Essa semana não deu outra: no mundo das viagens e viajantes o assunto mais comentado foi o caso das duas brasileiras que acabaram sendo presas na Alemanha acusadas de estarem transportando drogas nas malas.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Fato triste e que infelizmente acontece muito e as vezes nem ficamos sabendo. Mas tudo isso e mais a repercussão do caso que nessas horas ajuda ou pelo menos faz com que as pessoas passem a prestar mais atenção em suas malas na hora de viajar, aliás o ideal é prestar atenção desde a compra, ao arrumar a mala, e logicamente acendeu o alerta de todos: autoridades, segurança dos aeroportos, polícia federal, e uma dúvida: Como podemos evitar esse tipo de crime?
E ainda que cuidados tomar para que não aconteçam esses episódios infelizes num momento que deveria ser apenas de alegria?
Afinal, viajar é o sonho de muitas pessoas, que planejam tudo com muita antecedência e esperam apenas ter momentos incríveis, que é o objetivo de toda viagem certo?
Eu já escrevi por aqui em outras colunas, como escolher a mala ideal, cuidados para não cair em roubadas, etc., e vou deixar os links aqui: https://40emais.com.br/janeiro-mes-oficial-das-ferias/ e https://40emais.com.br/dicas-para-evitar-cair-em-roubadas-ao-viajar/.
Esses alertas servem para que tomemos mais cuidado e ao menos para tentar evitar incidentes desagradáveis como esse que aconteceu com as duas brasileiras.
Muitas pessoas sempre me questionaram por que eu gosto das malas coloridas, diferentonas e sempre coloco muitas fitas, lenço, e tudo para chamar a atenção. E eis a minha resposta: Justamente para evitar incidentes, que no caso sempre achei que o pior que poderia acontecer era ter a mala extraviada e tal, mas como os crimes vão evoluindo à medida que vamos nos precavendo, é sempre bom, mudarmos a maneira e o cuidado com as malas, se não podemos evitar, vamos aos menos dificultar não é mesmo?
E minhas dicas são:
- Essa é a minha dica número um, tire fotos do antes, durante e depois, assim, dá para você provar facilmente como estava sua mala e seus pertences. Afinal não é tão difícil, pois todo mundo tem um smartphone nas mãos atualmente, inclusive dá até para filmar enquanto separa as coisas, e deixar tudo nos mínimos detalhes. Faça tudo com a mais alta qualidade, pois o principal é provar que a mala em questão é realmente a sua. Filme também na hora de despachar e na hora de pegar ela na esteira, já etiquetada e tudo, não esquece de filmar todos os detalhes e dados que estão na etiqueta da Companhia Aérea ok?
- Outra dica importante é sempre conferir o peso da mala e a etiqueta, afinal, na ansiedade de chegar logo ao local, você pode ficar empolgado e nem prestar atenção. Ah e tudo isso antes de liberar a sua mala: confira se o peso consta da etiqueta que comprova o despacho, e já que está filmando faça imagens também quando estiver na balança do aeroporto registrando o peso da mala, as vezes as CIAS Aéreas não imprimem as etiquetas com o peso. Serviço completo hein!
- E nada de jogar o comprovante fora, guarde tudo até o final, muitas pessoas infelizmente jogam fora. Mas não é o correto, pode jogar apenas quando a sua mala estiver com você de preferência dentro do quarto do hotel, até lá olho vivo na sua bagagem.
- Se for possível também use dispositivo de localização da sua mala despachada, olha aí a tecnologia a nosso favor, se tem vamos usá-la, como exemplos temos a Apple Air Tag e a Samsung Smart Tag. No caso em questão das brasileiras, esse dispositivo ajudaria a mostrar que a suas bagagens nunca chegaram no destino. Geralmente o uso desse dispositivo é usado para o caso de extravio de bagagens, mas como tudo podemos dar a ele uma função mais importante no momento: provar onde nossa está em caso de problemas.
- Não tire os olhos das suas malas nunca, e isso vale para todas as malas, a de mão e a que vai despachar, em todos os momentos fique de olho nela e nunca peça para alguém tomar conta para você ir ao café, ao banheiro, vá sempre com elas junto, por isso é bom comprar malas de rodinhas e boas, facilita a vida para andar de um lado para o outro, mas compensa. E isso é para todos os locais durante a viagem e principalmente nos aeroportos. Cada segundo de descuido pode dar tempo aos criminosos para colocar alguma coisa nas suas bagagens e você só vai descobrir tarde demais certo?
- Sempre verifique se sua mala está bem fechada, nunca deixe destrancada, e não vale só o cadeado hein, procure comprar malas com um sistema de segurança mais moderno e avançado, e se preferir tem a opção de plastificar a bagagem no aeroporto, mas se não se sente segura melhor pagar né? Não esqueça de colocar dentro da mala também uma etiqueta de identificação com nome e telefone, por dentro e por fora da sua mala ok?
- E a minha dica de ouro e a que uso sempre: Malas diferentes, nada de malas pretas, gente me dá desespero quando vejo centenas de malas pretas todas lindas na esteira, mas, ia demorar horas até achar a minha, por isso amo as coloridonas, e quanto mais chamativas para mim melhor e ainda personalizo com fitas tá? As pretas minha gente pode até serem mais elegantes, concordo, mas no caso, quem quer elegância com a mala? Prefiro ver logo e a distância onde está e pegar na esteira rapidinho e ir aproveitar o passeio.
Eu espero sinceramente que gostem de todas essas dicas, afinal, são para sua segurança tenham certeza. Viajar não significa esquecer de tudo e ficar empolgado só em chegar e curtir, tem que se preocupar com todos os detalhes, tudo que pode dar certo e errado também, e ter um plano B para cada um hein! Eu sempre tenho vários planos dependendo de onde eu vá! Fica a dica!!
E me desculpem o bom humor, o assunto é sério, mas é só para descontrair mesmo.
Até semana que vem!!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|