Quem não gosta de passear pelas cidades históricas que temos no Brasil? Cada uma com um colorido e um charme diferente, e a sua maneira nos fazem voltar no tempo e imaginar como as pessoas viviam naquela época.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Temos várias que ainda preservam marcos importantes da colonização e muitas pessoas não conhecem, e nem percebem que andar por essas cidades é como visitar um museu a céu aberto e entender toda a nossa história e os fatos marcantes.
E vamos combinar que é muito mais divertido do que apenas ler nos livros ou aprender na escola, não que não seja importante, mas é uma forma de ver de perto o que lemos e o aprendizado é muito mais interessante.
Temos muitos exemplos de cidades que preservam todos os seus marcos históricos, outras que não preservaram tanto assim, o que é uma pena, pois deixamos de ver e conhecer por boa parte da nossa história, uma vez que a preservação é muito importante para manter a nossa memória viva e nos encher de orgulho, ou pelo menos deveria ser assim.
Cada uma delas guarda uma parte importante da nossa história, e faz parte da memória que não devemos deixar se perder e sim manter sempre viva na memória de todos nós.
E aproveitando essa nostalgia vamos nos lembrar um pouco dessas cidades lindas e que está bem pertinho para que aproveitamos os feriados e as férias e conhecer todas elas:
Cidades históricas no Brasil
Petrópolis, RJ: Fundada por Dom Pedro II em 1843, é a maior da região serrana do Rio de Janeiro e a segunda cidade projetada do país. A arquitetura bem preservada revela traços da época do império, vista em casarões, no Museu Imperial, no Palácio de Cristal e no Palácio de Quitandinha, considerado o maior do Brasil. Além de ser uma delícia, o clima extremamente agradável, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos em Petrópolis, assim como a cultura da cidade está diretamente ligada ao período imperial do Brasil, com um grande acervo de teatros, museus, inclusive possui um dos museus de história mais importantes do Brasil, tem ainda palácios que remetem ao período e é conhecida como Cidade imperial.
Paraty, RJ: Uma das cidades mais lindas e preservadas do Rio de Janeiro e que conseguiu um protagonismo enorme em manter suas características e que atrai milhares de turistas todos os anos para prestigiar as praias e a Festa Literária Internacional de Paraty. Fundada em 1667 ao redor da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e foi uma das cidades mais importantes economicamente devido ao engenho de cana-de-açúcar.
Tiradentes, MG: Uma das mais lindas e conhecida em todo Brasil é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, possui igrejas do século 18 que preservam toda arquitetura colonial, a arte barroca. E quem não lembra de Aleijadinho o maior representante do barroco mineiro? Até hoje ainda estão presentes na cidade as Charretes e a Maria Fumaça, e que tal aproveitar e conhecer tudo isso?
Diamantina, MG: Com suas construções no estilo barraco muito bem preservadas a cidade nos faz imaginar um pouco de como tudo funcionava bem antes. Uma das cidades históricas mais visitadas do país, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. E é terra natal do famoso ex-presidente Juscelino Kubitschek.
São João Del Rei, MG: A influência e colonização portuguesa especialmente nas casas coloniais e na Ponte da Cadeia, no Centro Histórico. As igrejas também não fogem da influência do velho continente, outro destaque da história do local é a ferrovia, que funciona desde sua inauguração e é uma das mais bem mantidas do país.
Sabará, MG: Foi um dos primeiros povoados de Minas Gerais e ainda hoje é destaque pelos seus atrativos históricos, possui muitas construções no estilo barroco, museus e muitas igrejas. O destaque fica pelo clima bem interiorano, recebe também muitas procissões, principalmente na Semana Santa.
Santa Bárbara, MG: Fundada na época do Ciclo do Ouro mineiro, no século 18, as construções originais são bem cuidadas até hoje e além do que foi feito pelo homem, vale conferir toda a natureza ao redor da cidade no Parque Natural de Santa Bárbara. Quem gosta de ver paisagens históricas com certeza vai adorar.
Iguape, SP: Uma das cidades mais antigas do Brasil, foi fundada em 1538 e é repleta de raridades, seu centro histórico com suas casinhas coloniais, construídas com taipa de pilão marcam todo o potencial econômico durante os séculos XVI e XIX e após a recuperação e reestruturação se mantem em ótimo estado.
São Luís, MA: Patrimônio Mundial pela Unesco, foi fundada por franceses em 1612, passando ainda por uma invasão holandesa e colonização portuguesa, que marca a arquitetura local. A região foi restaurada, tem belos edifícios antigos e mantém tradições culturais, como a folclórica apresentação do Bumba-Meu-Boi.
Penedo, AL: A cidade foi onde surgiu o primeiro povoado do Estado de Alagoas e se tornou um ponto importante de comércio, com inspirações na moda e construções europeias, o que deixa seu marco até hoje no centro histórico e no conjunto arquitetônico da cidade.
Valença, BA: Ponto inicial para quem quer conhecer o famoso Morro de São Paulo, mas não deixe de passar no centro histórico da cidade antes de seguir viagem e conhecer as construções do período colonial e o excelente estado de conservação de tudo. E quem não ama a Bahia minha gente?
Salvador, BA: Foi a primeira capital do Brasil, e um dos lugares onde podemos conhecer um pouco da história do nosso país, seu Centro Histórico mantem as construções renascentistas e casarões impressionantes. Além de possuir praias incríveis, culinária marcante.
Porto Seguro, BA: A cidade foi o primeiro local a abrir os olhos de Pedro Álvares Cabral no Brasil assim que chegou aqui, em 1500. As construções históricas surgem em 1534, quando a região foi enfim fundada, e estão presentes até hoje, como se vê na Igreja de Nossa Senhora da Pena e na Praça Pero Campos de Tourinho. E é o lugar mais procurado por estudantes para viagens de formatura.
São Miguel das Missões: No Rio Grande do Sul, a cidade de São Miguel das Missões mantém até hoje ruínas até que bem conservadas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões. As ruínas representam o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões e foram tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Lapa, PR: Fundada em 1769 pelos tropeiros que habitavam a região e desde então mantém vários vestígios da cultura e do passado do Brasil, possui um Museu de Armas antigas. E a cidade ficou famosa por ter tido um papel importante na Revolução Federalista de 1894, onde aconteceu o famoso “Cerco da Lapa”.
São Francisco do Sul, SC: A cidade possui um charme incrível e sua característica é a forte influência europeia que podemos ver em seu patrimônio histórico. Foi fundada em 1504, e é a terceira cidade mais antiga do país e a primeira a ser encontrada em Santa Catarina. Possui mais de 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Espero que gostem de relembrar essas lindas cidades e toda a história do Brasil e saber que podemos visitar e desfrutar sempre que quisermos é algo para termos orgulho de todos os que trabalham pela preservação da nossa história não acham?
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & IdeiasTurismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|