O roteiro não precisa ser o mesmo, nem as roupas, nem a companhia. A única coisa que permanece é a vontade de conhecer novos lugares, e ter aquela sensação boa, aquele entusiasmo de preparar a próxima viagem. Isso não tem preço! férias
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Mas não é muito fácil planejar uma viagem para a maioria das pessoas, principalmente para quem não está acostumado a viajar sempre, e por vários motivos, mas o mais em comum é ser desorganizado e não saber arrumar a mala, ou deixar tudo para a última hora.
Na verdade, uma viagem começa bem antes da hora de fechar a porta e sair, é preciso muito planejamento para realizar a viagem dos sonhos e não estourar o orçamento logo de cara. Então vamos a algumas dicas para facilitar:
Faça sua lista de desejos para as próximas viagens: Quem não tem uma lista com todos os lugares que quer conhecer um dia, ainda não sentiu de fato o prazer que é preparar uma verdadeira viagem de férias. Eu tenho uma lista enorme, se vou conhecer todos? Não tenho a menor ideia, o fato é que já viajo antes mesmo de sair de casa, e tenho já com número de preferência, prováveis datas, aí facilita né?
Antes de decidir o local: Antes mesmo de definir qual o local das suas férias, você pode pesquisar sobre viagem, ver filmes e séries de lugares que gostaria de conhecer, quem nuca viu uma série que se passa em Paris e já se imaginou lá sentada num daqueles cafés incríveis?
Crie um arquivo com informações dos seus destinos favoritos: Adoro fazer isso, pesquisar sobre o destino, descobrir as principais atrações e tudo o que envolve o seu sonho de viagem é sempre uma deliciosa tarefa. Anote tudo de mais interessante e todos os passeios que pretende fazer, todas as atrações, opções de hotéis, de restaurante, vida noturna, tudo que facilite a escolha depois é importante. Assim dá aquela sensação de já visualizar como vai ser sua viagem. Com todas essas informações em mãos, é muito mais tranquilo decidir todos os outros itens da viagem como por exemplo: A melhor época para ir, as roupas que precisa levar, pois já sabe o clima que vai estar quando você chegar, assim não precisa fazer malas enormes de coisas que nem vai usar. Viaje leve!!
Quanto vou gastar? Esse item é primordial, pois ninguém ou pouquíssimas pessoas possuem um orçamento ilimitado, e as vezes é preciso até adiar o sonho da viagem para determinados lugares de sonho por conta do quanto podemos gastar. E isso também já facilita até a decisão de qual local escolher. Porque tudo vai depender do valor disponível para gastar sem voltar falida. Pé no chão e bom senso é bom até na hora de viajar não adianta ter disponíveis pouco dinheiro e querer fazer uma viagem de luxo que não dá né?
Detalhes muito burocráticos e muito importantes:
Documentação: Passaporte e visto são fatores que limitam a escolha de muitos destinos. Verifique tudo que é necessário antes de decidir para onde ir: Documento de Identidade recente e atualizado, passaporte e visto com prazo de pelo menos seis meses da época da viagem.
Vacinas e certificados todos em ordem, em muitos países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem. Então fique atento e não deixe esses detalhes de fora dos seus arquivos sobre todos os seus lugares favoritos.
Organização é tudo: Programando tudo com antecedência, dá para comprar passagens mais em conta. Isso também pode determinar o seu destino: afinal ninguém quer perder uma boa promoção ainda mais de passagem aérea. Outro bom motivo para se planejar o quanto antes certo? Lembre-se de que não é fácil trocar a data do voo ou cancelar a compra. Então pense bem e leve a sério a organização do roteiro de viagem. Vamos as muitas dicas:
- Depois de tudo resolvido, checklist pronto, é hora de arrumar tudo, decidir todos os passeios, o que vai fazer, como vai se locomover, valor de ingressos, uma média de preços das refeições, meios de locomoção, escolha do hotel e valor das diárias, uma reserva para as comprinhas, um extra para emergência, aí sim depois de tudo isso você já sabe quanto exatamente vai custar a sua viagem, quanto mais cedo começar a pensar nesses detalhes, mas cedo você pode entrar no clima de férias. E no mais é só aproveitar.
