Muitas pessoas me perguntam como podemos viajar gastando pouco, e sempre falo que tudo depende do seu planejamento e organização, aliás, essas duas palavrinhas estão basicamente em tudo na nossa vida né minha gente, não fazemos nada bem-feito sem elas, a chance de erros é enorme. Seja para uma viagem longa ou curta.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Claro que temos que abrir mão de algumas mordomias, então, é bom você se conhecer muito bem para ver se vai aproveitar a viagem sem isso, porque senão, nem vale a pena viajar para não se divertir certo?
Vamos as dicas:
- Sempre escolha destinos mais baratos: fuja dos destinos da moda, das blogueiras, famosos, procure locais com custo de vida mais em conta, principalmente onde a nossa moeda o Real esteja mais valorizado, então fique de olho na situação econômica dos lugares que quer conhecer, faça sua lista e conheça de um em um;
- Viajar na baixa temporada é outra maneira de economizar, pois, como não tem tanta procura, os preços são muito menores, e tem muitas promoções, principalmente se você tem flexibilidade, dá para escolher meses com movimento mais tranquilos e evitar férias escolares e feriados prolongados, além da possibilidade de conhecer locais sem aquela aglomeração toda que é normal na alta temporada;
- Pesquisar, sim e muito, quem tem o hábito de fazer pesquisas sempre economiza, e estude bem o destino para onde deseja ir, assim tem muito mais chances de economizar quando chegar lá, desde opções de hospedagem mais em conta, com promoções, restaurantes legais para comer bem e sem gastar uma fortuna, passeios e shows gratuitos, quanto mais informações você tiver menores as chances de cair em roubadas e economizar bastante;
- Tente ficar mais tempo em cada lugar, quando estamos planejando os roteiros parece uma ótima ideia e incluir cidades próximas, e aí pensamos: Por que não aproveitar e conhecer vários lugares ao mesmo tempo? Com certeza não será uma boa ideia se a intenção for economizar, pois além de muito cansativo, ainda terá gastos com mais deslocamentos. Então foca no local que você vai e no valor que pretende investir nessa viagem ok?
- Escolher hospedagens mais baratas também é uma alternativa, visto que as despesas com hospedagem costuma ser o gasto maior nas viagens. Se não vê problema pode ficar em Hostel, albergues, acampamentos, mas tudo vai depender de como vai se sentir, do seu temperamento, e do quanto quer economizar para renunciar ao conforto de um bom hotel e toda privacidade.
- Economizar nas refeições também é possível e garante uma boa diversão porque você pode comer em mercados públicos, em feirinhas, barracas de rua, e na maioria desses locais costuma ter muita degustação, então, aproveita. Comer nas principais ruas turísticas, ruas gastronômicas dos lugares é sempre mais caro, então, viva a cidade e faça amizade com os moradores, com certeza eles sabem onde comer bem e barato. Uma coisa que costumo fazer é tomar um bom café da manhã, que geralmente já está incluso na hospedagem, um lanche leve no almoço se precisar e caprichar no jantar. Garanto que dá para economizar bem.
- Não seja a louca das compras, a maioria dos turistas quando chega nos lugares sai comprando tudo que vê pela frente, mas se o seu objetivo é economizar, tem duas saídas, passe longe das lojinhas ou faça a perguntinha mágica da mulherada: eu realmente preciso disso? Dá uma volta, deixe para outro dia e quando vê esqueceu das comprinhas e não estourou o orçamento.
- Fazer seguro-viagem também é uma forma de economizar, pois ele vai te salvar se acontecer algo, não que queremos mas tem coisas que são inevitáveis, não dá para prever quando podemos passar mal, e precisar de um atendimento por exemplo, e tem tantas coisas que o seguro pode resolver para você que acredite compensa e o valor é super baixo. Ninguém deveria viajar sem um bom seguro-viagem.
- Essa é uma das coisas que mais gosto: viajar com pouca bagagem, eu simplesmente não gosto de carregar muita coisa, carregar malas etc. Então sempre viajo com o básico, peças que se coordenam entre si, assim não preciso gastar com taxas extras, pagar excesso de bagagem, dá pra usar transporte público, o que já ajuda a economizar também né minha gente? Afinal esse é o objetivo.
Viram como é simples economizar? Nada é impossível quando planejamos e obviamente seguimos com o plano, pois, não adianta nada perder horas fazendo planejamento, se organizando e depois não seguir com nada, e dar a louca nos gastos, das compras, assim não funciona e não dará certo nunca.
Então preparados para organizar a próxima viagem?
Se precisarem de mais algumas dicas só me mandar mensagem que posso ajudar.
Até semana que vem!!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|