UME Padre Lúcio Floro), o Parque Municipal Roberto Mário Santini (que conta com Museu do Surf e Escola adaptada de Surf), além de Centro de Atenção Psicossocial e uma policlínica.

Mais curiosidades:

  • Você já ouviu aquela expressão: “Só vou fazer tal coisa quando José Menino virar homem”? Pois é, e não é que José Menino não só cresceu como se tornou um bairro ‘idoso’? Localizado na divisa entre os limites com São Vicente e a Avenida Pinheiro Machado, entre a Rua Alfredo Ximenes e a avenida da praia, o local completa 61 anos neste domingo (17), marcado por uma história que começa em meados de 1700 e que, hoje, contrasta com um acelerado e intenso desenvolvimento econômico.
  • Tudo começou com José Honório Bueno, nascido em 1766, que era ourives e se destacava em trabalhos para as igrejas e famílias abastadas da região. Com o passar dos anos, ele se tornou produtor agrícola e investiu em terras. José Menino era o apelido dele, conhecido por ser um homem grande e muito brincalhão. Por volta de 1800, José Honório – ou José Menino – se tornou proprietário de uma gleba enorme de terras, que ia da Av. Conselheiro Nébias até a divisa com São Vicente e da orla da praia até o Jabaquara.
  • A área ficou conhecida como José Menino. E, mais tarde, estas terras foram divididas e comercializadas até que parte delas se transformou no que hoje é o bairro que leva o nome dele. José Honório faleceu em 9 de outubro de 1854, aos 88 anos.

Além de tudo isso a praia do José Menino foi cenário para filmes e novelas entre elas Éramos Seis, e recebeu vários artistas como Glória Pires, Antônio Calloni, Nicolas Prattes, Valderez de Barros, Kiko Mascarenhas e Eduardo Sterblitch estiveram em Santos para as gravações.

Ainda serviu de cenário para a minissérie “Hebe” e o filme “Onde está meu coração” que foram rodadas no Centro também.

parque
Warner Bros./ Divulgação

Todas essas produções são excelentes para a economia local, pois, além contratar muitos figurantes, utiliza a infraestrutura Hoteleira, restaurantes, equipe de segurança, transporte e locação de carros de época (nesse caso as cenas foram ambientadas nas décadas de 1920 e 1930.   E Todos os trabalhos contaram com o suporte logístico e de infraestrutura da Santos Film Commission, que dá suporte a todas as produções de audiovisual. Mas sobre isso falaremos num outro momento.

parque

 

Essa semana o foco era o parque que inclusive está em reformas e foi entregue a população mais uma parte que ficou pronta. E está lindo, só ir lá conhecer, aproveitar e relaxar porque é grátis e é nosso.

Espero que gostem!

Ótima semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selma cabral - 40EMAIS

Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

baixada santista

Birdwatching na Baixada Santista! Será?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Scroll to top
Assine