Pesquise também sobre a gastronomia local, ninguém pode viajar sem experimentar comidinhas diferentes, quais os melhores restaurantes, pegue dicas com amigos que já foram. Dá para salvar tudo no celular para não esquecer.
- Montar um roteiro base para todos os dias da viagem com anotações de tudo que vai fazer, meio de transporte que vai usar, como chegar no local, leve em consideração a proximidade dos locais, tipo agrupar por proximidade, e fazer os roteiros dessa forma, assim você consegue fazer muito mais coisas num mesmo dia e não perde nada, claro que não precisa seguir tudo à risca, mas ter uma ideia do que fazer em determinados dias, facilita muito para não perder horários das atrações, ou chegar num determinado parque que gostaria muito de ir e ele já fechou, nada mais frustrante né? E não esqueça de calcular os horários e o tempo que leva para chegar nos locais.
- Também é importante deixar uns dias livres, até para fazer novas descobertas, lembre-se você está de férias, então, não fique correndo para todo lado, saboreie a viagem, as comidas, e tudo que achar mais interessante, afinal fazer novos amigos é normal e mudar alguns passeios é sempre interessante.
- Outra coisa muito importante é definir como vai pagar suas despesas, moeda local, cartão de crédito, decida a melhor opção para você, mas pesquise antes, assim evitará dor de cabeça; levar várias formas de pagamento é super válido: um pouco de dinheiro, cartão de crédito, moeda local, também se informe se no local que você vai tem caixas eletrônicos disponíveis, se aceita cartão de débito e crédito….
- Estudar o idioma local também é legal, mesmo que você domine o inglês o que já te dá uma ótima base para se virar em qualquer parte do mundo, é simpático e interessante decorar o mínimo para se comunicar e tenha no celular alguns aplicativos de tradução que sempre são uteis.
- Ter acesso a internet também é fundamental atualmente, e pode garantir todas as informações necessárias com muito mais rapidez e facilidade, e claro que dá para resolver qualquer imprevisto que aconteça. Então melhor consultar tudo antes.
- Ter copias dos seus documentos online também é outro item que facilita a vida numa viagem, então passaporte, carteira de motorista, identidade, seguro-viagem, passagens, certificados de vacinas exigidos, ingressos e as reservas dos hotéis. Não dá para saber o que vai acontecer e como sabemos imprevistos acontecem não é minha gente?
- Outro item fundamental é fazer um seguro-viagem, e não só para viagens Internacionais, qualquer viagem é importante ter seguro, nunca sabemos o que pode acontecer no percurso. E não é tão caro como muitas pessoas pensam e nem pesa no bolso. Viajar sem seguro é o que eu costumo chamar de economia porca ou o barato sai caro.
- Outra dica que costumo dar para meus clientes é sempre ter alguém responsável e de sua confiança claro, e deixar com ela todos os detalhes da sua viagem. É para sua segurança, e se for preciso te localizar rápido por alguma emergência, é muito mais fácil. E se possível alguém que fale inglês, caso vá para o exterior, e que saiba usar internet. Ou seja, alguém bem descolado e atualizado das ferramentas disponíveis para te localizar.
- Mais uma dica que pode te salvar dependendo do lugar que você for: se informe sobre a cultura e hábitos locais, assim, evitará cometer gafes diplomáticas que inclusive pode te causar alguns problemas. ´
- Tudo pronto, checklist na mão para não esquecer nada, é só começar a fazer as malas, aliás, esse é o tema da próxima coluna: Malas de viagem, como escolher? Embarcar e aproveitar!!
- Outra coisa fundamental pelo menos para mim: Deixe o mal humor em casa tá? Ninguém merece aturar pessoas mal-humoradas e plena viagem de férias! Eu odeio.
E você? Como costuma organizar as suas viagens? Conta para a gente!
Bom final de semana e até a próxima😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|